Teste sua respiração, agora!

Como você está respirando agora mesmo? Vamos fazer um experimento. Coloque uma mão no seu tórax, em cima do peito e a outra no seu abdômen logo abaixo do umbigo. Qual das mãos está se movendo mais? Como você está respirando agora mesmo? Vamos fazer um experimento. Coloque uma mão no seu tórax, em cima do peito e a outra no seu abdômen logo abaixo do umbigo. Qual das mãos está se movendo mais?

Focalize sua atenção na mão do abdômen. Você sente algum aperto ou contração? Você está com seu abdômen encolhido enquanto respira?

Se a mão que está em cima do peito moveu-se mais, você está respirando incorretamente, e uma das coisas mais importantes da sua vida agora é aprender a respirar da maneira certa.

Como melhorar

Quando o diafragma move-se na respiração abdominal, todos os órgãos internos são massageados e banhados com o sangue fresco, com muito mais oxigênio ? especialmente o coração. Pacientes com problemas cardíacos que aprenderam respiração difragmática reduziram em muito as chances de um segundo ataque do coração. E ainda, a respiração abdominal profunda estimula o corpo todo a funcionar melhor.

Quando inalamos distendemos o diafragma, empurramos os intestinos para frentes criando assim um espaço maior na região inferior dos pulmões para o ingresso do ar. Portanto, a respiração profunda aumenta a energia em relação a respiração mais curta.

Mas, infelizmente, a maioria das pessoas no Ocidente industrializado respira a partir do seu tórax. A respiração torácica, usando os músculos do tórax em vez do diafragma, é o padrão respiratório da resposta ao estresse.

Fonte: Stress a seu favor, de Drª Susan Andrews (Editora Ágora). ?Nós estamos no meio de uma corrida entre a habilidade humana quanto aos meios e a tolice quanto aos fins.? ? Bertrand Russell

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima