Tire o bode

Certa vez, um homem foi até um sábio para descarregar suas reclamações Certa vez, um homem foi até um sábio para descarregar suas reclamações: morava em uma palhoça, com crianças berrando o dia inteiro, a sogra reclamando de tudo, a mulher que só não fica suspirando pelos cantos porque não há cantos disponíveis. O sábio pensou, pensou, e perguntou:

? Você cria um bode, também, certo?

? Certo.

? Então, coloque esse bode dentro de casa.

? Como é que é? Como isso vai melhorar minha vida?

? Experimente fazer o que eu disse por uma semana.

Bom, lá foi nosso herói, colocar o bode dentro de casa. E depois de uma semana, voltou ao sábio:

? Pomba, sábio, coloquei o bode em casa e as coisas só pioraram. O bode está comendo os poucos móveis que temos, ameaçando chifrar as crianças, fica berrando a noite inteira e não deixa ninguém dormir, fora o cheiro horrível que está pela casa.

? Bom, tire o bode de casa e depois volte aqui.

E o sujeito voltou depois de uns dias, só sorrisos:

? Sábio, muito obrigado! Minha casa agora é um paraíso! Sem o bode lá dentro todos se dão melhor, as crianças podem andar sem medo, minha sogra está toda animada escolhendo novas coberturas para os móveis, a casa está cheirando a limpeza…

Essa história acontece muito em nossa vida. O problema é que, muitas vezes, somos nós mesmos que colocamos o bode ali. E não o vemos. Passamos a culpar tudo e todos, a buscar soluções mirabolantes para resolver os problemas auto-impostos quando só o que é preciso fazer é tirar o bode de casa.

Frase: ?Céu e inferno são estados da mente humana. Viver num ou noutro é uma opção individual? ? Martin Claret

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima