Sucesso não é o que você faz de vez em quando. É o que você faz todos os dias.

***
As aulas da próxima turma do curso online Alta Performance em Vendas (APV) começaram ontem dia 13/09. A turma já está chegando a 200 alunos inscritos!

Aos que já se inscreveram: bem-vindos! Vamos ver muita coisa boa juntos.

Aos que ainda não se inscreveram: ainda dá tempo de se inscrever sem perder conteúdo! É a melhor chance de melhorar seus resultados nesta reta final de ano.

Informações e inscrições: www.institutovendamais.com.br/apv
***

As pessoas de baixa performance têm o hábito de desqualificar e desmerecer a consistência.

Começam uma coisa toda empolgadas, tentam acelerar resultados, desmotivam-se com as primeiras dificuldades e abandonam o processo. Aí começam tudo de novo.

Inclusive vejo muito isso em mídias sociais e nos meus trabalhos em cursos e mentorias: pessoas com dificuldade de atingir metas culpam fatores externos pela escassez de resultados.

Mas a verdade é que esforço consistente + foco em melhoria contínua é uma das forças mais poderosas do Universo.

John Maxwell, especialista em liderança, chama isso da Lei da Consistência: “Motivação faz você começar, mas é a disciplina que faz você crescer. Não adianta ter talento ou oportunidades: se você quer ter resultados e crescer, consistência é a chave.”

Note, por exemplo, os melhores times de futebol, basquete ou vôlei. Eles não são apenas bons. Eles são consistentemente bons. Note as melhores bandas de música, seja qual for seu estilo preferido. Os melhores atores, as melhores atrizes. As melhores empresas. A melhor padaria, pizzaria ou churrascaria da sua cidade. Tudo que é realmente bom é consistentemente bom.

Altos e baixos todo mundo tem. Mas os consistentemente bons são sempre bons, não interessa se está chovendo ou fazendo sol, frio ou calor ou se Júpiter está na casa da 7ª Lua de Aquário (acabei de inventar… se você é especialista em astrologia, por favor perdoe o amadorismo, mas dá para entender o que estou querendo dizer, certo?).

Pessoas e empresas consistentemente boas são consistentemente boas em qualquer situação, não apenas quando o vento é favorável. Aliás, inclusive, esse é um dos grandes diferenciais de quem é realmente bom. Como diziam os romanos, é nas tempestades que se conhece o capitão do barco.

Consistência é assim também – é nas tempestades que aparecem os realmente e consistentemente bons.

Jim Rohn, autor que gostava muito, dizia que o segredo do sucesso não é um segredo. É simplesmente a consequência natural de você fazer as coisas certas de maneira consistente.

A consistência tem outra grande vantagem: você passa a viver de maneira muito mais tranquila e equilibrada. Quando aparece uma tentação, uma pessoa consistente não sofre com a decisão. Ela simplesmente sabe que pessoas como ela não fazem aquilo. Então ela não faz. Isso é um grande alívio, uma diminuição brutal de estresse e uma forma muito clara e digna de viver e tomar decisões.

Quais são seus valores? Eles estão claros?

Faço essas perguntas com frequência em exercícios com clientes. Além disso, questiono: esses valores estão totalmente ligados à consistência? Por que a próxima pergunta está 100% ligada ao tema…

“Vamos revisar então seus valores, as coisas mais importantes nas quais acredita. Você tem sido consistente em cada um desses valores?”

Só essa pergunta dá umas duas horas de conversa real, profunda, verdadeira. E 99% das vezes a pessoa tem o insight de que muitos dos problemas desafios que parece ter agora são, na verdade, provocados pela inconsistência entre o que sentem, pensam, falam e a realidade do que estão fazendo.

Coerência e alinhamento interno entre esses 4 pontos fundamentais (o que você sente, pensa, fala e faz) são fundamentais para a consistência que leva à alta performance.

A consistência tem um lado negativo que vale comentar. Acomodação, por exemplo, é uma forma de consistência.

Sempre digo que bater metas, para quem é campeão, é um hábito e uma rotina. A pessoa tem uma imagem pessoal de si mesma como campeã e faz tudo para transformar isso em realidade.

Por outro lado, a pessoa que tem uma imagem de si mesma menos consistente, também vai ter uma rotina ou hábito, que é o de não bater metas. A pessoa é consistente na mediocridade.

Gestores e gestoras podem ter culpa no processo, por serem consistentes na forma como gerenciam de maneira errada vários pontos na equipe (recrutamento e seleção, treinamento, remuneração, comunicação com a equipe, uso de indicadores de performance para revisão e melhoria contínua, gestão do tempo e prioridades, etc.).

Ou seja, a consistência é importante, mas precisa ser revisada com frequência. Ficar consistentemente sentado no sofá, por exemplo, é ser consistente. Mas de maneira negativa.

Por isso para mim a consistência precisa andar junto com o kaizen, ou melhoria contínua. Esse casal é que faz sucesso de verdade.

Se você quer ser levado a sério, ser respeitado, considerado uma referência na sua área, lembre que entrega de resultados e alta qualidade de maneira consistente são os grandes diferenciais que existem. Ainda mais num mundo onde todo mundo fica gritando que é bom.

Quem é bom de verdade é consistente. Preste atenção nisso e entenda o poder que isso transmite a prospects, clientes e a todos na sua empresa.

Então, lembre: sucesso e alta performance não são o que você faz de vez em quando. Sucesso e alta performance são o que você faz todos os dias, com qualidade, de maneira consistente.

Para terminar, pensamento rápido: consistência + kaizen vão fazer você crescer MUITO, o que pode provocar desconforto nos outros à sua volta. É um dos preços a se pagar pelo sucesso e pela alta performance. Estimule quem está à sua volta a crescer também, seja uma referência e um/a grande mentor/a.

Abraço, sucesso e boa$ venda$,

Raul Candeloro
Diretor

P.S. Quer ser consistente nos resultados da sua equipe? TREINE! Podemos ajudar você a organizar os melhores treinamentos de vendas do Brasil. Se tiver interesse em conversar com um de nossos especialistas em treinamento de vendas e já fazer seu planejamento para 2022, é só me avisar ([email protected]) .

P.S. Só para reforçar: prazo para inscrições no APV – Alta Performance em Vendas – está chegando ao fim. Se você é gestor/a e quer que eu treine sua equipe em todos os passos da venda (planejamento, prospecção, abordagem, levantamento de necessidades, proposta de valor, negociação, fechamento e pós-venda), entre em contato com o Jean que ele terá o maior prazer em ajudar: [email protected]

Rolar para cima