Um show no atendimento

Crie um grande show em sua empresa, use plenamente seus talentos, agradeça os aplausos em suas turnês e escreva um roteiro que termine sempre com a platéia pedindo bis. Respeitável público, agora com vocês o espetáculo que pode mudar a sua relação com o cliente. Nesse espetáculo de autoconhecimento é preciso ter coragem para romper com modelos mentais que já não funcionam, buscar novas soluções para velhos problemas, entender novos modos de comportamento e aprender outras formas de comunicação e linguagem com a comunidade, com os clientes, parceiros e fornecedores. Entender definitivamente que tudo mudou. A era do conhecimento está entre nós, e as empresas que encantam são as que aliam suas competências ao entretenimento. Hoje, o cliente quer uma nova experiência de consumo e, para isso, é preciso profissionais dispostos a criar e participar de um grande ?show? organizacional.

Vejamos seis sugestões para começar a ?dar um show? no atendimento:

1. Cooperação X competição ? A melhor forma de crescer é contribuindo para o crescimento alheio. Muitas pessoas confundem competitividade com individualidade ou agressividade, o que é um grande erro. A cooperação traz novas e boas experiências para todos, gerando uma relação ganha-ganha, em que os dois lados são beneficiados. Seja uma daquelas pessoas que todos sabem que podem contar. Esqueça a frase: ?Isso não é da minha área, não é da minha conta?.

2. Trabalhe em equipe ? Defina claramente a missão, os valores da empresa e os objetivos da equipe. É imprescindível definir quais são as metas a serem atingidas. Assim, é preciso definir minuciosamente o ?como agir? e os papéis que cada um deve ocupar. Quanto mais claras estiverem as estratégias, táticas e responsabilidades, melhor. Lembre-se: cegos atirando no escuro dificilmente acertam o alvo. Não esqueça de que equipes são formadas por indivíduos. É importante conscientizar e treinar as pessoas para conviverem e aproveitarem o máximo essa diversidade. Cada ser é único, repleto de aspirações e motivações distintas, que podem ser a chave para o sucesso da equipe.

3. Foque o positivo ? Tudo na vida tem dois lados: o positivo e o negativo. Óbvio? Nem tanto. Os pensamentos levam a ações, e pensamentos positivos levam a atos positivos. A maioria das pessoas está sempre procurando ?pêlos em ovos?. Dizem que 90% dos nossos problemas são imaginários, coisas que fantasiamos. Procure a solução do problema. Aprenda com o passado, mas não fique obcecado por ele. Busque a causa e a solução do problema, preferencialmente com a participação de todos os envolvidos no processo. Procure transformar em novas oportunidades fatos que a princípio lhe parecem adversos. Os vencedores são otimistas por natureza.

4. Seja empático ? Empatia significa colocar-se emocional e psicologicamente no lugar do outro. Procure ampliar sua visão. Veja a situação com ?os olhos do outro?. Antes de tomar uma decisão, procure ver como ela afetará o restante da equipe, as relações com o mercado, fornecedores e parceiros. Que tal aprender a ouvir? Já reparou que ouvir é diferente de escutar. Ouça com atenção, olhando para quem está falando. Faça com que seu interlocutor sinta-se importante. Um erro muito comum é ter uma postura com seus subordinados e outra completamente diferente com seus superiores. Ouça os argumentos dos seus colegas, pondere honestamente sobre suas sugestões, não cometa o erro de acreditar na frase: ?Só existem dois tipos de pessoas para mim: as erradas e as que concordam comigo?.

5. Use a criatividade e seja autêntico ? Na minha concepção só existe uma regra para o sucesso: aceite-se como você é. Não fique se depreciando, pensando como seria bom se você fosse tão criativo quanto fulano ou beltrano. Você é seu maior patrimônio, invista em si. Não tenha medo de errar. Maximize todo o seu talento e esforço para o acerto e passe a acreditar mais nas possibilidades de sucesso. Repense e crie novos hábitos, quebre preconceitos. Aprenda e procure novos caminhos. Não tema o ridículo. Morremos de medo do que os outros vão pensar, do que irão falar. Nem todas as suas idéias serão geniais, mas esteja certo: só acerta quem tenta. Foque o resultado, fique de olho, monitore o processo e vislumbre o sucesso.

6. Saiba amar ? Estamos esquecendo dos pequenos atos que, se praticados, podem fazer uma grande diferença no ambiente de trabalho. Seja mais tolerante. Tenha tolerância genuína ao erro, às diferenças, aos obstáculos, ao novo, às mudanças. Compreenda que a sua velocidade nem sempre será a mesma que a do seu próximo. Compartilhe vitórias, sucessos e fracassos. Aprenda a amar no dia-a-dia. Amar é uma palavra forte, por vezes constrangedora. Como é difícil amar! Pode ser fácil tolerar, aceitar, perdoar, ouvir, compartilhar ou doar. E quase sem perceber, você já está amando quem quer que seja.

Crie um grande show em sua empresa, use plenamente seus talentos, busque parceiros nessa jornada, agradeça os aplausos em suas turnês e escreva um roteiro que, de preferência, termine sempre com a platéia pedindo bis.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima