Supervisão de Lojas – Você inspira sucessos?

A supervisão de uma região é um desafio. Cada loja tem necessidades particulares, circunstâncias especiais, personalidades variadas e diferentes potenciais e fraquezas… A supervisão de uma região é um desafio. Cada loja tem necessidades particulares, circunstâncias especiais, personalidades variadas e diferentes potenciais e fraquezas… mas você, Supervisor, tem que lidar com tudo isso com muita habilidade. Você deve conhecer e satisfazer as várias necessidades e, simultaneamente, fazer o possível para aumentar as vendas da sua região.

Devido à complexidade da supervisão de uma região, muitos supervisores se encontram sendo “puxados” para várias direções, evitando crises diariamente, solucionando os problemas mais urgentes e tendo pouco tempo para fazer qualquer outra coisa. Constantemente adia-se a implementação de um novo programa, do treinamento necessário e de sistemas de avaliação. Espera-se que “um dia” seja possível colocar tudo isto em prática. Mas esse “dia” chegou!

A prioridade do supervisor deve ser dar um fim à administração de problemas e começar o processo de inspirar o sucesso, usando a fórmula básica:

 

:. Avaliar
:. Definir um Objetivo
:. Planejar
:. Executar
:. Acompanhar

Estas são as ferramentas fundamentais para que você e seus gerentes sejam mais produtivos e proativos, tornando bem-sucedida toda a sua região. E para isto, os elementos básicos do seu negócio devem estar firmemente implementados e funcionando, antes que você tente desenvolver as habilidades das pessoas da sua região.

Se você não possui em sua loja nenhum dos documentos ou programas descritos a seguir, nós recomendamos que você conserte essa situação o mais rápido possível: manual de normas e procedimentos; descrições de cargos; procedimentos de treinamento do novo funcionário (documentados formalmente); programa de conhecimento de produto; programa de treinamento em vendas e sistema de avaliação de desempenho.

Você pode conduzir o seu negócio sem qualquer um dos itens listados. Mas se você está interessado em conduzir sabiamente o seu negócio e aumentar o sucesso das suas lojas, estes elementos irão fornecer uma sólida fundação sobre a qual construir. Não desanime se você não possuir todas estas ferramentas. Apenas empenhe-se em transformá-las em prioridade e compreenda que muitos dos problemas com que os supervisores se deparam podem ser solucionados eliminando-se as falhas “estruturais”.

Um bom exemplo no mercado atual do que é “Inspirar Sucessos”, é o Programa de Formação de Gerentes da Itapuã Calçados. Periodicamente, os gerentes de lojas indicam possíveis “futuros gerentes” para freqüentar o Programa, que irá prepará-los para a função. Eles recebem treinamento e são estimulados a desempenhar perfeitamente suas tarefas, a partir de um acompanhamento constante do progresso de cada profissional. É a filosofia do “crescer junto”. O gerente que se recusa a indicar novos candidatos passa a não ser bem visto pela empresa.

Se você não especificar as regras do jogo, fornecendo direções básicas e objetivas para que elas sejam seguidas e não definir as suas expectativas claramente, será muito difícil responsabilizar qualquer pessoa sobre alguma coisa ? ou medir o seu progresso de uma forma significativa.

::.Adaptado do Programa de Supervisão de Lojas, do Grupo Friedman.

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