Aprenda a vender e desenvolver idĂ©ias lucrativas com o empresĂ¡rio que fechou um negĂ³cio em apenas trĂªs minutos Mestre em vender idĂ©ias e Ph.D em desenvolver projetos ousados e criativos, Ricardo Bellino Ă© reconhecido nacional e internacionalmente pelo sucesso de suas iniciativas.
Em 1986 ? com 21 anos ?, tornou-se sĂ³cio de John Casablancas, dono da Elite, na Ă©poca a maior agĂªncia de modelos do mundo. Trouxe para o Brasil a campanha das camisetas contra o cĂ¢ncer de mama. Em 2003, vendeu Ă Donald Trump a idĂ©ia da construĂ§Ă£o da Villa Trump, maior e mais exclusivo complexo de golfe do Brasil. AlĂ©m desses e de outros projetos bem-sucedidos, ele tambĂ©m estĂ¡ Ă frente do Instituto do Empreendedor ? Inemp; Ă© sĂ³cio-fundador e dealmaker da Trump Realty Brazil, dirige a Bellino?s Unlimited. Sua trajetĂ³ria de sucesso inclui, ainda, programas de rĂ¡dio, palestras e a autoria de quatro livros.
Acompanhe, a seguir, a entrevista exclusiva concedida à revista VendaMais por Ricardo Bellino e aprenda a vender e desenvolver idéias lucrativas.
VendaMais ? VocĂª Ă© um empresĂ¡rio reconhecido pelo sucesso dos projetos que jĂ¡ implantou. Qual foi a primeira grande idĂ©ia?
Ricardo Bellino ? Desde criança, eu jĂ¡ tinha a tendĂªncia de ir atrĂ¡s de oportunidades, negociava gibis com os meninos do meu prĂ©dio. Meu primeiro grande sucesso empresarial foi a implantaĂ§Ă£o, no Brasil, de uma filial da Elite Models. Li uma reportagem sobre a Elite e o concurso The Look of The Year e pensei: por que nĂ£o trazer tudo isso para o Brasil? Eu era jovem, inexperiente e sem dinheiro, mas desenvolvi um projeto consistente e encontrei os meios de vendĂª-lo. Viajei aos Estados Unidos como mensageiro, porque nĂ£o podia pagar a passagem, e insisti atĂ© conseguir apresentar minha idĂ©ia a John Casablancas, o fundador da Elite.
VM ? Um de seus mais recentes sucessos Ă© o lançamento do livro TrĂªs Minutos Para o Sucesso, com o selo de uma das maiores editoras do mundo, a norte-americana McGraw Hill. Como vocĂª se sente por romper um paradigma, pois os brasileiros sempre leram as teorias dos empresĂ¡rios estrangeiros e agora o Brasil tambĂ©m vai exportar conhecimento empresarial?
RB ? Sinto orgulho, mas nĂ£o apenas por mim. NĂ£o Ă© apenas o empresĂ¡rio Ricardo Bellino que estĂ¡ sendo reconhecido, mas o empreendedorismo brasileiro, tambĂ©m.
VM ? O livro Ă© resultado da sua experiĂªncia com o projeto Villa Trump. Qual foi a primeira coisa que passou pela sua cabeça quando foi apresentar sua idĂ©ia para Donald Trump e ouviu dele: ?VocĂª tem trĂªs minutos para me vender a sua idĂ©ia??
RB ? Pensei: Ă³timo, isso Ă© tudo que eu preciso. O curioso Ă© que, mais tarde, soube que Trump estava de mau humor naquele dia e que havia me dado trĂªs minutos com o objetivo de me desestimular e me despachar o mais rĂ¡pido possĂvel. Em vez disso, acabamos fechando um grande negĂ³cio.
VM ? Isso é muito comum na rotina dos vendedores. Qual deve ser a estratégia para, em vez de ser despachado, fechar a venda?
RB ? Grande parte do segredo consiste em causar uma impressĂ£o inicial favorĂ¡vel. Essa Ă© a porta de entrada, que permite que a venda se concretize. Se o cliente nĂ£o for com a sua cara, nĂ£o terĂ¡ disposiĂ§Ă£o de ouvi-lo, por melhor que seja o que vocĂª vende. Para causar essa boa impressĂ£o inicial Ă© necessĂ¡rio combinar diversas coisas, que vĂ£o desde a sua imagem atĂ© a forma como vocĂª fala e a confiança e convicĂ§Ă£o que transmite.
VM ? Mas se o vendedor for mal nesses primeiros minutos, hĂ¡ como reverter a situaĂ§Ă£o?
RB ? Aconselho a ser completamente honesto consigo. NĂ£o culpe o mau humor da outra pessoa, o clima ou o trĂ¢nsito. Tente descobrir o que vocĂª pode ter feito de errado, o que falou e de que forma fez. E seja honesto tambĂ©m com a outra pessoa, desculpe-se se for o caso e peça uma nova oportunidade.
VM ? Quais argumentos utilizou para convencer Donald Trump a comprar sua idéia?
RB ? NĂ£o lembro exatamente o que disse naqueles trĂªs minutos. Mas meu objetivo era mostrar porque o projeto era bom e o que ele ganharia com isso, nĂ£o apenas em termos financeiros, mas tambĂ©m em termos de desafios, prestĂgio, prazer e satisfaĂ§Ă£o. Eu sabia que as possibilidades de lucro, por mais atraentes que fossem, nĂ£o bastariam para prender a atenĂ§Ă£o de um homem que jĂ¡ chegou Ă condiĂ§Ă£o de bilionĂ¡rio. Propostas lucrativas ele recebe todos os dias. Mas quantas delas representam um desafio? Quantas tambĂ©m podem lhe trazer prazer e satisfaĂ§Ă£o pessoal?
VM ? VocĂª nĂ£o era jogador de golfe, nĂ£o havia participado ainda de um projeto imobiliĂ¡rio. Como surgiu a idĂ©ia da Villa Trump?
RB ? NĂ£o me sinto restrito a nenhuma Ă¡rea de trabalho especĂfica porque sou um dealmaker, um homem de idĂ©ias e, como tal, vou para onde minhas idĂ©ias me levarem. A idĂ©ia da Villa Trump surgiu quando soube que um magnĂfico terreno estava Ă venda em Itatiba, a uma hora de SĂ£o Paulo. Uma pessoa que conheço pediu minha ajuda para vender o terreno e eu logo percebi que poderia haver um potencial muito maior naquilo tudo. Em vez de apenas vender um terreno, por que nĂ£o construir ali o maior e melhor condomĂnio de golfe e lazer do PaĂs? E por que nĂ£o associar esse projeto Ă grife Donald Trump?
VM ? IdĂ©ias todo mundo tem, mas nem sempre elas saem do papel. O que Ă© mais difĂcil: ter uma idĂ©ia ou executĂ¡-la?
RB ? Para que uma idĂ©ia seja boa, ela deve ser viĂ¡vel. Ser viĂ¡vel significa que existem meios de colocĂ¡-la em prĂ¡tica. Quando vocĂª tem uma idĂ©ia boa, ela jĂ¡ traz, embutidos, os meios de execuĂ§Ă£o. SĂ³ que esses meios devem ser expandidos, testados, aperfeiçoados e postos em aĂ§Ă£o. É aĂ que muita gente acaba ficando no meio do caminho: tem a idĂ©ia, mas nĂ£o tem visĂ£o suficiente para antever sua execuĂ§Ă£o ou nĂ£o tem a disposiĂ§Ă£o necessĂ¡ria para vencer os obstĂ¡culos. Assim, na maioria das vezes, a parte mais difĂcil acaba sendo a execuĂ§Ă£o. Afinal, pensar em uma idĂ©ia nĂ£o cansa. ColocĂ¡-la em prĂ¡tica, porĂ©m, exige um bocado de suor.
VM ? Depois de identificar se a idĂ©ia Ă© boa ou nĂ£o, qual Ă© o primeiro passo para iniciar a venda?
