Um banquete de empreendedorismo

Como a união de cinco empresários do ramo de transporte coletivo originou uma das maiores empresas do setor de refeição e alimentação convênio do País

Como a união de cinco empresários do ramo de transporte coletivo originou uma das maiores empresas do setor de refeição e alimentação convênio do País

Uma empresa 100% nacional que atua no segmento de refeição e alimentação convênio. Essa é a Banquet, fundada há 12 anos por um grupo de empresários gaúchos com experiência no mercado de transporte coletivo da região sul. “Quando o dissídio de 1993 incluiu os convênios refeição e alimentação entre os benefícios concedidos aos empregados do transporte urbano de Porto Alegre, cinco empresas de ônibus viram nisso uma oportunidade. Por que entregar nove mil usuários a um fornecedor qualquer? Por que não atender diretamente este mercado?”, conta Eduardo Guerreiro, diretor-presidente da Banquet.

Hoje, a empresa conta com cinco unidades de negócio em pontos estratégicos do País: a matriz em Porto Alegre, as filiais de São Paulo e Belo Horizonte, e representantes em Florianópolis e Distrito Federal. “A Banquet conquistou o seu espaço entre as grandes empresas do mercado brasileiro através do marketing direto. O slogan: "líder em dedicação a você" reflete nosso maior diferencial: a grande parceria com o cliente.”

De acordo com Eduardo, a filosofia de oferecer um atendimento de excelência aos seus consumidores levou a Banquet aos melhores índices de manutenção de clientes do mercado, refletindo o alto nível de satisfação e confiabilidade das empresas em relação à companhia.

Ao cliente, o melhor

Ao longo de sua história, a Banquet precisou enfrentar situações adversas. Quando as multinacionais começaram a tomar conta do mercado de refeição e alimentação convênio, a saída mais fácil seria vender a empresa. Mas os empresários resolveram investir na expansão da companhia e apostar no futuro. Para isso, valeram-se do marketing de relacionamento. “As multinacionais, em função de seu tamanho, não conseguem oferecer um atendimento próximo e personalizado. Nesse contexto, nosso departamento de pós-venda tornou-se uma das grandes forças da empresa, pois fideliza o cliente e pesquisa suas necessidades para transformá-las em prestação de serviços de alta qualidade”, explica Eduardo.

Foi pensando na dedicação e satisfação de diferentes públicos (clientes, usuários e credenciados) que a Banquet investiu na competência de seus colaboradores. “Sempre com esse lema em mente, estamos ampliando nosso portfólio de produtos e serviços, de modo a facilitar o dia-a-dia dos departamentos de recursos humanos.”

Eduardo conta que a empresa oferece, além dos convênios alimentação e refeição, entrega de vale-transporte e “kit benefício”, que combina os produtos refeição, alimentação e vale-transporte em embalagens personalizadas por funcionário e soluções para premiações de funcionários em papel e cartão.

Para os usuários, a Banquet também oferece serviços e facilidades, como assessoria nutricional, um serviço sem custo adicional que disponibiliza uma equipe de nutricionistas que realiza consultas individuais e palestras sobre reeducação alimentar.

Confiança no negócio

Em média, a receita da Banquet aumenta 55% ao ano, desde 2001. Eduardo enumera alguns pontos que contribuíram para o crescimento:

1. Competência na gestão e investimento em marketing de relacionamento.

2. Investimento em capital humano.

3. Proximidade com os clientes, satisfazendo-os e tornando-os divulgadores da empresa.

Além disso, Eduardo destaca que, para ser bem-sucedido, é fundamental ter confiança no empreendimento. “Sabemos que somos muito bons no que fazemos, e essa confiança é transmitida em todos os contatos que nossa equipe realiza”, afirma.

BOX

Não use as mesmas armas da concorrência

A Banquet é uma das maiores empresas do setor de refeição e alimentação convênio no Brasil. Para chegar até aqui, foram utilizados três recursos importantes e diferentes da concorrência:

– Privilégio das empresas de médio e pequeno porte.

– Criação de novos produtos de qualidade.

– Reforço do pós-venda para que os clientes sintam-se acompanhados.

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