Thomas L. Harrison – Como o DNA influência seu sucesso

Thomas L. Harrison Conhecer e explorar a herança genética pode ser uma excelente estratégia para obter melhores resultados nos negócios. É dessa premissa que parte Thomas L. Harrison, que lançou recentemente o livro Instinto.

Harrison, que estudou biologia antes de seguir a carreira como executivo, utiliza conceitos genéticos para analisar questões corporativas e explica quanto o DNA de cada pessoa pode influenciar no sucesso ou no fracasso dos negócios. Ele trabalhou muito tempo como vendedor e, hoje, é presidente e CEO da Diversified Agency Services (DASH), do Grupo Omnicom, a maior empresa do mundo em prestação de serviços nas áreas de comunicação e publicidade.

Confira a entrevista concedida com exclusividade à Motivação e veja como aproveitar sua base genética e compensar aquilo que lhe falta. Harrison explica como ativar seus ?genes do sucesso?, compensar suas fraquezas e tomar melhores decisões instintivamente.

Como as pessoas podem explorar o instinto para aproveitar oportunidades de crescimento?

Instinto é a base de uma carreira de sucesso. É sobre isso que o meu livro trata. Cada um de nós tem um conjunto de cinco traços de personalidade que fornece as principais características que nos trarão sucesso.

O senhor pode falar mais sobre os cinco traços de personalidade?

Eles são aspectos amplos da nossa personalidade e, de acordo com os cientistas, são altamente hereditários. Mas esses traços não funcionam como interruptor ?liga/desliga?, personalidade não é algo que ?você tem ou não tem?. De cada traço, você pode ter muito, pouco ou estar no ponto intermediário. Falarei um pouco sobre cada um deles:

Abertura para experiências ? Mede até que ponto a pessoa é receptiva a novas experiências e idéias. É provável que uma pessoa que prefere comprar um carro novo todo ano e visitar sempre lugares novos seja altamente aberta a experiência.

Consciência ? Mede a motivação da pessoa e sua abordagem deliberada para a conclusão de tarefas. Ser disciplinada e organizada são marcos de pessoas altamente conscientes.

Extroversão ? Mede até que ponto o indivíduo é atraído para atividades e pessoas. Estar sempre ativo e gostar de aventuras demonstra que a pessoa é altamente extrovertida. Os vendedores são exemplos clássicos de alta extroversão.

Amabilidade ? Mede a capacidade e o desejo de cooperar com os outros e evitar confrontos. Alguém que se sacrifica, confia nas pessoas e detesta discutir é, provavelmente, muito afável.

Neurose ? Mede a capacidade de uma pessoa apresentar estabilidade ou controle emocional. Ser pessimista, derrotista e ansioso costumam ser características próprias de pessoas com alto grau de neurose.

Mas até que ponto o DNA pode influenciar no sucesso ou no fracasso?

O DNA que lhe é dado na ?loteria genética? fornece a você um esqueleto para o seu sucesso. Todas as pessoas podem alcançar o sucesso se souberem quem elas são, quais aspectos de sua personalidade são pontos fortes e quais são pontos fracos. Em meu livro, apresento uma avaliação para verificar os pontos da personalidade (confira, logo abaixo, como ter acesso a esse material). Uma vez que você já sabe onde se encaixa no teste, será capaz de adotar o que chamo de oito promotores de sucesso. Assim, o seu DNA poderá colocá-lo no caminho para o sucesso ou, se você escolher ignorá-lo, no caminho para algo menor que o sucesso.

Quais são os oito promotores de sucesso e como utilizá-los?

Esses promotores atuam como um dimmer (regulador para iluminação) em uma lâmpada, elevando ou reduzindo a atividade genética. Certas atitudes e hábitos fazem o mesmo em relação aos nossos traços e habilidades hereditárias, impulsionam a evolução. Chamo essas atitudes e hábitos de genes ?promotores do sucesso?.

O gene do ?tecido cicatricial prematuro? ? Algumas pessoas são atingidas por grandes adversidades e não sobrevivem; outras reagem, porém não conseguem se recuperar totalmente, mas existe aquelas que, não importa quais sejam os obstáculos, sempre têm sucesso. Praticando esse promotor de sucesso é possível superar as experiências negativas que surgem precocemente.

O gene de ?pintar um quadro? ? As pessoas de sucesso têm um senso de que querem fazer uma coisa grande ou pelo menos única. Ao ativar esse gene, as pessoas descobrem por que querem ter sucesso e buscam ativamente novas experiências.

O gene do ?foco à frente? ? Nem sempre as oportunidades batem na sua cara e dizem: ?Aqui estou eu?. Esse gene envolve permanecer focado à frente e ser otimista. O gene do ver ?atrás da eqüina? ? Distanciar-se dos detalhes permite que você absorva um quadro mais amplo. Ver horizontalmente, através de uma ampla gama de assuntos e de fontes, dá à intuição mais informações para gerar idéias.

O gene da ?visita sem hora marcada? ? Você pode ter a melhor idéia do mundo, mas se não conseguir convencer as pessoas, não irá muito longe. É preciso saber o que faz dos seus produtos ou idéias algo valioso.

O gene ?jogo das toupeiras? ? A capacidade de recuperação é um dos mais importantes promotores de sucesso, é preciso aprender a aceitar a rejeição por causa daquilo que ela pode nos ensinar.

O gene POEHC ? Essa sigla representa as palavras problema, observação, hipótese, experimentação e conclusão. Procure analisar as situações definindo o problema, observando os dados, desenvolvendo uma hipótese, experimentando para ver o que acontece e extraindo conclusões.

O gene do ?bom sujeito? ? As empresas buscam pessoas honestas, gentis, colaboradoras e íntegras. Seja um bom sujeito e vencerá a longo prazo.

Depois de feito o teste, o que fazer para utilizar adequadamente os oito promotores em prol de uma carreira bem-sucedida?

Uma vez que você sabe onde se encaixa nos cinco traços da personalidade, pode aliar esse entendimento com os oito promotores do sucesso, escolhendo em qual deles trabalhará mais. Todo mundo precisa adotar os oito, mas a sua herança genética determinará qual deles é o mais importante para você.

O senhor iniciou sua carreira como biólogo celular e, hoje, é CEO da Diversified Agency Services, mas também trabalhou bastante tempo como vendedor. Como os genes do sucesso foram importantes para sua carreira?

Eu detectei meu DNA de sucesso como vendedor, pois era capaz de me relacionar com os clientes e perceber quais eram as necessidade de cada um deles. Eu também era capaz de encontrar novos clientes e aprender o que eles precisavam. Então, pude determinar como vender a eles. Há alguns anos, centenas de empreendedores relataram suas histórias para mim. Então, percebi que eles viveram praticamente o que vivi ? eles tinham o gene empreendedor que deu a eles o sucesso. E, assim como eu, todos adotaram os oito promotores de sucesso.

Em sua carreira como vendedor e nas pesquisas para o livro, o senhor detectou que acreditar naquilo que vende é fundamental. Como melhorar a capacidade de confiar no que vende?

Isso tem uma importância vital. Você deve se avaliar e conhecer seu o DNA para saber o que é certo para a sua carreira. Uma vez que você avaliou seu DNA e observou a sua carreira, saberá se o que está fazendo é ou não certo para você. Se nasceu para ser vendedor, então é esse o caminho que você deve seguir. Não tente fazer algo que não é certo para você, pois não alcançará o sucesso. Pinte a sua figura do sucesso e viva dentro da pintura que fez para você.

Na internet

Para fazer o teste citado nesta entrevista, acesse o site: www.motivaonline.com.br, clique na seção Motiva Plus e escolha o ícone Personalidade Empreendedora.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima