Sucesso Profissional

Muita coisa mudou nesses últimos anos, grande parte das táticas usadas por executivos bem sucedidos no século passado podem levar uma empresa a total decadência em nossos dias. O que vai definir sua elevação profissional e o sucesso de sua empresa, é o adjacente de sua atuação comportamental, suas atitudes, o marketing do relacionamento. Inovação mercadológica

Um rei submeteu sua corte à prova para preencher um cargo importante. Um grande número de homens poderosos e sábios reuniu-se ao redor do monarca.

“Oh vós sábios”, disse o rei, “eu tenho um problema e quero ver qual de vós tem condições de resolvê-lo”.

Ele conduziu os homens a uma porta enorme, maior do que qualquer outra por eles já vista.

O rei esclareceu: “Aqui vedes a maior e mais pesada porta de meu reino. Quem dentre vós pode abri-la?”.

Alguns dos cortesãos simplesmente balançaram a cabeça. Outros, contados entre os sábios, olharam a porta mais de perto, mas reconheceram não ter capacidade de fazê-lo. Tendo escutado o parecer dos sábios, o restante da corte concordou que o problema era difícil demais para ser resolvido. Somente um único vizir aproximou-se da porta.

Ele examinou-a com os olhos e os dedos, tentou movê-la de muitas maneiras e, finalmente, puxou-a com força. E a porta abriu-se.

Ela tinha estado apenas encostada, não completamente fechada, e as únicas coisas necessárias para abri-la eram a disposição de reconhecer tal fato e a coragem de agir com audácia.

O rei disse: “Tu receberás a posição na corte, pois não confias apenas naquilo que vês ou ouves; tu colocas em ação tuas próprias faculdades e arriscas experimentar”.

Extraído de: O Mercador e o Papagaio
Histórias orientais como ferramentas em Psicoterapia

Um milênio extremamente evolutivo está a sua frente, muita coisa mudou nesses últimos anos, grande parte das táticas usadas por executivos bem sucedidos no século passado podem levar uma empresa a total decadência em nossos dias. O que vai definir sua elevação profissional e o sucesso de sua empresa, é o adjacente de sua atuação comportamental, suas atitudes, o marketing do relacionamento, possuir a sensibilidade de prever o futuro de sua empresa, seu modo de enxergar o mundo e seu papel na humanidade para poder criar sintonia com o principal personagem de toda a história do sucesso organizacional – o CLIENTE. Em outras palavras: cultivar a INOVAÇÃO MERCADOLÓGICA, ter a coragem de experimentar novos conceitos.

O século 21 descarta completamente o idealismo de que conhecimento técnico é tudo para se obter o sucesso como administrador. Hoje a Inteligência Emocional supera toda ou qualquer técnica útil já conhecida ou desenvolvida pelas melhores universidades de administração no planeta. Mas, para antecipar é preciso ter conhecimento.

Temos viajado muito para treinamentos convenções e palestras pelo Brasil, e por incrível que pareça, mesmo em meio a tanta evolução, temos encontrado ainda regiões onde muitas empresas encaram o cliente como um oponente, alguém com quem ele deve ter cuidado e que precisa “derrubar” todos os dias com palavras vazias e o atendimento do tipo: “Se quiser comprar, bem… Se não quiser outro vem e compra”.

Onde somos vigiados nos Supermercados, obrigados a enfrentar filas desnecessárias para preenchermos termos burocráticos (uma verdadeira burrocracia), e perguntas para aprovação de crédito que vão “do valor da compra mensal que realizamos para a cozinha” até “o nome de nossos vizinhos da direita e da esquerda”. Tudo isso por falta de inovação, especialização e preparo de profissionais para melhor nos atender.

Não importa o que você pense ou faça, nosso planeta continua girando, parar é chegar a lugar nenhum. Fuja da mesmice, inove. Vivemos num tempo em que as empresas que não inovam acabam morrendo. O cliente está cada vez mais exigente (graças a Deus), por isso é preciso trabalhar diariamente para prever essas exigências. Escute mais o seu cliente, supra suas necessidades emocionais dando-lhes atenção e o carinho que ele merece. Procure o conhecimento. Você tem hoje em suas mãos um veículo perfeito para isso. Muitas pessoas assinam ou compram excelentes literaturas para simplesmente renovar o arquivo. Leia esta revista mensalmente, incentive sua equipe a ler, e juntos pratiquem e inovem.

O resultado disso?… SUCESSO!!!

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima