Superando perĂ­odos negros

Mais cedo ou mais tarde, todo vendedor acaba passando por uma fase de vacas magras. Como sair dela? Mais cedo ou mais tarde, todo vendedor acaba passando por uma fase de vacas magras. Esses perĂ­odos de poucos resultados acontecem naturalmente, sendo normal que ocorram de vez em quando. Afinal, ninguĂ©m consegue manter um ritmo de 200 km/h, dia apĂ³s dia, mĂªs apĂ³s mĂªs, por anos a fio. Segundo o especialista Tim Connor, existem quatro tipos diferentes de perĂ­odos negros:

Atitude negativa: Quando fica difĂ­cil manter sua confiança, dedicaĂ§Ă£o, persistĂªncia e motivaĂ§Ă£o, vocĂª estĂ¡ numa fase de atitude negativa. Isso pode ocorrer por diversos motivos: por ter perdido a confiança nos produtos, serviços ou na prĂ³pria empresa, por nĂ£o estar conseguindo atingir suas metas enquanto todo mundo consegue, por estar muito estressado em razĂ£o da pressĂ£o para atingir essas metas, por estar com vĂ¡rios negĂ³cios grandes engatilhados que de repente dĂ£o errado, ou por estar com sua vida pessoal complicada, influenciando seu lado profissional.

Pouca prospecĂ§Ă£o: Ocorre quando sua empresa nĂ£o lhe dĂ¡ prospects quentes, e vocĂª tem de gastar boa parte do seu tempo fazendo prospecĂ§Ă£o com possĂ­veis clientes de baixo potencial. Como conseqĂ¼Ăªncia, seu Ă­ndice de fechamentos Ă© um desastre. TambĂ©m pode ser um sintoma de estratĂ©gias erradas: depois de algum tempo no mercado, vocĂª jĂ¡ deveria ter uma base de clientes que pode dar certo conforto. Se tem de prospectar constantemente, talvez seja porque estĂ¡ perdendo muitos clientes tambĂ©m.

Apresentações ruins: Se vocĂª nĂ£o estĂ¡ tecnicamente qualificado para falar do produto ou serviço que estĂ¡ vendendo, ou se tem uma comunicaĂ§Ă£o deficiente (nĂ£o sabe ouvir, falar ou escrever bem), vocĂª pode estar com problemas de apresentaĂ§Ă£o. Outras possĂ­veis causas: falta de conhecimento das necessidades do prospect, ou como ele vai utilizar seu produto ou serviço. Isso acaba causando um excesso de apresentações baseadas no que vocĂª vende, e nĂ£o no que o cliente estĂ¡ comprando.

Fechamentos deficientes: Suas principais causas sĂ£o falta de controle do processo da venda, prospecĂ§Ă£o errada, apresentações erradas, falta de motivaĂ§Ă£o… ou seja, uma mistura de tudo o que dissemos acima.

Como podemos ver, existem vĂ¡rias Ă¡reas que podem sofrer com um ciclo negativo. É importante lembrar que todas essas coisas andam juntas. Em outras palavras, se algumas delas estiver indo mal, com certeza terĂ¡ impacto negativo em todas as outras. Por isso, nĂ£o dĂ¡ para sair de uma fase ruim concentrando-se em apenas um aspecto: vocĂª tem de melhorar um pouco de tudo. Para sair do ciclo negativo, Ă© fundamental manter uma atitude positiva, concentrar-se no que estĂ¡ funcionando bem e manter seu nĂ­vel de atividade bem alto, sem pensar muito em resultados – em breve, eles voltarĂ£o a aparecer.

::: matéria extraída da Revista VendaMais :::

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