Treinamento para profissionais buscam o desenvolvimento e a capacitação

Nesta edição entrevistamos Sérgio Ricardo, do Doutor em Vendas, site de treinamento para profissionais buscam o desenvolvimento e a capacitação. É direcionado para vendedores, gerentes de equipes, profissionais de RH e empresários. No site tem disponível gratuitamente artigos, módulos de treinamento (apostilas e apresentação em Power Point), clipes de áudio e vídeo-treinamento, além de outros produtos para comercialização como livros, vídeos e áudios. [ Você está em >>> EZINES >>> ENTREVISTA VENDAMAIS entrevista Sérgio Ricardo ]

Nesta edição entrevistamos Sérgio Ricardo, do Doutor em Vendas, site de treinamento para profissionais que buscam o desenvolvimento e a capacitação. É direcionado para vendedores, gerentes de equipes, profissionais de RH e empresários. No site tem disponível gratuitamente artigos, módulos de treinamento (apostilas e apresentação em Power Point), clipes de áudio e vídeo-treinamento, além de outros produtos para comercialização como livros, vídeos e áudios. www.doutoremvendas.com.br

1) Olá, você poderia nos dar uma breve descrição do que é o seu site?
O doutoremvendas.com é um site de treinamento para profissionais de vendas que buscam o desenvolvimento e a capacitação. Pretendemos atender a busca de informação e conteúdo para vendedores, gerentes de equipes, profissionais de RH e empresários.

Disponibilizamos gratuitamente várias ferramentas para aumentar as vendas, como artigos, módulos de treinamento (apostilas e apresentação em Power Point), clipes de áudio e vídeo treinamento. Além de comercializarmos produtos (livros, vídeos e áudios) de altíssima qualidade.

Também divulgamos material de autores altamente competentes e de renome, como Raul Candeloro, Márcio Miranda, Daniel Godri, Sérgio Almeida, Paulo Angelim, Prof. Luiz Marins, Prof. Eduardo Botelho, Amyr Klink, entre outros.

2) Como surgiu a idéia de criar o seu site?
O site surgiu como hobby, com o objetivo de disponibilizar material de desenvolvimento e capacitação. O Brasil possui profissionais e publicações de alto nível, porém todas as vezes que precisava pesquisar para desenvolver algum módulo de treinamento era uma odisséia, pois as fontes eram muito diversificadas. Um local disponibilizava informação de publicações, outros específicos para áudio e vídeos.

Comecei a questionar por que não juntar acervo para alguns temas em um só lugar. Isto é, para determinados temas, poderíamos oferecer artigos, apostilas, apresentações, áudios e vídeos. Poderia ser disponibilizada muita informação gratuitas e comercializar produtos dos melhores profissionais.

Hoje, o site é a nossa principal mídia. Mas estamos incubando a empresa em uma grande universidade, para que os projetos de ensino à distância e de treinamento presencial sejam fortalecidos.

O projeto começou a crescer e se tornou um empreendimento viável. Hoje tem gestão profissional, grandes parceiros e sonhos enormes.

O conteúdo e relacionamento que estamos desenvolvendo permitirá novos investimentos em e-learning. Pretendemos desenvolver metodologia de ensino continuado, promovendo os nossos colaboradores e usas idéias.

3) Quais são os grandes diferenciais do seu site em relação aos outros?
O nosso principal diferencial competitivo é a forma como nos relacionamos com nossos colaboradores. São todos profissionais de primeira linha, que buscam, cada vez mais novos clientes para as suas atividades. E olha que são os melhores em produtividade e em vendas!

Não temos o objetivo de competir com nenhum deles, mas agregar valor e divulgar as atividades. Para exemplificar, conto que criamos um folder digital, onde citávamos cerca de 5 produtos/profissionais, mas todos os colaboradores procuraram divulgar para os seus mailings e nos sites, pois sabem que a divulgação do Doutor em Vendas irá gerar visibilidade e negócios para todos nós.

O site doutoremvendas.com possui acervo de 5 importantes ferramentas dos principais consultores do mercado: artigos, módulos prontos (apostila e apresentação de Power Point), livros, áudios e vídeos treinamento. Desta forma, oferecemos várias abordagens sobre determinados assuntos. E também atuamos com informação multimarcas. Isto é, buscamos vários parceiros em cada atividade e divulgamos material de todos. Possuímos material com várias versões e interpretações, que possibilita a melhor análise e reflexão.

A iniciativa de disponibilizar clipes gratuitos de áudios e vídeos também está gerando grande tráfego no site, pois oferecemos um possibilidade de análise, para ajudar na escolha do produto.

4) Porque você escolheu especificamente esta área?
Este projeto é a ferramenta ideal para um profissional que atua no meu segmento. Sou Coordenador de Vendas da Unimed-Rio, frente a uma equipe de 300 vendedores, atuo como Diretor de Treinamento da ADVB-RIO (Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Rio de Janeiro), sou palestrante e apresentador de vídeo / áudio treinamento.

Sei a dificuldade que um gestor de equipe de vendas tem em garimpar informações. Invisto todo o meu tempo, buscando soluções para aumentar a quantidade e a qualidade das vendas da minha equipe e das equipes de nossos associados. A criação deste projeto foi conseqüência da minha atividade.

E disponibilizar na Internet foi a maneira que encontramos para montar uma grande biblioteca multimídia, com shopping virtual e com agilidade de informação.

Além de adorar o que faço. Penso que poucas atividades podem ser tão gratificantes, quanto a responsabilidade de desenvolver pessoas. Saber que com a ajuda das nossas informações, é possível abreviar a curva de aprendizagem dos profissionais de vendas, que é uma linda e desafiadora atividade.

Quando comecei a minha carreira profissional como vendedor, sempre busquei melhorar a metodologia de vendas para aumentar a minha produtividade. Hoje é um sonho ajudar aos colegas. E muito bom quando tornamos um sonho, em projeto de vida.

5) Há quanto tempo ele está no ar?
Dois meses. O site ficou pronto em setembro.

6) Qual a média de acesso dos 3 últimos meses?
Tivemos cerca de 1.500 visitas no primeiro mês. Considerando que a divulgação é segmentada para o nosso target e que está sendo feita através do nosso relacionamento, considero ser uma grande freqüência.

7) Qual o perfil dos seus visitantes atuais?
Profissionais de vendas, como vendedores, supervisores e gerentes de equipes, profissionais de RH, consultores, executivos e empresários. Isto é, pessoas que buscam o desenvolvimento pessoal e profissional.

8) Quem mais poderia se beneficiar usando seu site?
Jovens, para poderem se preparar melhor para o mercado de trabalho, universidade, escolas e empresas.

9) Como você está divulgando seu site?
A nossa divulgação está sendo feita de maneira muito interessante. Como somos uma vitrine de divulgação para nossos parceiros, que são palestrantes, consultores, autores e empresas criadoras de conteúdo, estamos recebendo apoio para divulgação. Lançamos o nosso primeiro folder digital e os parceiros divulgaram para seus mailings. Além de disponibilizarem links nos seus sites.

Estaremos recebendo apoio de assessorias de imprensa para veicular matérias. Também estamos desenvolvendo ciclo de palestras em universidades, onde divulgamos o site. E somos a empresa responsável pelo treinamento presencial da ADVB-RIO. Desta forma divulgamos o site, através do mundo real e físico.

10) Quais desses métodos estão dando o maior retorno?
A melhor mídia foi o direcionamento dos consultores, sem sombra de dúvida. A estratégia de escolher parceiros do gabarito dos nossos, que são formadores de opinião, foi fundamental, pois todos estão disponibilizando as suas máquinas de divulgação.

Um banner disponibilizado na página principal da Editora Casa da Qualidade nos gerou direcionamento para os associados deles, que buscavam outros produtos, como áudios e vídeos treinamento. Quando o Consultor e palestrante Paulo Angelim recomendou o site aos assinantes das suas duas newsletters, Caleidoscópio e Renovar, a visitação elevou imediatamente. Tenho certeza que a divulgação desta entrevista pelo Raúl Candeloro também irá bater recordes de acesso. Estes profissionais têm uma legião de leitores e admiradores.

Neste final de ano, começaremos com publicações em mídia impressa, para ganhar visibilidade no mundo real, para divulgarmos os projetos de e-learning.

11) Quais são seus planos de expansão/crescimento?
Pretendemos focar o nosso acervo em temas específicos da atividade de vendas. Desta forma, poderemos oferecer a melhor fonte de pesquisa. Para cada tema, disponibilizaremos artigos, apostila, vídeos, livros e áudio. Iremos divulgar os seminários, palestras e cursos dos nossos parceiros, para que possamos virar referência de divulgação destes serviços.

Até o início do ano, estaremos oferecendo uma coleção de vídeos-treinamento diferentes do tradicional. Serão filmes de curta duração, com linguagem objetiva e com material de apoio para estudo e desenvolvimento. Assim, dentro da filosofia de educação continuada, estaremos proporcionando desdobramento de informação. Acreditamos que o alto custo de uma palestra de bom nível ou de um vídeo de qualidade seja um grande impeditivo para o desenvolvimento da grande população. Quando começarmos a disponibilizar este material segmentado em curtas doses objetivas e com preços atrativos, iremos criar sequência de compra, pois será de acesso ao grande público e de maneira que ele possa pagar.

Criaremos um projeto que hoje chamamos de Master em Negócios, que será uma coleção de palestras em vídeo com as maiores referências em temas importantes, como gestão de equipes, negociação, atendimento ao cliente, empregabilidade, oratória, marketing, fidelização, entre outros. Estes produtos serão disponibilizados pela Internet, por fitas de vídeo e CD Rom.

Estaremos lançando em parceria com a ADVB-RIO, o primeiro MBA em Vendas do Estado do Rio de Janeiro e cursos de extensão para gerar capacitação de alto nível. Então, ofereceremos os dois pólos, treinamentos virtuais e presenciais.

 12) Quais são as formas de anunciar no seu site?
Ainda não temos anunciantes pagos em atividade. Desenvolvemos relacionamento com os parceiros, já estamos estudando alguns projetos. O nosso principal objetivo é gerar conteúdo de qualidade, divulgação do serviço e visibilidade para os parceiros. Desta forma, a receita tem sido gerada pela comercialização de produtos.

13) Quanto custa anunciar?
Estamos estudando cada caso.

14) Quais são seus maiores parceiros?
Temos três grupos. O primeiro é de colaboradores divulgados no site: ADVB-RIO, Workshop (Márcio Miranda), Daniel Godri, Sérgio Almeida, Prof. Eduardo Botelho, Editora Casa da qualidade e LinkQuality.

O segundo e de parceiros como Paulo Angelim, Mário Persona e Maurício Góis. E temos o terceiro grupo, que está em negociação, onde surgirá uma produtora de vídeo, uma universidade e uma empresa de soluções para e-learning.

15) Que outras oportunidades de parceria existem?
Empresas para gerarem conteúdo segmentado em desenvolvimento pessoal e profissional, escolas de negócios universidades para criarmos projetos acadêmicos virtuais/presenciais, produtoras e empresas de soluções tecnológicas para desenvolvimento de produtos de e-learning e empresas de mídia para distribuír o conteúdo.

16) Como você está financiando seu negócio?
Começou com o meu investimento particular e estamos reinvestindo o lucro que a operação está gerando. Estamos estudando algumas prospostas recebidas para financiamento e parceria.

17) Que conselhos você daria a alguém que vai montar um site na Internet?
Definir qual o objetivo do projeto. Se é hobby ou negócios, pois as estratégias de gestão são completamente diferentes.

Lembrar que um site é como uma loja ou uma revista. Que não basta inaugurar bem bonita, tem de ser focada no cliente e no que ele prefere, precisa ter divulgação segmentada e tem de buscar lucratividade, para que a operação possa se manter.

Que estude muito o seu público alvo, as ferramentas de trabalho e o mercado. Que analise os pontos fracos e fortes dos concorrentes, onde acertaram e erraram, desenvolva pesquisas para não errar o alvo.

E principalmente, que invista tempo, dinheiro e seus sonhos em uma atividade em que seja profundo conhecedor, porque o mercado competitivo em que vivemos não permite uma atitude amadora. O projeto tem de estar alinhado com as suas crenças, habilidades e competências.

18) Que dicas você daria para alguém que já tem um site na Internet?
As dicas são semelhantes para quem tem qualquer tipo de atividade, seja virtualou física. Olhar o negócio com olhos de cliente! Muitas vezes, achamos que temos o melhor serviço / produto do mercado e os clientes é que estão perdendo por não virem comprar a nossa maravilha.

Entrar no site/loja como se fosse um cliente e tentar avaliar se compraria ou se associaria. Tentar identificar como é o processo de compra do seu target e apresentar a solução.

Na Internet, temos cerca de 5 segundos para estimular o navegante a entrar no site e a permanência dele, só depende de um clique que dê no mouse. Se ele não continuar atraído, irá sair facilmente. A saída do site é muito mais fácil do que sair de uma loja.

Focar em rentabilidade. A bolha acabou, explodiu. O site tem de gerar receita/lucro, se não já era.

E gerar relacionamento com fornecedores, parceiros e clientes.

19) Que tendências na Internet você acha que vale a pena comentar?
A Internet deixou de ser novidade para virar canal de mídia e de negócios. No começo, os internautas passavam horas navegando, conhecendo sites e novidades. O boom passou. Hoje, as pessoas entram para buscar soluções. Portanto, devemos oferecer conteúdo/serviços de qualidade, se não ninguém nos acessará.

Percebo como sendo o principal canal de relacionamento que existe entre pessoas, clientes e parceiros. É uma ferramenta que estamos descobrindo novas utilidades todos os dias.

20) Cite um livro que você acha que deveria ser leitura obrigatória para quem trabalha com Internet:
Marketing de Permissão – Seth Godin – Editora Campus 

21)Além do seu, quais são seus sites preferidos?
www.vendamais.com.br
www.intermanager.com.br

www.vocesa.com.br

www.exame.com.br

22) Qual a melhor forma de entrar em contato com vocês?
www.doutoremvendas.com
[email protected]
[email protected]
ADVB-RIO – 21-2532-5148



A Entrevista VendaMais é a melhor forma de divulgar seu site entre possíveis clientes, visitantes, anunciantes e investidores. Não perca a chance de aparecer: para saber mais detalhes de como ser entrevistado, mande um e-mail para Renato Alves da Costa

Como participar da e-zine Entrevistas VM?
Para ser entrevistado, é muito simples. Basta responder as 20 perguntas que serão enviadas. A sua entrevista, além da e-zine, será exibida durante uma semana no site VendaMais (2.500 acessos diários únicos). Você poderá colocar um botão para o acesso direto dos interessados ao seu site. Haverá também uma chamada para a matéria na capa do site, que tem mais de 300.000 acessos mensais.

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima