Traição – Histórias de vendedores que foram traídos por seus clientes

A seção “Opinião” da VendaMais de dezembro foi atrás de histórias de vendedores traídos por clientes. Depois de ter conferido os relatos de nossos leitores na edição impressa, leia o artigo de Raúl Candeloro que deu origem à discussão.

Nem todas as águas dos oceanos, nem todos os perfumes do mundo limparão a cor e o cheiro da sua traição. Shakespeare (Macbeth)

Uma das coisas mais dolorosas que pode acontecer na vida de um ser humano é ser traído. A dor da traição ocorre em grande parte pela surpresa ? somos traídos por alguém que não esperávamos que fizesse isso conosco. Alguém em quem investimos, depositamos nossa confiança e, ingenuamente, achávamos que seríamos correspondidos. Quando isso não acontece, vêm a surpresa e decepção, depois a tristeza e finalmente a dor e constatação da nova realidade.

Na área comercial, é comum se falar sobre ?fidelidade? de clientes. Especialistas como Reichheld, por exemplo, dizem que o termo está completamente errado. O correto seria falar de lealdade de clientes, pois fidelidade é coisa de amor, laços eternos, juramentos, etc. Outros especialistas (Sérgio Almeida é um deles) defendem o contrário: que é correto, sim, falar sobre fidelidade comercial.

Seja qual for sua opinião, a verdade é que todos nós já passamos pela situação de fazer tudo que um cliente quer e investir nele, só para levar uma rasteira. Falta de ética, mentiras, cinismo… sim, isso também acontece no mundo das vendas (infelizmente). E dói também. É uma dor diferente da traição amorosa, logicamente, mas incomoda muito.

Estamos procurando histórias como essas para a VendaMais. Histórias de vendedores que foram ?traídos? por clientes. Não estamos falando dos que trocaram de fornecedor porque encontraram um preço melhor, condições de pagamento melhores, etc. Isso faz parte do jogo e dia-a-dia do vendedor. Perder clientes de vez em quando é normal. O que estamos falando é de sacanagem mesmo ? clientes que, na maior cara-de-pau, passam a perna no vendedor e queimam a relação para sempre.

Se você tem uma história dessas, vamos adorar ouvi-la (tente ser breve…). Envie um e-mail para: [email protected] até o dia 17/09 e conte-nos o que aconteceu.

Abraço e boas vendas (de preferência com clientes leais e fiéis).

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima