Tempo de sobra

Agende períodos de tempo para as pessoas importantes da sua vida: seu cônjuge, seus filhos e seus amigos. Você verá que isso é muito melhor do que deixar espaços em branco na sua agenda. ?Com os avanços da tecnologia, você tem cada vez mais tempo livre.? Certamente você já ouviu essa frase. O problema é que, se esse tempo livre está por aí, deve estar em alguma praia do Nordeste ou fazendo compras em Miami. Porque você não acha o seu, assim, dando sopa.

O problema é que não levamos em conta o outro lado da moeda. A tecnologia faz com que várias atividades possam ser desenvolvidas cada vez mais rapidamente, mas isso faz com que façamos mais e mais vezes as mesmas atividades, o que acaba com qualquer ganho de tempo que poderíamos ter conseguido.

Antes do e-mail, por exemplo, quantas cartas você escrevia por ano? Certamente não passava pela sua cabeça escrever para todos os seus amigos, só para contar aquela grande piada que você aprendeu. Esse é um exemplo de como a economia do tempo se perde. Confira algumas dicas para tentar mudar isso:

Marque datas particulares ? Agende períodos de tempo para as pessoas importantes da sua vida: seu cônjuge, seus filhos e seus amigos. Você verá que isso é muito melhor do que deixar espaços em branco na sua agenda. Dedique a esse compromisso a mesma seriedade que você dedica a uma reunião com a sua equipe ou com aquele fornecedor importante. Um espaço livre de várias horas acaba, invariavelmente, sendo ocupado com o que é importante para outras pessoas. É um colega pedindo ajuda, um problema para ser resolvido na última hora (aquele que só você pode resolver), entre outros.

Uma coisa de cada vez ? Quantas vezes você já se pegou, dentro da sua sala ou no meio de uma reunião, pensando algo como: ?Saindo daqui, tenho de correr ao banco, pois não quero pagar multa?. Muitas pessoas se estressam e desperdiçam tempo porque estão em dois lugares ao mesmo tempo. Quando estão no trabalho, pensam em suas outras responsabilidades. Quando estão em casa, pensam no trabalho. Essa atitude leva à indecisão e à perda de tempo. É o famoso ?tenho tanta coisa para fazer que não sei por onde começar?. Então, quando estiver com a sua equipe, dedique 100% da sua concentração a ela e ao seu trabalho. É disso que depende toda a sua reputação e imagem de líder. Quando estiver em casa, pense somente em sua família. Quando estiver se divertindo com seus amigos no fim de semana, pense que o Jorjão é canhoto, provavelmente irá pular para o lado esquerdo, então, bata o pênalti no lado direito.

Equilíbrio e foco ? Você já ouviu falar sobre dedicar parte de seu tempo ao trabalho, ao lazer e a outras áreas importantes da sua vida. Realmente, alcançar esse equilíbrio na utilização de seu tempo é uma meta a ser buscada a todo custo. Porém, algumas vezes, é necessário dedicar-se exclusivamente a uma tarefa. Por exemplo, se você está escrevendo um livro, deve dedicar boa parte de seu tempo e de seu intelecto a essa tarefa, por alguns meses. E isso não será feito sem o sacrifício de outras áreas da sua vida. Porém, sem essa atitude, seu livro nunca sairá de seu computador. No entanto, saiba que, quando você concluir essa tarefa, deve focar no que é mais importante e voltar a equilibrar sua vida.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima