Uma seleção de idéias para você vender mais. Confira o que 14 especialistas têm a dizer sobre vendas, clientes e fidelização.
· Saiba sempre como é que o seu produto ou serviço será vendido, para que o consumidor tenha a percepção da experiência que você quer que ele tenha.
· Verifique constantemente se as suas certezas não envelheceram e se as suas premissas ainda são válidas.
Marcelo Cherto é considerado o maior especialista em Canal de Vendas do PaÃs
· Construa uma reputação positiva para a sua empresa.
· Ofereça incentivo para o cliente ouvir sua empresa.
· Aproveite a atenção dele para falar de seus produtos e serviços.
· Ganhe intimidade e aumente o nÃvel de permissão.
Bruno Fiorentini é presidente do Yahoo Brasil
DIGA | NÃO DIGA |
?Vou mostrar? | ?Vou provar? |
?O produto/serviço vale? | ?O produto/serviço custa? |
? E…? | ?Mas…? |
? Tem mais…? | ?É mais…? |
? As vantagens do produto/serviço? | ?É está caro…? |
MaurÃcio Góis é consultor e conferencista
2. Faça planejamento diário, semanal, mensal e anual.
3. Verifique diariamente, semanalmente, mensalmente e anualmente se o seu planejamento está sendo cumprido.
4. Não perca tempo com coisas desnecessárias.
5. Utilize um sistema de organização (agenda/computador de mão) e o mantenha sempre com você.
Paulo Kretly é presidente da FranklinCovey Brasil
2. É seu dever proporcionar uma experiência positiva e inesquecÃvel para os seus clientes.
3. Os seus clientes devem dispor de palavras contagiosas em relação a você, sua empresa ou produto/serviços para contagiar outras pessoas.
4. Identifique quem são seus possÃveis clientes ?vetores?, aqueles que você sabe que realmente falam muito bem de você, e invista neles.
5. Não esqueça que o marketing boca a boca é uma ferramenta que pode trazer resultados positivos ou negativos. Isso dependerá da experiência que você proporcionar a ele.
Georges Chetochine é especialista em Estratégia, Marketing e Comunicação
· Observe a concorrência.
· Analise o mercado.
· Conheça o seu público-alvo.
· Foque seus diferenciais no que a concorrência não faz, mas no que os clientes gostariam que fizessem.
· Busque parceiros.
Robinson Shiba é fundador e presidente do China In Box (A revista VendaMais contou o case da China In Box na edição de fevereiro de 2005. Para conhecer essa história na Ãntegra, clique aqui)
· Crie no cliente a intenção de consumo, permitindo que ele tire lições de consumo de suas próprias necessidades.
· Proporcione surpresas e experiências memoráveis aos seus clientes para transformá-lo em seu fã.
César Romão é especialista em Marketing
2. Economizar dinheiro
3. Economizar tempo e trabalho
4. Sentir-se seguro
5. Ajudar a famÃlia
6. Impressionar os outros
7. Ter prazer
8. Aprimorar-se
9. Pertencer um grupo
Pio Borges é especialista em Marketing
· Quais as razões do interesse dele pela vaga?
· Qual é o valor agregado que ele oferecerá à empresa?
· Peça para que ele faça uma autodescrição em apenas um minuto.
Robert Wong é considerado um dos 200 mais destacados headhunters do mundo.
· Diga sim ao cliente, sorria e, se for preciso, quebre as regras da empresa para melhor atendê-lo.
· Humanize a comunicação com seus clientes.
· Se você quer chegar ao bolso do cliente, vá pelo coração.
Rogério Caldas é consultor e conferencista
· O gerente exerce uma liderança fraca e, conseqüentemente, não possui uma equipe comprometida.
· A equipe é treinada de forma tão incompleta que, mesmo havendo comprometimento, não é capaz de exercer sua função.
Fernando Lucena é presidente do Grupo Friedman
·Aumenta o valor percebido do produto/serviço que está sendo vendido.
· Dará uma margem de manobra.
· Evita impasses.
Márcio Miranda é considerado o maior especialista em Negociação do PaÃs. (Se você deseja aprender mais sobre negociação, clique aqui para conferir uma entrevista exclusiva com Márcio Miranda.)
Modernidade por eliminar a burocracia dos bilhetes e ter as melhores práticas de gestão do mundo, além da utilização da internet.
Paixão é a motivação da equipe. A equipe da Gol é altamente motivada e apaixonada pelo que faz.
TarcÃsio Gargione é vice-presidente de marketing e serviços da Gol.
Uma das ferramentas mais utilizadas para auxiliar nessa otimização é a matriz de priorização. Com o apoio dessa matriz será possÃvel identificar e focar nas decisões que impactarem mais em seus resultados.
Raúl Candeloro é editor das revistas VendaMais, Liderança e Supervisão, Crescimento Pessoal e Motivação e da newsletter Gestão em Vendas.(Para aprender a elaborar e utilizar a matriz de priorização, clique aqui)