Telemarketing ? A melhor ou pior ferramenta de uma organização?

Faça do departamento de telemarketing de sua empresa mais uma força para aumentar suas vendas Nos últimos anos, temos presenciado uma mudança radical nas estratégias de comercialização de produtos e serviços. No passado, as empresas pensavam em vender e o foco estava na lucratividade e rentabilidade do negócio. Com o passar do tempo, o mercado mudou e uma protagonista assume o papel de vilã nesse novo cenário ? a competitividade.

Ela obrigou muitas organizações a tomarem novas atitudes nos negócios. Antes, pensavam em vender. Atualmente, pensam em ter colaboradores motivados, produtos de qualidade e clientes satisfeitos.

Tal mudança de postura forçou as empresas a criarem mecanismos capazes de reduzir custos e maximizar os recursos, principalmente, os de comercialização. E assim, surgiu o telemarketing ? um sistema de comercialização interativo, que possibilita um maior número de contatos diários, reduz as despesas com deslocamento e, de forma bem planejada, traz resultados a curto e médio prazo.

O telemarketing é uma ótima ferramenta para as companhias que desejam expandir suas atividades comerciais, alcançar metas e prospectar novos clientes. Entretanto, analisando a realidade do sistema de telemarketing em nossas vidas, perguntamos: será que ele veio para melhorar ou piorar o serviço de atendimento ao cliente?

Em muitas organizações esse sistema é falho, não traz resultados satisfatórios e chega a desrespeitar o consumidor. É um abuso passar horas esperando ao telefone, enquanto um operador, sem autonomia, verifica informações em um sistema desatualizado.

Outras companhias conseguem ter um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) eficaz, formado por operadores treinados, motivados, conhecedores dos produtos que vendem, das necessidades do cliente e dos elementos que compõem o mercado. Além de um rígido controle, essas empresas se diferenciam no atendimento e normalmente conseguem ganhar preferência do consumidor.

São formas de trabalho extremamente distintas, que tornam esse sistema uma verdadeira incógnita para os empreendedores que desejam investir. Além disso, o serviço de telemarketing, quando mal executado, acaba por denegrir a imagem de pessoas e/ou organizações sérias que desenvolvem esse mecanismo de forma honesta, respeitando o cliente e prezando por sua satisfação.

Dessa forma, podemos concluir que o serviço de telemarketing pode ser uma ferramenta extremamente útil, se possuir recursos humanos qualificados e preparados para enfrentar o competitivo mercado e assimilar o sistema de controle e supervisão como mais uma ferramenta capaz de impulsionar a produtividade e favorecer o crescimento.

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