Leia as seguintes dicas e depois dê suas respostas. Lembre-se que as bases da inteligência emocional incluem conhecer seus sentimentos e emoções, ser capaz de administrá-los, saber se motivar, perceber sentimentos e emoções em outras pessoas e lidar com relacionamentos. 1) Você levou um grupo de crianças de quatro anos ao parque. Uma delas chora porque é rejeitada pelas outras. O que você faz?
a. Deixa que se resolvam.
b. Ajuda-a a encontrar meios para fazer as outras brincarem com ela.
c. Tenta distraí-la com outros brinquedos.
2) Você é um vendedor e telefona para clientes potenciais. Quinze pessoas seguidas desligam na sua cara. O que faz?
a. Resolve parar e deixar para amanhã.
b. Avalia suas características que podem estar prejudicando a venda.
c. Cria uma abordagem nova e continua tentando.
3) Você entra numa discussão que se agrava até virar briga. Qual a melhor coisa a fazer?
a. Uma pausa de alguns minutos e depois continuar a discussão.
b. Simplesmente silenciar, não importa o que seu par diga.
c. Pedir desculpas e pedir que ele também se desculpe.
4) Você foi indicado para chefiar uma equipe que tenta encontrar uma solução para um problema recorrente. Qual a primeira coisa que faz?
a. Redige uma pauta e reserva tempo para a discussão de cada item, para um melhor aproveitamento.
b. Dá às pessoas tempo necessário para se conhecerem melhor.
c. Abre uma discussão livre, incentivando um brainstorming.
Resultados:
Questão 1 A resposta mais adequada a um alto grau de quociente emocional é a “B”. Pais emocionalmente inteligentes utilizam os momentos de tristeza de seus filhos como oportunidade para treino emocional, ajudando-os a compreender o que os chateou, o que estão sentindo e quais as alternativas possíveis.
Questão 2 A escolha da alternativa “C” indica otimismo, que é um indício de inteligência emocional. Essa atitude leva as pessoas a enxergarem os obstáculos como desafios que podem ensinar alguma coisa, tentando novas abordagens em lugar de desistir, culpar-se pelo que aconteceu ou ficarem desmotivadas.
Questão 3 “A” é a resposta mais adequada. Fazer uma pausa de vinte minutos ou mais, livra o corpo da excitação fisiológica da raiva – que distorce suas percepções e aumenta sua probabilidade de fazer críticas destrutivas.
Questão 4 A alternativa mais apropriada é a “B”. Grupos criativos trabalham melhor quando os níveis de relacionamento, harmonia e bem-estar estão mais altos – dessa forma as pessoas ficam livres para fazer sua melhor contribuição.
Teste sistematizado por Walther Herman a partir do livro de Daniel Goleman (PHD), Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente (Ed. Objetiva). Colaboração da consultora Inês Cozzo Olivares – (11) 6946-5757. Extraído e adaptado do site www.empregos.com.br