Uma empresa em harmonia

Para que você cresça profissionalmente, é preciso que tudo esteja em harmonia: você, a empresa em que atua e os processos dentro dela A harmonia é um conceito clássico que se relaciona a idéias de beleza, proporção e ordem. É também um conceito musical relacionado à emissão simultânea de diferentes freqüências. Ela trabalha com as sonoridades resultantes da sobreposição de diferentes notas, o que, na linguagem popular, chamamos de ?a base da música? ou ?acompanhamento musical formado pelos acordes?.

Em uma analogia entre um conjunto musical e uma empresa, a harmonia pode ser considerada como os diversos músicos componentes dessa banda, cada um tocando seu instrumento, mas trabalhando em equipe pelo mesmo objetivo: tocar harmonicamente a canção.

Vejamos alguns aspectos relacionados à harmonia dentro de uma empresa e que servirá para você realizar uma análise desses itens em sua organização. No entanto, lembre-se de que esta lista poderá mudar consideravelmente de acordo com as especificidades de cada atividade ou modelo de comercialização.

Harmonia no atendimento ao cliente

» Toda a empresa está treinada para oferecer o melhor atendimento?
» Existe uniformidade nas informações oferecidas ao cliente?
» Todos entendem que o objetivo principal do seu trabalho é satisfazer e superar as expectativas do cliente?

Harmonia na comunicação interna

» Os componentes da equipe se comunicam bem uns com os outros, apoiando-se, complementando-se e se entendendo?
» A comunicação interna é transparente e respeitosa?

Harmonia nas instalações da empresa

» As instalações da companhia estão em harmonia com seu público-alvo?
» É agradável ou intimidador para o cliente entrar na sua loja ou empresa?
» Os produtos estão harmonicamente apresentáveis e identificáveis nas prateleiras, gôndolas, etc.?

Harmonia de identidade

» A logomarca da empresa é limpa, comunicativa e de fácil identificação?
» As músicas tocadas no sistema de som ambiente têm identidade com o perfil da sua empresa e dos seus clientes?
» Como está a luminosidade, disposição dos móveis e aparência geral das instalações?
» Propagandas e campanhas publicitárias estão em consonância com o público-alvo?

Harmonia nos processos

» Processos de produção, venda e entrega estão integrados?
» As pessoas estão treinadas para cumprir os procedimentos operacionais?

Harmonia do marketing e Recursos Humanos

» As informações levadas ao público externo como: investimento em treinamento, oportunidades de crescimento profissional, respeito ao meio ambiente, qualidade e políticas sociais estão em harmonia com o que realmente é praticado na empresa?

Lembre-se de que harmonia é a disposição bem ordenada entre as partes de um todo, é proporção, ordem e simetria. Também é a suavidade e a sonoridade de estilo, e uma empresa só poderá ser considerada harmônica quando existir um equilíbrio entre esses e outros aspectos relevantes a cada ramo de atividade. Trabalhe a harmonia dentro da sua empresa e se afine para o sucesso.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima