Um moderno modelo de mercado de trabalho

O futuro de seu trabalho e da empresa vai depender de grandes mudanças, pois o mercado está atrás de pessoas inteiramente diferentes. Muitos terão de rever seus conceitos, mudar para melhor ou sair do mercado, e o que é pior, sair de maneira lenta e dolorosa… O futuro de seu trabalho e da empresa vai depender de grandes mudanças, pois o mercado está atrás de pessoas inteiramente diferentes. Muitos terão de rever seus conceitos, mudar para melhor ou sair do mercado, e o que é pior, sair de maneira lenta e dolorosa…

Acredito que a partir de agora estaremos em uma competição extremamente difícil e complexa, onde ganharão o troféu da sobrevivência no mercado os mais ágeis em suas ações: aqueles inteligentes e criativos. A competição vem de toda parte, e com a globalização, mesmo tendo um comércio de produtos e serviços considerado pequeno em relação a algumas empresas, passamos a competir com gigantes em capacidade: Internet, informação, praticidade, comunicação imediata e/ou on-line, estudos, pesquisas e o mais importante ´colocando os conhecimentos em prática´. Estas são algumas das características deste novo mercado de competição. Para isso as empresas e você terão que se adaptar à nova realidade e com muita rapidez.

Alguns pontos individuais ou coletivos farão a grande diferença nesta grande competição: Esta semana estive ministrando duas palestras para a Associação dos lojistas do Shopping Center Recife. Primeiro, fiquei impressionado com o trabalho que aquele pessoal está desenvolvendo, acerca de um dos maiores e mais modernos Shopping Center do Brasil, lojas belíssimas, produtos de primeira linha, além de um povo extremamente simpático, sobretudo alegre, assim é o povo de Pernambuco.

O pessoal da associação desenvolveu o projeto ´crescer com o shopping´ e uma das ações é realizar, durante todo o ano, doze palestras com os melhores palestrantes do país. É um trabalho de muita visão, que entre outras ações premia as lojas que mais participarem e estiverem abertas para o desenvolvimento de seu pessoal.

Outro trabalho para se tirar o chapéu, é desenvolvido pelo Presidente da Associação dos Gerentes da Caixa Econômica Federal de Alagoas, o senhor Guido José Palmeira. Na abertura dos trabalhos em Maceió, quando nós fomos convidados para comparecer, de antemão, ouvi quando o superintendente William Wagner, fez menção à qualidade do trabalho desenvolvido pelos funcionários da Caixa Econômica Federal de Alagoas. Olha, a Caixa parte na frente dentre muitas transações bancárias que conheço! Lá, o pessoal se preocupa não só em oferecer produtos e serviço, mas também, principalmente, em satisfazer os clientes. O banco está caminhando para uma excelência em qualidade. E, diga-se de passagem, é só começo de trabalho, porém existem outros projetos que já estão sendo colocados em prática para melhor qualificar o pessoal e atingir uma excelência de clientes conquistados. Parabéns, Caixa Econômica Federal de Alagoas.

Agora, deixando um pouco de lado as ações coletivas, vem uma das mais importantes, as individuais, aquelas que se têm como meta, e oobjetivo é ´você – sua visão – seu trabalho´.

a) Primeiro você terá que aprender a desenvolver a empatia, pois existem muitas obras sobre este assunto, seria muito interessante você procurar ver alguma coisa a respeito. A empatia é ponto chave para vida de qualquer pessoa, e ela pode ser desenvolvida e aperfeiçoada;

b) Seja esperto e aprenda a conviver com seus colegas de trabalho e seu superior: gerente, diretor, chefe, etc. Isso não significa dizer que você deverá ser subserviente ou puxa saco, não. Mas deverá saber a hora de parabenizar seu chefe, ele também precisa de elogios e reconhecimentos pelo trabalho desenvolvido. Portanto, você deve ser capaz para reconhecer as qualidades de seus superiores e agradecer pela ajuda que eles lhe proporcionam no trabalho;

c) Procure acreditar mais em você, muitas vezes um trabalho não sai perfeito, porque algumas pessoas não acreditam mais, ou não valorizam mais os trabalhos desenvolvidos por você. Embora seja simples o ato da sua função, ela terá sempre um grande significado em virtude da qualidade do serviço. Por exemplo: veja a importância de um bom corte de cabelo, a mudança que pode proporcionar em uma pessoa. O cafezinho; eu particularmente, já vi cliente dizer que estava passando por um certo lugar e parou apenas para tomar um cafezinho. (Simples cafezinho, mas de boa qualidade). E o comandante de uma Aeronave? Também é importantíssimo, não!

Contudo, independentemente da função, todos têm um valor singular para o processo: você poderá com o seu trabalho e talento fazer com que essa função seja mais reconhecida. Só depende da maneira de você transformar o complexo no simples, o difícil no fácil, o vulgar em um grandioso trabalho qualificado; porém se você age com ´talento´ e faz o que faz com amor; você estará na fila dos competentes;

d) Pare de reclamar e apresente soluções, isto é uma das melhores saídas para a satisfação de todos, inclusive sua. Melhore seu ambiente de trabalho, seja mais feliz no desenrolar do dia-a-dia; apenas com um simples gesto você estará possivelmente ´apresentando soluções´. E, finalmente, procure fazer sempre o que gosta; no entanto, fazer o que gosta não significa necessariamente fazer o que sabe, muitas pessoas estão na profissão errada.

Se não há jeito de mudar, procure gostar sinceramente do que faz, senão correrá a sérios riscos de você ser infeliz e criar dificuldades para os outros. Enfim: Acorde e vá a luta, porque tem aí um novo modelo de mercado: ´o da competência!´.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima