Tupperware: uma escola de venda direta expandindo oportunidades no mundo

Em 1946, o norte-americano Earl Tupper lançava no mercado sua linha de utensílios plásticos, que trazia o diferencial de um sistema de fechamento selante, ideal para proteger os alimentos do ambiente frio dos refrigeradores.

Como esse sistema precisava de explicações técnicas aos usuários, aos poucos os produtos Tupperware foram saindo das lojas de departamento para alcançar as demonstrações domiciliares, animadas reuniões em que os benefícios dos produtos podiam ser demonstrados para os potenciais consumidores.

Esse modelo de negócio disseminou-se pelo mundo todo, fazendo com que a empresa se tornasse um case mundial de sucesso na venda direta. Presente, atualmente, em mais de cem países, a Tupperware tem sete mil funcionários e um faturamento anual de 1,8 bilhões de dólares. Seus números traduzem o sucesso de uma empresa que apostou na qualidade de seus produtos e inovou os conceitos de venda direta, escrevendo uma história em que o pioneirismo e a ousadia sinalizam o caminho de uma constante evolução.

A Tupperware no Brasil

Desde 1976, a Tupperware vem sendo reconhecida no mercado brasileiro pela praticidade de seus produtos e pela exclusiva garantia de dez anos contra defeitos de fabricação.

O parque fabril, instalado no Rio de Janeiro, em um terreno de 300.000 m² e com 47.000 m² de área construída, conta com equipamentos nacionais e importados. Seus produtos são fabricados com matérias-primas e corantes de primeira linha, aprovados pelas rigorosas leis dos Estados Unidos, Europa e pelo Instituto Adolfo Lutz, no Brasil.

Depois de um profundo processo de reestruturação realizado no Brasil, iniciado em 2003, a empresa conta, hoje, com 32 distribuições espalhadas pelos estados brasileiros, que garantem uma excelente oportunidade profissional para mais de 30 mil revendedoras autônomas, que encontram nesse modelo de venda direta uma real oportunidade de crescimento pessoal e profissional e ainda podem desenvolver suas características de liderança, tornando-se revendedoras executivas e líderes de equipes de revendedoras.

Essa perspectiva de sucesso vem se confirmando e parece ampliar-se na medida em que outros movimentos significativos no processo de evolução da empresa têm se realizado nos últimos anos, como a aquisição da BeautiControl, empresa norte-americana de cosméticos e, recentemente, da divisão mundial das vendas diretas da multinacional Sara Lee, com o objetivo de diversificar e oferecer ainda mais oportunidades de sucesso para revendedores e distribuidores no mundo inteiro.

A empresa prevê um crescimento significativo no seu número de revendedoras ativas, até o final de 2006, que certamente contribuirá para mais um ano de crescimento de suas vendas, a exemplo do que já ocorreu nos dois últimos anos.

Um modelo de sucesso

Esse modelo de negócios bem-sucedidos na venda direta, baseado na estruturação da força de vendas através de distribuidores, tem possibilitado que seus profissionais alcancem destaques mundiais em vendas.

Andrea Reis é a distribuidora responsável pelos estados do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Maranhão e começou na empresa como revendedora. Em seguida, tornou-se executiva líder de equipe de vendas, para finalmente se tornar uma distribuidora de sucesso, assumindo, em 2005, o 35º lugar no mundo entre as distribuições que mais recrutam novas revendedoras.

Outro caso de destaque da empresa é o da distribuidora Rita de Cássia, do interior de São Paulo, com sede em Campinas, que acabou de ser reconhecida como uma das cem maiores distribuições em crescimento no mundo, conquistando uma viagem a Hong Kong.

Neste mês de maio, a Tupperware completa 30 anos de Brasil e consolida-se com um sistema único no mundo, o famoso ?Party Plan?, baseado em reuniões domiciliares, aliando demonstrações personalizadas de produtos em um clima festivo e repleto de oportunidades de saúde, bem-estar e bons negócios.

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