VendaMais
Consultoria Treinamentos Liderança Games BPO comercial SalesTrain Cases Conteúdos Sobre Seja um parceiro · VM Partners Fale com um especialista →

Telemarketing: aproximação ou distância do cliente?

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Fórmulas prontas e repetitivas têm transformado esse importante instrumento da modernidade em um pesadelo para muitos clientes. Freqüentemente, atendentes de telemarketing são apontados como vilões e heróis do mundo das vendas. O que há de tão bom e de tão ruim na utilização desse serviço como veículo de facilitação da venda? De que forma pode-se melhorar a comunicação com o cliente utilizando o grande potencial desse meio? E, principalmente, o que fazer para que o telefone não atrapalhe nosso relacionamento com o cliente?

Um dos maiores pecados do telemarketing, ou melhor, da forma como esse instrumento é utilizado, na maioria das vezes, é a perda da naturalidade da comunicação. A conversa, o bate-papo, desapareceram. Além das já tão badaladas críticas à linguagem introduzida pelos manuais de telemarketing (como a sofrível mania do gerundismo: ?Vou estar mandando?, ?a senhora vai estar recebendo?, ?o senhor pode estar digitando?…), o que torna o diálogo com o cliente muito ruim é o fato de os profissionais demonstrarem que são treinados para dar sempre as mesmas respostas, no mesmo tom de voz, repetindo sempre as mesmas fórmulas.

Para cumprir o objetivo de ouvir o cliente e manter a simpatia, muitos acabam se tornando impassíveis. Ouvem reclamações ?cabeludas? e ficam calados ou apenas dizem: ?Pois não, senhor?, ?vamos verificar a situação, senhora?, e ao final ainda são obrigados a dizer ?a empresa X agradece a sua ligação?. Isso quando não transferem o cliente para quatro, cinco ou mais atendentes de diferentes áreas, conforme a reclamação ou pedido. Onde está o erro, então? Por que esses profissionais acabam sendo a vidraça que recebe todas as pedradas dos clientes e reagem de forma a deixar os interlocutores ainda mais irritados? De quem é a culpa?

A culpa é do processo. Os problemas dos clientes não são idênticos, os atendentes de telemarketing não são papagaios e é preciso, mais do que nunca, resgatar a comunicação, em nome da proximidade com o cliente. O avanço tecnológico facilita o trâmite e a resolução de muitos problemas, mas francamente, quem é que gosta de interagir com uma gravação ou de contar dez vezes a mesma história?

Mais do que treinamento, os atendentes precisam de capacitação. Mais do que entender como e para quem transferir ligações, os profissionais de telemarketing precisam ser integrados aos produtos, serviços e à cultura das empresas às quais estão servindo. Conhecendo a fundo as empresas em que trabalham, eles terão a oportunidade de interagir com mais naturalidade, ganhando a atenção e a simpatia ? verdadeira ? dos clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

Quando (e como) um líder comercial deveria pedir ajuda

Quando (e como) um líder comercial deveria pedir ajuda?

O erro não está apenas em pedir tarde, mas em ...
Leia Mais →
Quando demitir

Quando uma empresa deveria demitir um vendedor?

Quando demitir um vendedor? Demitir um vendedor nunca deveria ser ...
Leia Mais →
Negociando com IAs: o que as IAs revelaram sobre empatia e firmeza

Negociando com IAs: o que elas revelaram sobre empatia e firmeza

Negociando com IAs Até a IA já cansou do negociador ...
Leia Mais →