RB ? É necessĂ¡rio ter um amplo estudo de viabilidade, de dados concretos que respaldem sua idĂ©ia. As grandes idĂ©ias sĂ£o aquelas cuja explicaĂ§Ă£o cabe em uma caixa de fĂ³sforos. Mas, depois de explicĂ¡-la, Ă© preciso executĂ¡-la, e isso exige pesquisas, informações, planejamento. Outro fator importante Ă© identificar o investidor ideal para sua idĂ©ia e abrir um canal de comunicaĂ§Ă£o com ele.
VM ? Vender idĂ©ias Ă© como vender serviços. O que vocĂª faz para tangibilizar suas idĂ©ias e convencer seus ?clientes? a comprĂ¡-las?
RB ? Primeiro, mostro ao comprador o que ele vai ganhar com a idĂ©ia ? e isso nĂ£o se refere apenas aos lucros materiais. Depois, mostro que a idĂ©ia Ă© viĂ¡vel, que a execuĂ§Ă£o jĂ¡ estĂ¡ planejada e que disponho de todas as condições para executĂ¡-la.
VM ? Qual Ă© sua fonte de inspiraĂ§Ă£o para ter tantas idĂ©ias que dĂ£o certo?
RB ? A inspiraĂ§Ă£o pode vir de qualquer lugar. O importante Ă© que vocĂª esteja em sintonia com sua intuiĂ§Ă£o e mantenha a mente aberta para receber as idĂ©ias que possam surgir. A idĂ©ia de trazer a Elite para o Brasil surgiu ao ler uma matĂ©ria em uma revista. Quantas pessoas leram aquela mesma matĂ©ria e nĂ£o pensaram em abrir uma agĂªncia de modelos? Ou quantas pensaram, mas acharam que seria muito difĂcil e nem sequer tentaram? Quem tem a mente aberta nunca pensa apenas no ?nĂ£o?. Pensa sempre no ?por que nĂ£o??
VM ? Alguma idĂ©ia sua nĂ£o deu certo?
RB ? Como dizia Malcolm Forbes, fracassos ocasionais sĂ£o fundamentais para o sucesso sustentado. A principal liĂ§Ă£o que aprendi com isso Ă© que vocĂª sempre tem de se cercar de pessoas certas para que a idĂ©ia funcione. Certa vez, me envolvi em um empreendimento, em um setor no qual nĂ£o tinha experiĂªncia. Chamei algumas pessoas da Ă¡rea, mas elas nĂ£o se mostraram confiĂ¡veis, nĂ£o cumpriram o que prometeram e o negĂ³cio nĂ£o foi adiante. Culpa delas? De jeito nenhum. Culpa minha, que escolhi mal as pessoas com quem iria trabalhar. Desde entĂ£o, a cada novo projeto, faço questĂ£o de escolher nĂ£o apenas as melhores pessoas, mas tambĂ©m as mais confiĂ¡veis.
VM ? Quais sĂ£o suas idĂ©ias mais recentes?
RB ? HĂ¡ dois novos projetos importantes em andamento. Um deles tem a ver com a proteĂ§Ă£o do maior tesouro que nĂ³s, brasileiros, temos, a nossa floresta amazĂ´nica. O projeto envolve a composiĂ§Ă£o de uma sinfonia cujo tema Ă© a AmazĂ´nia e um grande concerto no Carnegie Hall, entre outras iniciativas. Estou trabalhando nisso com o grande maestro JoĂ£o Carlos Martins. Outro projeto Ă© um programa de TV, que tem como foco o empreendedorismo. O programa Ă© parte de uma iniciativa mais ampla, que visa fomentar a atividade empreendedora no Brasil.
Para saber mais:
Livro: 3 Minutos para o Sucesso ? Aprenda Como Vender Sua Idéia Com o Verdadeiro Aprendiz
Autor: Ricardo Bellino
Editora: Campus
Onde encontrar: www.livrariascuritiba.com.br