Terceira idade: a idade do consumo

De olho nesse segmento promissor, muitas empresas já estão se adequando a esse novo mercado. Primeiramente, vou dividir a vida em três ciclos:
&raquo 1º ciclo ? Até os 30 anos.
&raquo 2º ciclo ? Dos 31 aos 50.
&raquo 3º ciclo ? A partir de 51 anos.

O primeiro ciclo é a fase das expectativas, das incertezas, das várias interrogações que surgem tanto na vida pessoal quanto profissional. A resposta para o vendedor é: ?Gostaria de comprar, mas não tenho dinheiro?.

Defino o segundo ciclo como a fase das realizações das necessidades básicas, ou seja: ?Tenho de comprar uma casa pra garantir o futuro dos meus filhos?. Resposta para o vendedor: ?Gostaria de comprar, mas infelizmente não posso?.

Já o terceiro ciclo, que inclui as pessoas acima de 51 anos, é a fase do consumo. Essa afirmação se dá devido ao projeto de vida estar realizado. A vida já está definida, filhos criados e patrimônio adquirido. Então, resta a tranqüilidade e o prazer de viver. Atualmente, existem 18 milhões de idosos no Brasil e a estimativa para 2020 é que esse número chegue a 31 milhões. Resposta para o vendedor: ?Quero comprar e posso?.

Este ano, o Governo Federal prevê arrecadar 545,9 bilhões de reais. Desse total, 29,8%, a maior parte, fica destinada ao pagamento de aposentados e pensionistas. Isso confirma porque a terceira idade tem tanto poder de compra.

De olho nesse segmento promissor, muitas empresas já estão se adequando a esse novo paradigma. No Sul do País, existem academias direcionadas a esse target. Pessoas com dificuldades em segurar talher, com osteoporose e tantas outras, após uma avaliação médica e o acompanhamento de um profissional na academia, tiveram uma melhora significativa.

Outro segmento que se destaca é o de turismo. Talvez seja o setor com maior representatividade para a terceira idade. São excursões, pacotes de viagem e um atendimento diferenciado, deixando o cliente realmente satisfeito.

Assim, poderíamos citar uma infinidade de produtos e serviços, confirmando que a terceira idade realmente é um segmento promissor.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima