Tem de dar certo

Faça da persistência um aliado, que permite maiores chances de se obter sucesso na solução de problemas. Mediante os problemas cotidianos, sejam eles simples ou complexos, há uma tendência de as pessoas desistirem de resolvê-los, sob a alegação de que não será possível tal propósito. Comumente se ouve alguém assegurar que determinada tarefa não será realizada em razão de sua dificuldade. Aparentemente, vários problemas demonstram não ter solução. Assim, a desistência surge oportunamente, deixando de lado qualquer nova tentativa.

A desistência se torna um hábito, uma crença e, portanto, se enraíza com força, levando muita gente a se manter nessa condição empobrecida de não seguir adiante e explorar as possibilidades de soluções dos problemas. Entretanto, quando alguém resolve encarar o desafio abandonado por outro, é possível chegar a um bom termo e revelar duas situações: a de que é possível resolver aquilo que se considerou impossível e a limitação do desistente, seja ela originada na falta de conhecimento ou na preguiça.

Boa vontade e persistência, se aliadas ao conhecimento, formam uma poderosa arma no combate à desistência e na solução de problemas. Acomodar-se nesse tipo de situação impede o crescimento da pessoa. Cada fuga cometida é uma oportunidade a menos com relação ao próprio desenvolvimento. Por outro lado, cada tentativa é um avanço no aperfeiçoamento pessoal. Nas palavras do psicólogo norte-americano Abraham Maslow: ?Muitas vezes, temos de escolher entre o crescimento e a segurança, entre progredir e regredir?.

?Tem de dar certo? é o pensamento necessário ao momento em que se tenta resolver uma dada questão. Não desistir até se tentar um bom número de vezes: por vias diferentes, com idéias novas e criativas. Faça da persistência um aliado, que permite maiores chances de obter sucesso na solução de problemas. Mantenha na cabeça a idéia: Tem de dar certo! E faça a diferença.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima