TendĂȘncias de vendas: um olhar para o passado e apostas para o futuro

Por Francine Pereira

Ao ler as matĂ©rias desta edição, vocĂȘ conhecerĂĄ diversas tendĂȘncias que estĂŁo impactando o relacionamento das empresas com seus pĂșblicos. Contudo, essas tendĂȘncias nĂŁo surgiram da noite para o dia; elas sĂŁo resultado de movimentaçÔes socioculturais que condicionam o comportamento e a visĂŁo das pessoas em uma determinada regiĂŁo ou ao redor do globo, ao longo de diferentes perĂ­odos.

Ou seja, muitas das tendĂȘncias que vemos hoje sĂŁo movimentos que jĂĄ existiam muito antes, e que evoluĂ­ram e se transformaram com o passar dos anos. NĂłs estamos cientes dessas transformaçÔes porque hĂĄ anos escrevemos sobre como as tendĂȘncias influenciam nos processos de vendas nas organizaçÔes – afinal, jĂĄ sĂŁo quase trĂȘs dĂ©cadas atuando na educação para a ĂĄrea comercial.

EntĂŁo, pensando em criar um debate interessante, convidamos alguns colunistas que jĂĄ escreveram sobre esse tema no passado aqui na VendaMais para analisar como as tendĂȘncias de vendas estĂŁo se transformando e quais sĂŁo as movimentaçÔes em destaque neste ano.

A seguir, confira a anĂĄlise dos especialistas em relação Ă s tendĂȘncias apontadas em 2016 em comparação com as transformaçÔes do mercado nos Ășltimos anos, alĂ©m de suas previsĂ”es para os prĂłximos meses.

Como as tendĂȘncias de vendas evoluĂ­ram nos Ășltimos anos

Em uma reportagem publicada na VendaMais de janeiro de 2016, indicamos as previsĂ”es de alguns dos principais especialistas na ĂĄrea de vendas sobre quais seriam as 10 principais tendĂȘncias que impactariam os processos da ĂĄrea Comercial.

Seis anos depois, convidamos alguns desses colunistas para analisar como tais previsĂ”es se concretizaram na prĂĄtica e quais sĂŁo as movimentaçÔes que fazem com que muitas dessas tendĂȘncias apontadas lĂĄ atrĂĄs continuem relevantes ainda hoje.

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TendĂȘncia de vendas em 2016:

Redução da equipe de vendas externas, especialmente para B2B

Essa tendĂȘncia foi apontada hĂĄ seis anos pelo palestrante e consultor de Vendas e Liderança JoĂŁo Alberto Costenaro. Na visĂŁo dele, essa movimentação se concretizou na prĂĄtica. No entanto, ele reforça que, por outro lado, isso evidenciou a necessidade de atendimento especializado em algumas ĂĄreas. “As empresas tĂȘm construĂ­do cada vez mais lojas ou sites para fazer pedidos ou solicitar orçamentos guiados. PorĂ©m, hĂĄ alguns segmentos que, por suas especificidades, manterĂŁo a necessidade da visita. Ainda hĂĄ as vendas extensamente tĂ©cnicas, que envolvem entender a realidade do cliente, onde o papel principal do vendedor Ă© o de consultor”, destaca.

Ele comenta ainda que os acontecimentos dos Ășltimos anos fortaleceram ainda mais essa tendĂȘncia de redução do time comercial. “Durante a pandemia de Covid-19, pudemos verificar uma variação que antecipa ainda mais a redução da atividade de vendas externas. A evolução e o barateamento dos recursos disponĂ­veis para vendas online, e ainda o lockdown, fizeram com que as pessoas perdessem o receio de lidar com essa tecnologia”, analisa.

TendĂȘncia de vendas em 2016:

Vendas diretas do fabricante para o consumidor via web

Outra tendĂȘncia apontada por Costenaro em 2016 foi a redução dos intermediĂĄrios nas vendas. Ele indica que essa tendĂȘncia sĂł se fortaleceu nos Ășltimos anos. “Hoje, pequenos fabricantes estĂŁo usando os marketplaces das grandes lojas para vender direto. Tanto usando a tecnologia na web quanto a logĂ­sticas dessas empresas”, indica.

No entanto, o especialista ressalta que essa intermediação resultou na transformação de muitos relacionamentos comerciais. “Vimos uma eliminação quase total dos chamados atacadistas, que vendiam para muitos fabricantes. Para vender ao comĂ©rcio de pequeno porte, houve uma substituição por distribuidores que, muitas vezes, sĂŁo exclusivos do fabricante. JĂĄ para os grandes e mĂ©dios comĂ©rcios, a venda Ă© direto da fĂĄbrica”, destaca.

