Muita coisa mudou nesses últimos anos, grande parte das táticas usadas por executivos bem sucedidos no século passado podem levar uma empresa a total decadência em nossos dias. O que vai definir sua elevação profissional e o sucesso de sua empresa, é o adjacente de sua atuação comportamental, suas atitudes, o marketing do relacionamento. Inovação mercadológica
Um rei submeteu sua corte à prova para preencher um cargo importante. Um grande número de homens poderosos e sábios reuniu-se ao redor do monarca.
“Oh vós sábios”, disse o rei, “eu tenho um problema e quero ver qual de vós tem condições de resolvê-lo”.
Ele conduziu os homens a uma porta enorme, maior do que qualquer outra por eles já vista.
O rei esclareceu: “Aqui vedes a maior e mais pesada porta de meu reino. Quem dentre vós pode abri-la?”.
Alguns dos cortesãos simplesmente balançaram a cabeça. Outros, contados entre os sábios, olharam a porta mais de perto, mas reconheceram não ter capacidade de fazê-lo. Tendo escutado o parecer dos sábios, o restante da corte concordou que o problema era difícil demais para ser resolvido. Somente um único vizir aproximou-se da porta.
Ele examinou-a com os olhos e os dedos, tentou movê-la de muitas maneiras e, finalmente, puxou-a com força. E a porta abriu-se.
Ela tinha estado apenas encostada, não completamente fechada, e as únicas coisas necessárias para abri-la eram a disposição de reconhecer tal fato e a coragem de agir com audácia.
O rei disse: “Tu receberás a posição na corte, pois não confias apenas naquilo que vês ou ouves; tu colocas em ação tuas próprias faculdades e arriscas experimentar”.
Extraído de: O Mercador e o Papagaio
Histórias orientais como ferramentas em Psicoterapia
Um milênio extremamente evolutivo está a sua frente, muita coisa mudou nesses últimos anos, grande parte das táticas usadas por executivos bem sucedidos no século passado podem levar uma empresa a total decadência em nossos dias. O que vai definir sua elevação profissional e o sucesso de sua empresa, é o adjacente de sua atuação comportamental, suas atitudes, o marketing do relacionamento, possuir a sensibilidade de prever o futuro de sua empresa, seu modo de enxergar o mundo e seu papel na humanidade para poder criar sintonia com o principal personagem de toda a história do sucesso organizacional – o CLIENTE. Em outras palavras: cultivar a INOVAÇÃO MERCADOLÓGICA, ter a coragem de experimentar novos conceitos.
O século 21 descarta completamente o idealismo de que conhecimento técnico é tudo para se obter o sucesso como administrador. Hoje a Inteligência Emocional supera toda ou qualquer técnica útil já conhecida ou desenvolvida pelas melhores universidades de administração no planeta. Mas, para antecipar é preciso ter conhecimento.
Temos viajado muito para treinamentos convenções e palestras pelo Brasil, e por incrível que pareça, mesmo em meio a tanta evolução, temos encontrado ainda regiões onde muitas empresas encaram o cliente como um oponente, alguém com quem ele deve ter cuidado e que precisa “derrubar” todos os dias com palavras vazias e o atendimento do tipo: “Se quiser comprar, bem… Se não quiser outro vem e compra”.
Onde somos vigiados nos Supermercados, obrigados a enfrentar filas desnecessárias para preenchermos termos burocráticos (uma verdadeira burrocracia), e perguntas para aprovação de crédito que vão “do valor da compra mensal que realizamos para a cozinha” até “o nome de nossos vizinhos da direita e da esquerda”. Tudo isso por falta de inovação, especialização e preparo de profissionais para melhor nos atender.
Não importa o que você pense ou faça, nosso planeta continua girando, parar é chegar a lugar nenhum. Fuja da mesmice, inove. Vivemos num tempo em que as empresas que não inovam acabam morrendo. O cliente está cada vez mais exigente (graças a Deus), por isso é preciso trabalhar diariamente para prever essas exigências. Escute mais o seu cliente, supra suas necessidades emocionais dando-lhes atenção e o carinho que ele merece. Procure o conhecimento. Você tem hoje em suas mãos um veículo perfeito para isso. Muitas pessoas assinam ou compram excelentes literaturas para simplesmente renovar o arquivo. Leia esta revista mensalmente, incentive sua equipe a ler, e juntos pratiquem e inovem.
O resultado disso?… SUCESSO!!!