TOP 10: blogs corporativos inspiradores

blogs corporativos inspiradores

Manter contato com seus clientes, parceiros e com o mercado e oferecer conteúdo útil e de qualidade em canais como blogs e redes sociais não é mais questão de escolha, é questão de posicionamento. Conheça dez empresas que estão cientes disso e fazem um excelente trabalho de marketing de conteúdo em plataformas próprias e inspire-se para seguir o mesmo caminho

Quase duas décadas após seu surgimento, eles já podem ser considerados “velhinhos” no meio on-line. Os blogs desenvolveram-se em paralelo à própria web. Depois de servirem como diários virtuais, chegaram ao mundo corporativo, tornando-se um poderoso canal para as empresas se comunicarem e se relacionarem com seus públicos.

Essa plataforma acompanhou as mudanças do mundo digital e, hoje, mais do que nunca, é uma ferramenta social que serve para criar diálogo com seus clientes, passando informações institucionais e conteúdos úteis para o dia a dia deles e também para o mercado.

Pensando no potencial que esse canal tem para fortalecer a relação entre sua marca e seu público, fizemos uma lista com blogs de empresas que estão utilizando muito bem essa ferramenta – seja informando seus clientes, prestando contas ou oferecendo conteúdo especializado. São excelentes fontes de inspiração para você começar a pensar na criação do seu próprio canal.

Blog Consultoria Natura

Visite: blogconsultoria.natura.net

Antes mesmo dos consumidores finais, um importante público da Natura são seus consultores e consultoras. Atuando como representante de vendas, eles levam os produtos da empresa aos clientes. O objetivo desse canal é fortalecer o relacionamento com esse grupo e mantê-lo atualizado sobre campanhas, promoções, novidades e informações dos produtos e da empresa.

Para se inspirar: Os consultores Natura estão espalhados pelo Brasil e a proposta do blog é permitir que a empresa se comunique de forma centralizada e interativa com esse público. Centralizada porque os representantes sabem que ali encontrarão as informações de que precisam para vender cada vez mais e melhor. E interativa porque, no campo de comentários, podem tirar suas dúvidas e dar opiniões.

Se você tem uma equipe de vendas que atua em diferentes regiões, esse modelo pode trazer grandes resultados, aproximando (mesmo que virtualmente) sua equipe e levando mais informações a todos.

Blog do Varejo – Gazin Atacado

Visite: blog.gazinatacado.com.br

Um dos grandes desafios das empresas ao se comunicarem com seus públicos é entender o que eles querem saber e qual é a linguagem ideal para transmitir isso. Atuando no atacado e atendendo principalmente lojistas de pequeno e médio porte, a Gazin Atacado mostra que conhece muito bem seus clientes. No blog, são publicados conteúdos relacionados a questões que o varejista vive no dia a dia (como dicas sobre técnicas de venda e sobre manutenção de estoque), utilizando uma linguagem simples, objetiva e didática.

Para se inspirar: O Blog do Varejo atua como complemento a diversas outras atividades educacionais que a Gazin Atacado oferece a seus clientes. A Academia do Varejo (www.gazinatacado.com.br/academia-varejo), com cursos on-line para formação de líderes, é um exemplo disso. Enquanto o blog traz dicas pontuais e para o dia a dia, a Academia p conteúdos mais aprofundados sobre gestão.

Você pode fazer algo parecido em sua empresa. Utilize o blog como observatório para entender quais são os temas que seu público mais gosta e procura e ofereça materiais mais detalhados sobre eles em outros canais – como por e-mail, em videoaulas e assim por diante.

Blog Consul

Visite: www.consul.com.br/blog

Se não fosse pelo símbolo da Consul na página, seria difícil perceber que esse blog é da empresa. Isso porque o foco do canal é trazer temas de interesse do público final. Tem receitas, dicas de decoração e utilidades domésticas. Isso tudo relacionado aos produtos que a marca comercializa e às necessidades do seu público, claro. Mas nenhum texto fala dos produtos em si. O foco é mostrar tudo o que o consumidor pode fazer com eles, expondo e explicando seus benefícios na prática.

Para se inspirar: Esse é um belo exemplo de como se comunicar e se relacionar com os clientes sem ficar falando só da empresa o tempo todo. A Consul sabe que seu cliente, quando compra um processador de alimentos, por exemplo, tem uma expectativa sobre o que ele pode fazer. Por isso, no blog, ela dá diversas opções de receitas em que o consumidor pode transformar o produto em algo que trará felicidade e bem-estar.

Quando estiver pensando em temas para o seu blog, amplie sua visão, não foque apenas nas informações institucionais que gostaria que seu público conhecesse. Pense sempre no que o seu consumidor/cliente espera e no que ele precisa. Além disso, revele como ele pode utilizar seus produtos e serviços na prática, mostrando o real valor do que você vende para o dia a dia dessas pessoas.

Blog ContaAzul

Visite: contaazul.com/blog

Esse é outro caso que mostra que utilizar a linguagem e o conteúdo corretos para seu público é o caminho para fazer um blog corporativo de sucesso. O público principal da ContaAzul, sistema de gestão para micro e pequenas empresas, são os empreendedores. O blog traz respostas para as principais dúvidas de quem está começando seu próprio negócio ou de quem pretende empreender no futuro. Se a proposta da ferramenta que eles vendem é ajudar o pequeno empresário no seu dia a dia, faz sentido que o blog tenha o mesmo objetivo.

Para se inspirar: Um dos destaques do blog ContaAzul são os casos de sucesso, com histórias de empreendedores que conseguiram superar dificuldades usando a solução oferecida pela empresa. É importante trazer casos reais para que o público se identifique e se aproxime da marca.

Conte as histórias de sucesso que a sua empresa ajuda a construir. Mais do que uma prova de que seu produto ou serviço funciona, é a confirmação de que sua empresa está cumprindo a missão de ajudar seus consumidores.

Blog Sympla

Visite: blog.sympla.com.br

A Sympla é uma ferramenta que oferece soluções tecnológicas para promotores de eventos. Seu blog vai ao encontro desse objetivo e também traz diversas informações muito úteis para quem atua nessa área – desde dicas práticas para o dia a dia, até informações sobre legislação e mercado. A marca também traz cases de sucesso, mostrando os eventos que ajuda a realizar e expondo os resultados das soluções na prática

Para se inspirar: Destacam-se, entre os conteúdos, diversos materiais gratuitos para download (guias, e-books, planilhas, etc.). Para ter acesso aos conteúdos, o leitor do blog precisa preencher um formulário com algumas informações.

Essa é uma ótima forma de conseguir dados preciosos de seus clientes. Utilize o blog como uma porta de entrada para um relacionamento mais profundo com o seu público.

Blog Whole Foods

Visite: wholefoodsmarket.com/blog

A Whole Foods é uma rede americana de supermercados que tem como missão ajudar as pessoas a comer de forma mais saudável. Suas lojas oferecem alimentos naturais e orgânicos e o blog da Whole Foods também traz esse conceito. Além de receitas saudáveis, ele apresenta dicas de sustentabilidade para melhor preparar e conservar os alimentos, evitando ao máximo o desperdício, mostra caminhos que as pessoas devem seguir para levar um estilo de vida com cada vez menos produtos químicos e industrializados – trazendo, por exemplo, lições sobre como espantar mosquitos de forma natural – e assim por diante.

Para se inspirar: A proposta da empresa (e do blog) é ajudar seu público a superar um desafio. Com tantas opções de alimentos processados à disposição, é mesmo muito difícil colocar em prática aquilo que já sabemos: que comer de forma mais natural é mais saudável. O blog traz dicas pontuais que ajudam a promover essa missão na prática. A série de posts sobre o que comer durante a semana é um exemplo disso.

Você sabe qual é o principal desafio de seu consumidor e de que forma sua empresa pode ajudá-lo a resolvê-lo? Sim? Deixe isso claro no seu blog! Mostre empatia quanto ao problema e conhecimento para auxiliar seu cliente e conquiste a atenção do público.

Blog da 3M

Visite: 3minovacao.com.br/blog

Uma marca faz sucesso quando vende não apenas serviços ou produtos, mas, acima de tudo, conceitos fortes. No caso da 3M, seu principal negócio é a inovação. E o tema central de seu blog não poderia ser diferente. O canal traz artigos relacionados à inovação em suas diversas formas. Você dificilmente encontrará algum texto sobre a 3M em si. O foco é mostrar como ser criativo em diferentes áreas.

Para se inspirar: O blog da 3M oferece ferramentas interativas e educacionais. Os leitores que se cadastram podem fazer aulas para aprender a inovar, deixar comentários e fazer anotações nos posts. Quanto mais o usuário interage no blog, mais pontos ele ganha e entra para o “ranking dos mais inovadores”.

Incentive a interatividade no blog de sua empresa. É importante que o seu leitor participe da construção do conteúdo. Afinal, a grande sacada de ferramentas de comunicação social como os blogs é justamente possibilitar a colaboração e o diálogo entre uma marca e seu público.

Blog do Museu de Arte Moderna de São Paulo

Visite: mam.org.br/blog

O que as pessoas querem saber de um museu? Bem, elas querem saber o que está acontecendo lá, certo? E é justamente esse o objetivo do blog do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Nele, os leitores encontram informações sobre a programação e também sobre o museu em si. Conhecendo melhor cada exposição, fica mais fácil para o público escolher o que prestigiar. O foco do blog do MAM não é vender um produto ou serviço, e sim vender a ideia de ir ao museu.

Para se inspirar: O blog do MAM publica audioguia” – notícias em formato de podcast – periodicamente. Utilizar diferentes tipos de mídia é importante para dar dinamismo ao blog e também atender as necessidades de pessoas com deficiência visual, por exemplo.

Vá além do texto, quanto mais multimídia seu blog for, mais dinâmico e interessante ele será.

Blog Tecnisa

Visite: blogtecnisa.com.br

Um blog de uma construtora que fala sobre o mercado imobiliário, abordando as necessidades do ponto de vista do consumidor. Essa é a proposta do blog da Tecnisa, que traz textos sobre decoração, inovação na construção civil e notícias do segmento imobiliário. O objetivo é abordar assuntos úteis para aquelas pessoas que estão interessadas em comprar um imóvel (os possíveis clientes da empresa).

Para se inspirar: Todos os posts do blog da Tecnisa são assinados. Ou seja: possuem um pequeno perfil com foto e descrição da pessoa que escreveu o texto. Isso faz muita diferença, pois mostra que o blog é construído por pessoas reais – o que aproxima a empresa do público e dá credibilidade ao conteúdo.

Encontre um ou mais representantes de sua marca para assinar os textos do seu blog corporativo – podem ser externos (consumidores, especialistas) ou internos (os próprios colaboradores). Além de humanizar os textos, isso ainda valoriza o conhecimento de seus profissionais e/ou de seus próprios clientes e parceiros.

Blog Nestlé

Visite: www.nestle.com/aboutus/insight

O blog da Nestlé tem uma pegada diferente. O objetivo é mostrar o conhecimento e a opinião de representantes da empresa por meio de posts individuais de cada um deles. Os textos trazem temas relacionados aos problemas de alimentação e nutrição enfrentados no mundo inteiro, fazendo um paralelo com o que a Nestlé tem feito para tentar minimizar essas situações. A marca afirma que é “comprometida em melhorar a vida das pessoas oferecendo opções de alimentação saudável e saborosa em todas as fases da vida”. Os posts servem como uma prestação de contas ao público, comprovando que eles estão realmente empenhados nessa missão.

Para se inspirar: Os posts do blog da Nestlé são todos assinados e têm as fotos dos executivos da empresa na assinatura. Além disso, dentro dos textos, há indicação de estudos realizados pela própria empresa, que confirmam o compromisso em conhecer os problemas de alimentação existentes para tentar resolvê-los.

Sua empresa também pode ajudar a construir conhecimento sobre o seu mercado. Realize pesquisas com seus consumidores, promova debates, levante propostas – seja uma referência em seu segmento de atuação.


Colaborou nesta matéria: Francine Pereira

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