Thomas L. Harrison – Como o DNA influĂȘncia seu sucesso

Thomas L. Harrison Conhecer e explorar a herança genĂ©tica pode ser uma excelente estratĂ©gia para obter melhores resultados nos negĂłcios. É dessa premissa que parte Thomas L. Harrison, que lançou recentemente o livro Instinto.

Harrison, que estudou biologia antes de seguir a carreira como executivo, utiliza conceitos genéticos para analisar questÔes corporativas e explica quanto o DNA de cada pessoa pode influenciar no sucesso ou no fracasso dos negócios. Ele trabalhou muito tempo como vendedor e, hoje, é presidente e CEO da Diversified Agency Services (DASH), do Grupo Omnicom, a maior empresa do mundo em prestação de serviços nas åreas de comunicação e publicidade.

Confira a entrevista concedida com exclusividade à Motivação e veja como aproveitar sua base genética e compensar aquilo que lhe falta. Harrison explica como ativar seus ?genes do sucesso?, compensar suas fraquezas e tomar melhores decisÔes instintivamente.

Como as pessoas podem explorar o instinto para aproveitar oportunidades de crescimento?

Instinto Ă© a base de uma carreira de sucesso. É sobre isso que o meu livro trata. Cada um de nĂłs tem um conjunto de cinco traços de personalidade que fornece as principais caracterĂ­sticas que nos trarĂŁo sucesso.

O senhor pode falar mais sobre os cinco traços de personalidade?

Eles sĂŁo aspectos amplos da nossa personalidade e, de acordo com os cientistas, sĂŁo altamente hereditĂĄrios. Mas esses traços nĂŁo funcionam como interruptor ?liga/desliga?, personalidade nĂŁo Ă© algo que ?vocĂȘ tem ou nĂŁo tem?. De cada traço, vocĂȘ pode ter muito, pouco ou estar no ponto intermediĂĄrio. Falarei um pouco sobre cada um deles:

Abertura para experiĂȘncias ? Mede atĂ© que ponto a pessoa Ă© receptiva a novas experiĂȘncias e idĂ©ias. É provĂĄvel que uma pessoa que prefere comprar um carro novo todo ano e visitar sempre lugares novos seja altamente aberta a experiĂȘncia.

ConsciĂȘncia ? Mede a motivação da pessoa e sua abordagem deliberada para a conclusĂŁo de tarefas. Ser disciplinada e organizada sĂŁo marcos de pessoas altamente conscientes.

Extroversão ? Mede até que ponto o indivíduo é atraído para atividades e pessoas. Estar sempre ativo e gostar de aventuras demonstra que a pessoa é altamente extrovertida. Os vendedores são exemplos clåssicos de alta extroversão.

Amabilidade ? Mede a capacidade e o desejo de cooperar com os outros e evitar confrontos. Alguém que se sacrifica, confia nas pessoas e detesta discutir é, provavelmente, muito afåvel.

Neurose ? Mede a capacidade de uma pessoa apresentar estabilidade ou controle emocional. Ser pessimista, derrotista e ansioso costumam ser caracterĂ­sticas prĂłprias de pessoas com alto grau de neurose.

Mas até que ponto o DNA pode influenciar no sucesso ou no fracasso?

O DNA que lhe Ă© dado na ?loteria genĂ©tica? fornece a vocĂȘ um esqueleto para o seu sucesso. Todas as pessoas podem alcançar o sucesso se souberem quem elas sĂŁo, quais aspectos de sua personalidade sĂŁo pontos fortes e quais sĂŁo pontos fracos. Em meu livro, apresento uma avaliação para verificar os pontos da personalidade (confira, logo abaixo, como ter acesso a esse material). Uma vez que vocĂȘ jĂĄ sabe onde se encaixa no teste, serĂĄ capaz de adotar o que chamo de oito promotores de sucesso. Assim, o seu DNA poderĂĄ colocĂĄ-lo no caminho para o sucesso ou, se vocĂȘ escolher ignorĂĄ-lo, no caminho para algo menor que o sucesso.

Quais sĂŁo os oito promotores de sucesso e como utilizĂĄ-los?

Esses promotores atuam como um dimmer (regulador para iluminação) em uma lùmpada, elevando ou reduzindo a atividade genética. Certas atitudes e håbitos fazem o mesmo em relação aos nossos traços e habilidades hereditårias, impulsionam a evolução. Chamo essas atitudes e håbitos de genes ?promotores do sucesso?.

O gene do ?tecido cicatricial prematuro? ? Algumas pessoas sĂŁo atingidas por grandes adversidades e nĂŁo sobrevivem; outras reagem, porĂ©m nĂŁo conseguem se recuperar totalmente, mas existe aquelas que, nĂŁo importa quais sejam os obstĂĄculos, sempre tĂȘm sucesso. Praticando esse promotor de sucesso Ă© possĂ­vel superar as experiĂȘncias negativas que surgem precocemente.

O gene de ?pintar um quadro? ? As pessoas de sucesso tĂȘm um senso de que querem fazer uma coisa grande ou pelo menos Ășnica. Ao ativar esse gene, as pessoas descobrem por que querem ter sucesso e buscam ativamente novas experiĂȘncias.

O gene do ?foco Ă  frente? ? Nem sempre as oportunidades batem na sua cara e dizem: ?Aqui estou eu?. Esse gene envolve permanecer focado Ă  frente e ser otimista. O gene do ver ?atrĂĄs da eqĂŒina? ? Distanciar-se dos detalhes permite que vocĂȘ absorva um quadro mais amplo. Ver horizontalmente, atravĂ©s de uma ampla gama de assuntos e de fontes, dĂĄ Ă  intuição mais informaçÔes para gerar idĂ©ias.

O gene da ?visita sem hora marcada? ? VocĂȘ pode ter a melhor idĂ©ia do mundo, mas se nĂŁo conseguir convencer as pessoas, nĂŁo irĂĄ muito longe. É preciso saber o que faz dos seus produtos ou idĂ©ias algo valioso.

O gene ?jogo das toupeiras? ? A capacidade de recuperação é um dos mais importantes promotores de sucesso, é preciso aprender a aceitar a rejeição por causa daquilo que ela pode nos ensinar.

O gene POEHC ? Essa sigla representa as palavras problema, observação, hipótese, experimentação e conclusão. Procure analisar as situaçÔes definindo o problema, observando os dados, desenvolvendo uma hipótese, experimentando para ver o que acontece e extraindo conclusÔes.

O gene do ?bom sujeito? ? As empresas buscam pessoas honestas, gentis, colaboradoras e Ă­ntegras. Seja um bom sujeito e vencerĂĄ a longo prazo.

Depois de feito o teste, o que fazer para utilizar adequadamente os oito promotores em prol de uma carreira bem-sucedida?

Uma vez que vocĂȘ sabe onde se encaixa nos cinco traços da personalidade, pode aliar esse entendimento com os oito promotores do sucesso, escolhendo em qual deles trabalharĂĄ mais. Todo mundo precisa adotar os oito, mas a sua herança genĂ©tica determinarĂĄ qual deles Ă© o mais importante para vocĂȘ.

O senhor iniciou sua carreira como biólogo celular e, hoje, é CEO da Diversified Agency Services, mas também trabalhou bastante tempo como vendedor. Como os genes do sucesso foram importantes para sua carreira?

Eu detectei meu DNA de sucesso como vendedor, pois era capaz de me relacionar com os clientes e perceber quais eram as necessidade de cada um deles. Eu também era capaz de encontrar novos clientes e aprender o que eles precisavam. Então, pude determinar como vender a eles. Hå alguns anos, centenas de empreendedores relataram suas histórias para mim. Então, percebi que eles viveram praticamente o que vivi ? eles tinham o gene empreendedor que deu a eles o sucesso. E, assim como eu, todos adotaram os oito promotores de sucesso.

Em sua carreira como vendedor e nas pesquisas para o livro, o senhor detectou que acreditar naquilo que vende Ă© fundamental. Como melhorar a capacidade de confiar no que vende?

Isso tem uma importĂąncia vital. VocĂȘ deve se avaliar e conhecer seu o DNA para saber o que Ă© certo para a sua carreira. Uma vez que vocĂȘ avaliou seu DNA e observou a sua carreira, saberĂĄ se o que estĂĄ fazendo Ă© ou nĂŁo certo para vocĂȘ. Se nasceu para ser vendedor, entĂŁo Ă© esse o caminho que vocĂȘ deve seguir. NĂŁo tente fazer algo que nĂŁo Ă© certo para vocĂȘ, pois nĂŁo alcançarĂĄ o sucesso. Pinte a sua figura do sucesso e viva dentro da pintura que fez para vocĂȘ.

Na internet

Para fazer o teste citado nesta entrevista, acesse o site: www.motivaonline.com.br, clique na seção Motiva Plus e escolha o ícone Personalidade Empreendedora.

ConteĂșdos Relacionados

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia sĂŁo escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo jĂșri (no caso, o capitĂŁo do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima