Tecnisa: atendimento personalizado criativo

Tecnisa: atendimento personalizado criativo Eles prezam o bom e diferenciado atendimento ao cliente, são a primeira empresa do País a assumir a posição de gay friendly, estão na internet das mais variadas formas e têm um blog corporativo aberto, possuem projetos voltados para mulher, convidam seus clientes a participarem de todas as fases da construção e enviam champanhe, trufas e outros artigos pelo correio em caixas personalizadas. Ficou curioso? Foram essas e outras atitudes que fizeram da Tecnisa um sucesso em vendas e em empreendedorismo.

Fundada em 1977, a Tecnisa tem atuação no desenvolvimento, incorporação e construção de edifícios residenciais – a especialidade da empresa. Hoje, também constróem condomínios de casas, flats e edifícios de escritórios. Todas as idéias inovadoras da empresa vêm da equipe, que valoriza muito sua rede de relacionamentos. Após 30 anos, a história pode ser resumida em números: 89 lançamentos, 8.198 unidades, 7.154 apartamentos, 535 unidades comerciais, 436 flats e 76 casas, que eqüivalem a mais de 1.600.600m².

O diferencial

Para Carlos Alberto Júlio, presidente da Tecnisa, a filosofia de priorizar sempre a qualidade e a disposição de inovar continuamente em todas as áreas ? da engenharia ao atendimento ? são os principais diferenciais da empresa. A Tecnisa tem uma série de pequenas atitudes que a destacam em relação às outras construtoras. Por exemplo, eles têm um departamento especializado de relacionamento com o cliente. Nele, uma equipe de profissionais se dedica a atender todos os clientes no pós-venda (fechamento do contrato e entrega da obra) e no pós-obra (cinco anos posteriores a entrega). Essa área é composta por administradores, engenheiros, arquitetos e assistentes técnicos que têm como função dar atenção personalizada para cada cliente. No total são 39 atitudes pré-estabelecidas realizadas entre a compra e o pós-obra. Dentre elas, se destacam:

1 ? No fechamento do contrato é enviada ao cliente uma caixa com champagnhe, taças e trufas, e uma carta de parabenização pela compra.

2 ? Com aproximadamente 10 meses de obra, é enviada para a casa do cliente uma foto aérea da obra em um porta-retrato.

3 ? Um ano antes da entrega, o cliente é convidado a comparecer na obra com seus amigos e familiares e é recebido com um buffet em um ambiente decorado especialmente para ocasião.

4 ? Meses antes da entrega, o cliente recebe uma caixa com um kit que contém bloco de anotações, trena, caneta e lapiseira para o comprador conferir os detalhes do apartamento.

5 ? Após a entrega das chaves, cada cliente recebe uma garantia de 5 anos. Além disso, a empresa oferece uma equipe de assistência técnica destinada a realizar a manutenção do apartamento quando necessário.

A estratégia

Segundo o diretor de marketing da Tecnisa, Romeo Busarello, até 2005 a atuação da empresa era voltada para a venda de apartamentos para classe média alta, em São Paulo. ?A partir de 2007, começamos a migrar para outras cidades e também para outros segmentos de classe, inferiores ao que vínhamos praticando. O nosso preço base de apartamento saiu do acima de 300 mil reais para a partir de 150 mil reais?, comenta.

Fora isso, a empresa tem como estratégia a valorização de públicos como o GLS. A Tecnisa é a primeira do Brasil a assumir publicamente a posição de uma empresa gay friendly e hoje 12% de suas vendas são para o mercado GLS. ?É um mercado do qual poucos se aproximam. Nós temos um trabalho muito forte junto a esse público, não construímos prédios cor- de-rosa, apenas temos atitudes gay friendly. Da porta para dentro, nos adaptamos e promovemos as mudanças que esse cliente homossexual desejava?, explica Romeo.

Outro mercado estratégico valorizado pela construtora é o feminino. A empresa possui um projeto denominado ?Mulherização?. Esse projeto consiste em 42 pequenas ações só para mulheres a fim de diferenciar o atendimento. ?A mulher representa 38% das escrituras da Tecnisa. Nós temos esse projeto com a finalidade de atingi-las e ser cada vez mais uma empresa amiga da mulher?, diz.

O segredo

A empresa não tem membros familiares, é 100% formada por executivos de mercado, organizada em termos de processos e tem muita visão empreendedora. 47% das vendas da Tecnisa vêm de duas ferramentas que o mercado da construção civil não utiliza: a internet com 25%, e o relacionamento com o cliente com 22%. O restante das vendas é feito por ferramentas clássicas de marketing como jornal, mala-direta, panfletagem e ações promocionais.

O segredo da Tecnisa está na forma como realizam suas atitudes inovadoras. ?Nós temos uma fórmula aqui que se chama MPC – montão de pequenas coisas. Na realidade você não descobre a América, é apenas um monte de pequenas coisas realizadas todos os dias. Quando o cliente chega na Tecnisa é recebido na recepção com uma tela de plasma com o nome dele e uma frase de boas vindas. Isso é um MPC. Sozinha uma ação não tem efeito, mas se somada a outras o cliente tem uma percepção de marca muito positiva?, explica Romeo.

Quer empreender também? Com a experiência da Tecnisa, Carlos Alberto Júlio acredita que ?paixão, iniciativa e, sobretudo, muita informação para lidar com um mundo de negócios cada vez mais complexo? são características essenciais para quem pretende se tornar um empreendedor. Então, aposte suas fichas e mãos à obra!

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