O preço é a primeira coisa que se procura, mas nem sempre é o fator que vai determinar a compra. Um fato que não se discute mais, é que o atendimento faz toda a diferença na hora de definir uma venda, embora não seja o item mais discutido em uma pesquisa.
Quanto se está procurando por determinado produto ou serviço, a primeira coisa que vem à mente, sem dúvida alguma, é optar pelo menor preço, que nem sempre é o melhor preço. Porém nós, como consumidores, quando fazemos uma pesquisa para adquirir um determinado produto ou serviço tomamos todos os cuidados para anotar o preço e as condições.
Porém, em lugar algum anotamos se o atendimento foi bom ou ruim, ou seja, nosso cérebro grava com muito mais facilidade a forma como fomos atendidos do que o preço do produto ou serviço que pretendemos adquirir.
Se virmos uma pessoa sair de um estabelecimento dizendo que nunca mais colocará os pés ali, pode ter certeza de que isso se deve ao fato de alguma parte do processo em que o atendimento falhou, a ponto de causar um dano irreversível. Jamais escutei alguém dizer que nunca mais irá neste ou naquele lugar por ter pago mais do que achou justo, por ter ótimos produtos ou um excelente serviço, porém um mau atendimento é facilmente repelido, não importando se é caro ou barato.
Observe as necessidades de seu cliente ou prospect, verifique o que ele precisa, ou costuma precisar. É como chegar em um restaurante com uma criança de colo e não precisar pedir ao garçom uma cadeirinha especial ou um copo que não seja de vidro, isso deve ser algo comum. Exemplos simples que deveriam ser rotineiros acabam tornando-se diferenciais que encantam cada vez mais pessoas, seja qual for o segmento.
Este é o grande segredo no atendimento: encantar pessoas, de forma espontânea e sincera, estando sempre um passo à frente, buscando apresentar soluções, e não problemas, afinal, vender não deve ser algo tão difícil assim, pois, se uma pessoa precisar de algo, ela vai adquirir de uma forma ou de outra. Mas e quando ela precisar de novo?
Esteja atento, investigue, analise, busque as informações necessárias e procure, sempre que possível, estar um passo à frente de seu cliente, com certeza isso fará muita diferença na hora de tomar uma decisão, pois, sem dúvida, o preço é a primeira coisa que se procura, mas nem sempre é o fator que determinará a compra.