Tempo, a grande arma da guerrilha

5 dicas para vender mais com menos tempo

Muitos profissionais de vendas pensam em termos de porcentagem, comissões e itens vendidos. Entretanto, vendedores guerrilheiros sabem que sua unidade de valor, sua moeda corrente é uma só: o tempo.

 

Você precisa maximizar o uso de seu tempo, descobrir como fazer cada minuto que você passa com seu cliente render e tentar contatar mais consumidores a cada dia. Fazer cada hora render mais dinheiro é a única maneira de um vendedor obter sucesso. Os guerrilheiros sabem disso e conhecem táticas simples e comprovadas para extrair o melhor do período de vendas diário e superar a concorrência, veja:

 

  1. 1.    Ligue antes – Ao marcar um encontro com seu cliente ou prospect, ligue minutos antes de chegar e diga algo como: “Estou próximo de sua rua e alguns minutos adiantado, tudo bem?”. A seguir, pergunte qual é o melhor lugar para estacionar ou por onde você deve entrar. Muitas vezes, isso é o suficiente para que o prospect termine o que está fazendo e vá recepcioná-lo (ou, pelo menos, mande alguém fazê-lo).

 

  1. 2.    Não espere – Mostre ao cliente ou prospect que seu tempo também é importante. Se chegar no horário e tiver de esperar, estipule um limite para sua permanência na sala de espera – de preferência, menos de 20 minutos. Após esse período, pegue seu cartão e escreva no verso: “Desculpe. Está claro que agora não é uma hora conveniente para você. Ligarei mais tarde a fim de marcarmos um outro encontro em um momento mais oportuno. Obrigado”. Assim, você mostrará ao prospect que respeita o escasso tempo dele, mas que também não pode abrir mão do seu.

 

  1. 3.    Ligue cedo ou ligue tarde – Se você tem problemas em passar pela telefonista ou secretária, experimente ligar antes das 9 horas ou depois das 18h30. São grandes as chances de que apenas seu prospect ou cliente esteja na sala para atender o telefone.

 

  1. 4.    A melhor hora – De acordo com a Associação de Telemarketing dos Estados Unidos, um vendedor tem cinco vezes mais chances de falar com um prospect entre as 9 e 10 horas da manhã que no restante do dia. Nos outros países não é diferente. O motivo é que nesse horário seu cliente já chegou na sala, e dificilmente terá saído para uma reunião ou compromisso. Separe suas ligações mais importantes para esse horário.

 

  1. 5.    Considere a venda feita – Preencha a papelada de seu cliente antes, só deixando em branco as quantidades e itens a serem comprados e informações que você não puder levantar, por exemplo: documentos. Se o prospect disser “sim”, você economizará o tempo dele – e o seu. Caso ele diga “não”, complete os dados dele, assim, já terá um cadastro para as futuras visitas. Inclua notas como a forma de pagamento, entrega e seus usos preferidos.

 

 Este é o grande truque dos guerrilheiros: quando o expediente acaba e eles decidem ir para casa, geralmente fazem uma ligação a mais. Pode ser aquele retorno para um cliente antigo ou um pedido de visita. Essa também é uma boa hora para falar com um prospect, pois você está mais relaxado para transformar um contato em vendas. Isso prova que cada fração do nosso tempo pode ser bem aproveitado e direcionado para aumentar nossas vendas.

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