Trabalhar em equipe é mais produtivo

Na verdade, o que acontece é que as pessoas têm personalidades diferentes e, por isso, não podem ser tratadas da mesma maneira. O homem é um ser social e, por isso, necessita do constante contato com os seus semelhantes, sendo incapaz de viver em isolamento. Mas o que acontece, na prática, é que muita gente, mesmo rodeada de pessoas, vive em permanente solidão. Não se relaciona com os outros e prefere tê-las à distância, principalmente no convívio profissional, em que as pessoas passam boa parte do tempo juntas.

Esses profissionais, que vivem na solidão, sempre dizem que trabalhar em equipe é difícil porque as pessoas são complicadas. É o que se ouve com freqüência de muitos gestores e chefes de equipe. Mas será que apenas os outros são complicados?

Na verdade, o que acontece é que as pessoas têm personalidades diferentes e, por isso, não podem ser tratadas da mesma maneira. Mas, geralmente, as individualidades não são respeitadas, gerando insatisfação e falta de entusiasmo na equipe. Como conseqüência, a produtividade cai e o grupo passa a ser taxado de incompetente.

Para que uma equipe tenha êxito, é necessário que haja satisfação e harmonia entre seus integrantes, com todas as pessoas sentindo-se úteis e produtivas. É fundamental a conscientização de que os degraus mais elevados do sucesso só serão atingidos por aqueles que contarem com a colaboração dos outros. Para isso, alguns fatores importantes devem ser levados em consideração:

Harmonia ? Antes de tudo, o ser humano deve se vacinar definitivamente contra o individualismo, pois vivemos em uma sociedade moderna, em que todos dependem uns dos outros. E nessa relação de interdependência, o lema é trabalhar com os outros e não contra os outros, porque somente assim somarão forças e os resultados serão melhores. Sem o apoio de todo o grupo, os resultados da equipe serão um fracasso e só haverá apoio se existir confiança mútua. Relações com interesses individualistas levam a conflitos e o objetivo da equipe deixa de existir.

Compreensão ? Todo relacionamento só será positivo e saudável quando houver a flexibilidade baseada no entendimento entre as pessoas. A pura e inflexível ordem só destrói a equipe. Portanto, interpretar as pessoas é fundamental para o trabalho em equipe, pois nem todas aceitam o tratamento que não seja condizente com a sua personalidade e competência. Muitas vezes, por uma questão de arrogância ou autoritarismo, não se cede em nada, mesmo sabendo que o outro está certo.

Respeito ? Respeito não se impõe, se conquista. Mas é fundamental que os outros também sejam respeitados. Muita gente quer ser respeitada com autoridade e cara feia. Antes de agir assim, é aconselhável pensar em como você reagiria se fosse o outro. Então, em vez de mandar aos gritos e agredir, faça o uso de expressões como: ?Por favor?, ?desculpe? e ?obrigado? e os resultados serão bem melhores, além de conquistar o respeito do grupo. Quando os outros são tratados com educação, sentem-se na obrigação de fazer o mesmo, pois todas as pessoas merecem e gostam de respeito. Aquelas que não gostam, por viverem de mal com a vida, geralmente acabam recebendo o troco na mesma moeda, sem direito a reclamar.

Comunicação ? Uma boa conversa, principalmente em que se ouve os outros, os estimulando para que expressem suas idéias, seus pensamentos, só trará benefícios, já que as pessoas têm muitas informações úteis que não são repassadas à toa. No diálogo com a equipe, é importante valorizar toda a participação, por mais simples que seja, pois, às vezes uma idéia simples pode ser uma grande solução. Essa informação deve fluir em todos os sentidos, ou seja, de baixo para cima e vice-versa. Uma coisa importante na comunicação com a equipe é a hora de elogiar e repreender. O elogio deve ser feito em público e com demonstração de satisfação no rosto de quem o está fazendo. Por outro lado, as repreensões devem ser feitas em locais reservados com equilíbrio e sem alteração da voz. Geralmente, as repreensões na forma de aconselhamento são assimiláveis e surtem efeitos bastante positivos, além de não deixarem cicatrizes.

A velocidade das transformações na sociedade é incrível, e quem não a acompanha fica para trás em um piscar de olhos. Hoje, as tecnologias de ontem já estão obsoletas e amanhã, irão para o museu. Do mesmo modo, o ser humano tem de estar em constante evolução, senão não terá mais espaço no mercado. Atualmente, quem não se adaptar ao trabalho em equipe, achando que ainda é capaz de fazer tudo sozinho, será um forte candidato ao desemprego e mais um a reclamar da falta de sorte.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima