Um pouco, se bem aplicado, vale muito!

Um pouco, se bem aplicado, vale muito! A cada mês que escrevo para a revista VendaMais vou em busca dos melhores cases do segmento de franquias para que você, leitor, tenha contato com o que existe de melhor no mercado e possa aplicar em seu negócio, mesmo que não seja uma franquia.

Para esta edição, confesso que tinha algumas opções interessantes, mas não podia deixar de lado aquele que é responsável por tudo o que acontece nesse mercado. Quem? O franqueado.

Só para ilustrar, o franqueado é aquele que decide investir seus recursos em um negócio próprio e escolhe uma franquia para realizar seu sonho. Viu o quanto ele é importante? Sem o franqueado não existe resultado. E não pense que a vida dele é fácil. Ao contrário, é muito difícil e precisa de determinação para superar obstáculos.

Gestão do franqueado ? Tudo começa com o investimento que ele precisa fazer no negócio, que normalmente é bem suado e se inicia antes mesmo de ser aberto. Normalmente, ao inaugurar os recursos já começam a ficar escassos, pois quase tudo já foi investido na montagem e divulgação inicial e os resultados precisam aparecer rápido, afinal ele viverá desse negócio. O franqueado precisa dar seu show e fazer seu negócio prosperar com o pouco que resta e as dificuldades que todo início de negócio apresentam. E é aí que entra em cena o melhor case do segmento de franquias: a gestão do franqueado.

Os franqueados de sucesso, portanto empresários de sucessos, têm algumas características em comum. Eles aplicam uma receita com cinco passos fundamentais e aparentemente simples na teoria, mas complexos e decisivos na prática:

1. Planejamento ? Se os recursos são pequenos, qualquer erro pode ser fatal. Portanto, planejar a aplicação de cada centavo é fundamental.

2. Investimentos sem recursos ? É incrível como fala-se muito em parcerias, mas pouco se faz efetivamente. Para o franqueado de sucesso, parceria é a regra do jogo. Sem ela não se vive. Para ele, cada negócio ao seu redor é uma oportunidade de expor a marca, fazer ações e promoções conjuntas e aumentar sua base de clientes.

3. Internet ? Essa uma ferramenta poderosa para as franquias (não só para elas) e o franqueado de sucesso sabe aproveitar muito bem. Atualmente, além do e-mail marketing, os franqueados têm condições de pesquisar até no Orkut as comunidades existentes em seu bairro, região, empresas vizinhas e aproveitar para fazer ali mesmo sua propaganda. Custo? Zero!

4. Experimentação ? Não importa se o empreendimento é de produtos ou serviços, os franqueados de sucesso sabem que precisam torná-lo atraente para os consumidores. Por isso, em qualquer momento, geram ações para que os clientes experimentem seus produtos ou serviços. Sabe o que acontece com isso? Dão um show na apresentação e ganham cada vez mais clientes.

5. Monitoramento ? Saber o sucesso dos investimentos é fundamental em qualquer situação, especialmente quando os recursos são pequenos. Portanto, monitorar cada procura e cada pessoa que entra na loja ou qualquer contato telefônico é obrigatório para saber de onde ele veio e que tipo de ação do negócio viu. Aí, é só repetir os melhores e criar novas possibilidades.

Pois bem, e agora, como aproveitar essas idéias dos franqueados de sucesso para o seu negócio?

1. Invista tempo em planejar seus investimentos em marketing ? Pesquise os hábitos de seus consumidores, por exemplo: os locais que eles freqüentam, que revistas e jornais da região lêem, etc.

2. Abuse das parcerias ao redor dos seus negócios ? Invista nos parceiros que seus clientes certamente freqüentam, como padarias, locadoras de filmes, academias, salões de beleza, etc. Promova ações conjuntas. Seu negócio também interessa aos parceiros. Use essa mídia gratuita, pois ela vale ouro.

3. Aproveite a internet para identificar as comunidades locais da sua região ? Pesquise o Orkut e se relacione de forma inteligente com os membros sem ser invasivo. E é claro, aproveite o e-mail marketing também sem invadir a privacidade das pessoas.

4. Facilite para que sua região experimente seus produtos ou serviços ? As pessoas não são obrigadas a adivinhar como seu negócio é bom para elas. Isso está em suas mãos. Promova distribuição de amostras de seus produtos, convide-as a conhecer um pedacinho de seus serviços e aumente sua base de clientes.

5. Monitore muito os resultados ? Pergunte a cada pessoa como conheceu seu negócio e se viu alguma ação que você promoveu. Pergunte até que as pessoas lembrem e repitam as melhores ações, aprimore as que não apareceram tanto e aproveite cada centavo investido.

Tenha certeza de que com essas dicas de sucesso dos franqueados bem-sucedidos seu negócio crescerá e venderá muito mais. Sucesso e boas vendas!

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