Todo ano você faz tudo sempre igual? É hora de mudar e promover uma virada em sua vida

Se você já fez a sua lista com todos os sonhos e planos para este ano, deixe-a bem guardada para conferir, no final de 2005, quantos deles você concretizou. Para imaginar o resultado, lembre-se dos anos anteriores, quantos projetos ainda estão engavetados? Início de ano é sempre um motivo para pensar em vida nova, mas não deixe que o estresse, o medo e a rotina transformem seus sonhos em desejos esquecidos no papel. Para ajudar nessa missão, a VendaMais traz uma entrevista exclusiva com César Souza, autor dos livros Talentos & Competitividade, Você é do Tamanho de Seus Sonhos e O Momento da Sua Virada.

VendaMais ? Como fazer com que planos e sonhos das famosas listas de Ano-Novo sejam concretizados?
César Souza ? Todos nós temos sonhos ? ou já tivemos um dia, antes de sermos sufocados pelo peso dos afazeres diários. Mas, o aumento das responsabilidades e as dificuldades encontradas no decorrer dos anos nos impuseram uma trajetória que pode ter nos distanciado daqueles sonhos. Quantos prestam serviços dos quais não gostam, aturam um chefe insuportável, não se relacionam bem com o companheiro? Mergulhados no ?ópio? da rotina, acabamos negligenciando nossos sonhos e vamos pouco a pouco perdendo a capacidade de sonhar. Muitos levam suas vidas sem direção, na fantasia de que um dia tudo mude se ganhar na loteria, se Deus mandar bom tempo, se a esposa tomar tal atitude, se o chefe enxergar suas capacidades, se, se e se… Se não houver ações claras e direcionadas da própria pessoa, tudo pode continuar exatamente do jeito que está. E daqui a exatamente a um ano, estará de novo fazendo as mesmas promessas e amargando as mesmas frustrações. O mundo é movido a sonhos. Mas empreender sonhos não é obra do acaso, requer gestos conscientes.

VM ? No livro: Você é do Tamanho de Seus Sonhos, você demonstrou que os sonhos podem ser o primeiro passo do sucesso de empresas e carreiras. O Momento da Sua Virada mostra a estratégia de como chegar onde se deseja?
CS ? Você é do Tamanho de Seus Sonhos foi sobre o porto, onde se quer chegar. O Momento da Sua Virada é sobre como chegar lá, relata histórias de empresas e pessoas que gerenciaram muito bem a travessia e por isso chegaram onde desejavam.

VM ? O que é necessário para criar uma próxima chance de mudar a realidade?
CS ? Trata-se da atitude e da postura que uma pessoa ou empresa precisa ter. Não se deve esperar que uma circunstância indesejada e inesperada nos force a mudar. Devemos criar as circunstâncias que nos leve ao próximo patamar de nossas vidas. Para isso, é necessário acreditar no sonho, identificar onde se quer chegar, ter muita coragem e determinação de criar a ruptura construtiva para ir ao próximo patamar. Infelizmente o medo nos paralisa e a maioria das pessoas acaba como atores coadjuvantes da própria vida em vez de protagonistas.

VM ? Existem momentos mais adequados para promover uma virada?
CS ? O melhor momento, por mais paradoxal que pareça, é quando tudo vai bem. Em time que está ganhando é que se mexe, ao contrário do dito popular. Quando as coisas vão mal e temos de correr atrás do prejuízo, a mudança já é forçada. O bom mesmo é quando as coisas vão bem e a gente não se acomoda. Sugiro às pessoas que façam da reinvenção de um estilo de vida. Antecipe-se. Não espere a ruptura inesperada para ser obrigado a mudar. Mude, para não ser moldado!

VM ? O momento da virada precisa ser necessariamente uma coisa grandiosa, como mudar de carreira, de país ou de emprego?
CS ? Não. Às vezes a somatória de várias guinadas na vida é que cria o momento da virada que nos alça a outro patamar. O que é necessário é ?um modelo mental?, uma forma de pensar e agir que não gere acomodação e sim foco, paixão, determinação, perseverança e, principalmente, auto-confiança em si e nos sonhos. Os vendedores sabem, por exemplo, que conquistam clientes nas suas atitudes do dia-a-dia. Não adianta algo espalhafatoso se não tiver consistência. A conquista de um grande cliente pode vir a ser uma grande virada na vida de uma empresa e de um vendedor, depende de pequenas aproximações e atitudes até que chegue o momento decisivo da conquista.

VM ? Como quase tudo na vida, não existem receitas para obter sucesso. Mas, quais são os principais pontos para aumentar a chance de bons resultados?
CS ? O importante é saber onde se quer chegar, é ter um mentor, um cúmplice em seu projeto, é sempre ter um plano B caso algo não saia como o previsto. É, principalmente, a paixão pelo que se faz.

VM ? Quais são os maiores erros quando se promove um momento de virada na vida?
CS ? A arrogância, a onipotência, o erro de cálculo, a tentativa de fazer tudo sozinho. Esperar muito também é errado. Ao contrário do dito popular: ?Quem espera sempre alcança”, eu afirmo que “Quem espera, nunca alcança”. Copiar o modelo dos outros também é errado. Por isso implico com o benchmark. Muita gente acha que ele é o teto, onde se deve chegar. Penso que o benchmark é o piso. Se alguém já fez isso, posso fazer melhor ainda. Além disso, benchmark é coisa de invejosos, de quem cuida da vida do vizinho e tenta copiar. Sugiro que cada um cuide dos seus clientes, do seu amor, de sua vida em vez de ficar copiando o que os outros fizeram. Os exemplos de meu livro são para provocar reflexão. Assim: ?Se uma vendedora de acarajé foi capaz de fazer isso, porque eu que tenho mestrado não sou capaz?”. Apenas provoco, não estimulo a cópia.

VM ? De todos os exemplos de virada que você contou no livro, o que tinha de comum entre eles?
CS ? Criatividade, coragem, paixão, determinação, foco e, principalmente, um modelo mental que faz da reinvenção um estilo de vida. As pessoas não apenas deram certo em uma virada. Criaram múltiplas viradas ao longo de suas trajetórias.

VM ? Os erros do passado podem traumatizar e até impedir novas tentativas de mudar?
CS ? O maior obstáculo para a realização de sonhos é o medo que gera acomodação e covardia. Mas devemos aprender com os erros do passado. Os verdadeiros realizadores de sonhos, os que souberam criar seus momentos de virada, conseguiram ?fazer da queda um passo de dança”, como diz o grande escritor brasileiro Fernando Sabino.

VM ? Que competências críticas favorecem o sucessos das empresas?
CS ? As competências críticas são características que diferenciam uma empresa de outra, uma pessoa de outra. Senso de propósito comum, clima de inovação, cultura explicitada e disseminada, alianças e parcerias, flexibilidade nas operações, líderes em todos os níveis e clientividade. A última, um termo que cunhei e registrei em 1999, é o foco na solução para o cliente. Quando uma empresa está totalmente voltada para o cliente, existe uma postura e atitude de todos na empresa, e não apenas na área de marketing e vendas, ela é vencedora. A maioria das organizações que conheço e que perdem clientes, perdem-nos devido a falta de postura da clientividade das áreas de cobrança, jurídica, operacional, logística, administrativa, etc. Infelizmente pensam que cliente é responsabilidade da área de vendas. Não é. Cliente é responsabilidade de todos da empresa. Quem pensa assim, tem sucesso.

VM ? E que competências possibilitam que as pessoas sejam bem-sucedidas?
CS ? A capacidade de comunicação, de criar e consolidar relacionamentos, liderança, velocidade e rapidez, saber ouvir, empreendedorismo, inteligência integradora, autodesenvolvimento permanente, capacidade para transformar problemas em oportunidades e habilidade de lidar com recursos escassos.

VM ? As pessoas e empresas, muitas vezes, têm conhecimento dessas competências. Mas elas são aplicadas no dia-a-dia?
CS ? Nem sempre, por isso escrevi o livro. Tentei coletar e contar as histórias de pessoas e empresas vencedoras para estimular outras a pensarem, não para copiarem, mas para provocar uma reflexão.

O estilo de cada pessoa
A combinação de duas variáveis ? como você define seu porto de chegada e como planeja a travessia ? define o estilo pessoal. Esse será o diferencial decisivo, que vai determinar o grau de sucesso. César Souza identificou cinco perfis básicos, veja algumas características:

Acomodado ? Não tem um objetivo e está despreparado para a travessia, não sabe onde quer chegar, não sonha, nem se prepara. Vive na zona de conforto. Se é jovem, segue os outros; se é aposentado, veste o pijama; se é executivo, passa o dia de olho no relógio esperando o fim do expediente.
Planejador sem foco ? Embora seja competente na travessia, não tem um objetivo claro. É eficiente, preparado, mas não comete ousadias. Vai para onde sopra o vento. Espera o tempo passar, a aposentadoria chegar. Funcionário padrão, oferece um bom apoio para os sonhos dos outros, mas não move uma palha para realizar o seu.
Realizador afobado ? Tem um objetivo claro, mas se atrapalha na travessia, sai atropelando tudo e todos. Sonha com várias coisas ao mesmo tempo e não hierarquiza seus planos. Idealista, porém desorganizado, não planeja os detalhes. Dá um passo maior do que a perna. A maioria dos empreendedores natos é assim.
Realizador moderado ? Tem os sonhos mais ou menos definidos e é mais ou menos competente na travessia. Responsável, cauteloso, consistente, caminha devagar e sempre dá passos seguros. É do tipo incremental. Às vezes, por excesso de cautela, almeja pouco e dá saltos dentro do mesmo patamar.
Realizador pleno ? Conhece seu objetivo e é competente na travessia. Tem a cabeça nas nuvens e os pés no chão. Anda para frente, busca um novo patamar, identifica o momento da virada. Não apenas sabe onde quer chegar, mas se prepara para alcançar o porto, o que aumenta suas possibilidades de acerto. Elabora um plano de negócios com alma, elege um mentor adequado, escolhe parceiros que o ajudam, tem conhecimento do negócio. Eficaz, faz a coisa certa e faz certo as coisas.
Alerta: Esses estilos nem sempre são rígidos, alguns se misturam e variam de acordo com as circunstâncias. O Momento da Sua Virada foi escrito especialmente para as pessoas que não apresentam o perfil dos realizadores plenos, mas estão dispostas a mudar sua maneira de pensar e de agir.

Para saber mais
Livro: O Momento da Sua Virada
Autor: César Souza
Editora: Gente
Onde encontrar: www.livrariascuritiba.com.br

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