TendĂȘncia de vendas em 2016:

Empatia baseada no conhecimento profundo sobre o cliente

Há seis anos, o palestrante e especialista na área de Vendas Leandro Branquinho indicava que cada vez mais os clientes estavam construindo muros e se isolando – e que, para superar essas barreiras, os vendedores precisariam ser cada vez mais empáticos.

Segundo ele, essa Ă© uma questĂŁo que se tornou ainda mais relevante desde entĂŁo, porque as pessoas estĂŁo cada vez mais carentes e em situaçÔes delicadas. “Em 2016, grande parte das pessoas ficavam trancadas em casa pelo medo da violĂȘncia. Atualmente, as pessoas passaram a viver ainda mais isoladas com medo de contrair um vĂ­rus mortal. O vendedor que nĂŁo tiver empatia com o prĂłximo, terĂĄ mais dificuldades para vender”, alerta.

TendĂȘncia de vendas em 2016:

‘Encontrabilidade’: sua marca presente onde o cliente buscar

Essa foi outra tendĂȘncia apontada por Branquinho seis anos atrĂĄs. De acordo com o especialista, esta Ă© uma questĂŁo que se expandiu para muito alĂ©m das telas do computador e do celular. “Hoje, vocĂȘ precisa ser encontrado pelas vozes que falam com vocĂȘ pelos sistemas de inteligĂȘncia artificial, como Alexa, Ok Google, Cortana e Siri. Inclusive, uma nova profissĂŁo surgiu para auxiliar nessa encontrabilidade pelo Google e demais canais: o Gestor de TrĂĄfego”, aponta.

TendĂȘncia de vendas em 2016:

Growth hacking: estratégias focadas no crescimento

Em 2016, Branquinho alertava: “O growth hacking (tĂ©cnicas de marketing voltadas ao crescimento) serĂĄ um grande influenciador da ĂĄrea comercial nos prĂłximos anos. Hacker de crescimento Ă© o profissional que estĂĄ constantemente buscando a otimização das conversĂ”es. Mais do que se preocupar com a divulgação e a exposição dos produtos, o profissional de marketing precisarĂĄ ter a mentalidade do growth hacking – ou seja, focada no crescimento”.

Para o especialista, essa tendĂȘncia evoluiu muito nos Ășltimos anos e o que antes era considerado uma estratĂ©gia estĂĄ virando uma ĂĄrea nos negĂłcios. “Em 2016, os profissionais usavam o growth hacking como tĂ©cnica, mas a tendĂȘncia hoje e para os prĂłximos anos Ă© que isso se transforme em departamentos fixos nas empresas”, prevĂȘ.

TendĂȘncia de vendas em 2016:

A experiĂȘncia no centro dos processos comerciais

O especialista em Vendas e GestĂŁo JosĂ© Ricardo Noronha indicava hĂĄ seis anos que, com produtos e serviços cada vez mais similares, uma das grandes tendĂȘncias na ĂĄrea Comercial seria a transformação da venda em uma experiĂȘncia marcante. “O acelerado processo de comoditização que aflige praticamente todas as indĂșstrias e empresas fez com que a experiĂȘncia do cliente se tornasse o principal fator de diferenciação competitiva no mercado”, reflete, sobre a evolução desse movimento nos Ășltimos anos.

Não por acaso, ele aponta que uma série de termos como CX (Customer Experience), CS (Customer Success), EX (Employee Experience) e BX (Business of Experience) passaram a fazer parte da estratégia de tantas empresas.

Sobre a relevĂąncia dessa tendĂȘncia para os prĂłximos anos, Noronha Ă© enfĂĄtico: “SĂł terĂŁo sucesso as empresas que efetivamente colocarem o cliente no centro de absolutamente tudo o que fazem e que buscarem o tempo todo oferecer experiĂȘncias positivas aos seus clientes”.

TendĂȘncia de vendas em 2016:

Tecnologia a serviço do consumidor: onde, quando e como o cliente quiser

Clientes com muito mais informação à sua disposição, mudando o jeito de consumir, usando tecnologia para tomar decisÔes. Esse era o cenårio previsto pelo palestrante e consultor de vendas Marcelo Ortega em 2016.

Analisando a evolução dessa tendĂȘncia nos Ășltimos anos, o especialista reforça que ela continua extremamente relevante, especialmente levando em consideração as consequĂȘncias da pandemia. “O cliente migrou para um comportamento de escolha online. Nesse contexto, canais de vendas precisam ser plurais, dinĂąmicos, ĂĄgeis e considerar a experiĂȘncia do cliente em qualquer porta que ele resolva acessar para adentrar em nossos comĂ©rcios, escritĂłrios, lojas e atĂ© na indĂșstria”, frisa.

Ele analisa que colocar o cliente no centro das estratĂ©gias de tecnologias de vendas Ă© o caminho para que as empresas consigam acompanhar esse movimento sem perder o toque humano no relacionamento. “Focar no cliente ainda Ă© – e permanecerĂĄ sendo no futuro – o fator mais importante para a continuidade de alguns negĂłcios, que padecem com o crescimento exponencial de mĂĄquinas, bots, algoritmos e apps que facilitam a vida e, ao mesmo tempo, distanciam as pessoas”, aponta.

TendĂȘncias de vendas para 2022 e alĂ©m

Depois de avaliar as principais tendĂȘncias que evoluĂ­ram e se tornaram ainda mais relevantes, nĂłs perguntamos aos especialistas quais sĂŁo as apostas deles para o futuro.

Segundo os entrevistados, esras são as transformaçÔes que impactarão os processos comerciais em 2022 e além:

TendĂȘncia de vendas para 2022:

Aumento do uso de ferramentas digitais para vendas

Costenaro acredita que, com a redução das visitas externas, os recursos para apoio Ă  prospecção – como os softwares de vendas – estarĂŁo em destaque. Por conta disso, ele aponta que os treinamentos de vendas tambĂ©m se transformarĂŁo, passando a focar cada vez mais em habilidades fundamentais para vender por meio de plataformas digitais.

“Acredito que, com o aumento da necessidade de vendas por meio de ferramentas digitais, aumentará a demanda por vendedores qualificados nesse sentido. É provável que não será o profissional externo que migrará para a atividade interna, pois são perfis psicológicos diferentes”, analisa.

Dica para acompanhar essa tendĂȘncia!

Preparar a equipe para a transformação digital da årea comercial significa não apenas treinar os profissionais, mas também buscar pessoas com perfil adequado para atuar nesse contexto digital.

TendĂȘncia de vendas para 2022:

Empresas com mentalidades mais ĂĄgeis

Ortega indica que, nos prĂłximos anos, devemos presenciar um aumento da agilidade das empresas. Em um mercado de transformaçÔes constantes e cada vez mais rĂĄpidas, essa serĂĄ uma premissa fundamental para empresas que desejam continuar relevantes e competitivas. “Prevalece, especialmente em 2022, quem for flexĂ­vel, antifrĂĄgil, resiliente, criativo e relacional. EstarĂŁo em destaque empresas que conquistam a confiança do cliente, oferecendo suporte e profissionais focados em fazer com que o cliente atinja o retorno esperado”, frisa.

Neste cenĂĄrio, ele recomenda que as empresas utilizem estratĂ©gias digitais em diferentes nĂ­veis e ĂĄreas. “Da porta para fora, com o social selling, por exemplo, e da porta pra dentro, com inteligĂȘncia artificial, big data, growth hacking – tudo o que ajudar na conexĂŁo com novos mercados”, aponta.

Dica para acompanhar essa tendĂȘncia!

Para ser ågil, é importante, sim, usar todo o potencial da tecnologia. Contudo, não esqueça que as relaçÔes humanas ainda são o fundamento dos processos comerciais. Para ter uma mentalidade e postura ågil, é ainda mais crucial ter conhecimento profundo do cliente.

TendĂȘncia de vendas para 2022:

Vendedores consultores e obcecados pelo cliente

Noronha indica que, atualmente, os clientes querem ser desafiados, ou seja, querem receber novos insights que vĂŁo muito alĂ©m dos meros atributos, benefĂ­cios e caracterĂ­sticas dos produtos e serviços. “Por isso, a principal tendĂȘncia (que jĂĄ Ă© uma realidade) Ă© a capacidade dos profissionais de vendas de ‘desafiarem positivamente’ seus clientes ao se comportarem como verdadeiros consultores, que trazem o tempo todo informaçÔes e insights realmente Ășteis e valiosos para os seus clientes”, ressalta.

Segundo o especialista, uma das maneiras de obter esse posicionamento Ă© por meio da ‘obsessĂŁo pelo cliente’, que Ă© quando as empresas colocam todos os seus esforços nas suas mais diversas ĂĄreas a serviço do cliente. O objetivo deve ser nĂŁo somente ampliar a satisfação, mas conquistar lealdade dos compradores.

Dica para acompanhar essa tendĂȘncia!

Com clientes cada mais exigentes e bem informados, Ă© importante desenvolver uma sĂ©rie de novas habilidades e competĂȘncias no time de vendas. O foco deve ser em desenvolver as “soft skills”, que sĂŁo as habilidades comportamentais, que ajudarĂŁo os vendedores a estabelecerem diĂĄlogos de valor, e nĂŁo conversas focadas na venda.

TendĂȘncia de vendas para 2022:

Um novo universo de vendas online

Branquinho aposta que nos prĂłximos anos os processos de vendas online se consolidarĂŁo cada vez mais, tornando-se nĂŁo apenas canais alternativos, mas caminhos seguros para se destacar e ser encontrado pelos cliente. Neste sentido, ele cita trĂȘs estratĂ©gias de vendas online que estarĂŁo em destaque:

Virtual Selling

“Nessa estratĂ©gia, representantes comerciais e vendedores poderĂŁo trabalhar a sua venda atravĂ©s de ferramentas de vĂ­deo, como o Zoom, Teams e Google Meet. Vender atravĂ©s de videoconferĂȘncia Ă© um caminho sem volta para o mercado B2B.”

Live-commerce

“O live-commerce Ă© uma estratĂ©gia para alavancar as vendas de produtos ou serviços atravĂ©s de uma transmissĂŁo ao vivo. Nada mais Ă© do que uma versĂŁo atualizada dos antigos infomerciais da televisĂŁo. Apesar de ser sucesso na China, acredito que possa ter um crescimento forte no Brasil.”

Vendedores Influencers

“O vendedor influencer Ă© o que entende as ferramentas digitais e as utiliza para se conectar com os seus clientes. Com a facilidade de produzir conteĂșdo e de encontrabilidade, os vendedores que tiverem um celular em mĂŁos, internet e disposição para produzir conteĂșdo conseguirĂŁo maior escala na hora de vender seus produtos e serviços nas redes sociais.”

Dica para acompanhar essa tendĂȘncia!

NĂŁo perca o contato com o pĂșblico jovem! Ficar de olho nas preferĂȘncias das novas geraçÔes pode ser o caminho para se diferenciar e sair na frente no mercado, entendendo as ferramentas de vendas online mais relevantes. Atualmente, canais como TikTok e jogos online, por exemplo, deveriam estar no radar dos gestores comerciais.

TendĂȘncia de vendas para 2022:

A evolução constante do CRM

CRM nĂŁo Ă© nenhuma novidade no mundo das vendas. Contudo, como o relacionamento com os consumidores tem se tornado cada vez mais central nas estratĂ©gias de vendas, essa estratĂ©gia/ferramenta continuarĂĄ mudando e evoluindo – seguindo as transformaçÔes do mercado.

Os entrevistados para essa matéria concordam que o CRM serå central em 2022 e além.

Branquinho prevĂȘ que, no futuro, os sistemas de CRM se tornarĂŁo menos complexos e mais simples de usar. “Lidar com CRM se tornarĂĄ tĂŁo fĂĄcil como editar um vĂ­deo no TikTok ou produzir um conteĂșdo para as redes sociais. SerĂĄ tĂŁo fĂĄcil de utilizar que os vendedores sentirĂŁo vergonha se nĂŁo souberem usar”, analisa.

Noronha reforça que o uso disciplinado de ferramentas de CRM, especialmente no que se refere Ă s anĂĄlises de dados sobre os comportamentos dos consumidores, serĂĄ fundamental para o sucesso em vendas nos prĂłximos anos. “Usaremos essas ferramentas para oferecer experiĂȘncias de compra positivas aos clientes, turbinadas exatamente pela riqueza de dados sobre suas necessidades e demandas”, indica.

Por fim, Ortega acrescenta que essa tendĂȘncia de vendas focada em CRM estĂĄ relacionada ao aumento do uso de informaçÔes sistĂȘmicas para gerenciar a relação com o cliente. “Vendedores e gestores precisam gostar mais de mĂ©tricas, controles, registros”, declara.

Dica para acompanhar essa tendĂȘncia!

Promova processos que incentivem os vendedores a registraram o måximo de informaçÔes relevantes sobre os clientes. Contrate ferramentas que facilitem esse processo, por meio da geração automåtica de dados.

Para pensar!

Analisando as tendĂȘncias de 2016 comentadas pelos especialistas, sua empresa tem acompanhado as principais movimentaçÔes do mercado?

Alguma das tendĂȘncias em destaque nos Ășltimos anos impactou ou tem impactado os processos comerciais em sua empresa?

Avaliando as tendĂȘncias de vendas para 2022 e alĂ©m, sua empresa estĂĄ preparada para acompanhar essas transformaçÔes (em termos de estrutura e preparo dos profissionais)?

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