Uma ferramenta de venda eficiente

Loja virtual: uma eficiente ferramenta de venda Acredito que você já deva ter ouvido falar que o comércio eletrônico (e-commerce) vem ampliando sua utilização na área comercial e que a cada ano se torna mais lucrativo. De fato, é uma excelente ferramenta de venda. Considerando que o produto possui qualidade, o atendimento é excelente e sua logística de entrega é eficiente, com um bom plano de negócios aliado ao projeto de e-commerce profissional, sem dúvida alguma, podemos afirmar que seu projeto será um sucesso.

Antes de dar início ao comércio virtual, sugiro a aquisição de conhecimentos sobre o ambiente onde sua empresa vai atuar. Assim como em uma loja física, para que seja possível desenvolver e orientar um comércio virtual, é preciso conhecer o perfil do mercado e entender a linguagem desse ambiente.

Quem já possui um empreendimento e deseja ampliar o campo de atuação deve cuidar para que a integração do sistema da empresa com o da loja virtual seja eficiente. Analise e faça um levantamento dos objetivos e demandas que sua companhia possui hoje e depois decida quais processos podem ser automatizados. É importante que o empreendedor on-line tenha em mente que comércio eletrônico é muito semelhante ao tradicional (físico). Um projeto de e-commerce tem de passar por uma série de requisitos funcionais básicos, confira.

Avaliação do acesso e entendimento do website

Quanto mais simples e intuitivo for o uso de uma interface, maior a usabilidade. A interface de usuário (conjunto de características com o qual os utilizadores interagem com as máquinas, dispositivos e programas de computador) é um fator crítico de sucesso, tanto do ponto de vista da usabilidade quanto da qualidade visual de apresentação. A internet coloca o desafio de oferecer, em tempo real, sistemas on-line para atender usuários com culturas, perfis e níveis de experiência diversificados.

Antes de tudo, é fundamental entender plenamente os objetivos do seu website e o perfil típico dos seus usuários. Você precisa identificar para quem e como sua interface será usada. Exemplificando: é muito diferente o projeto de interface para um website que vende medicamentos de outro que comercializa vestuário. A rigor, ambos vendem eventualmente para os mesmos públicos, mas os contextos de uso (lugar, motivação, disponibilidade e urgência) são muito diferentes. Sem uma interface adequada, um projeto de e-commerce tem grande chance de dar errado.

Organização de departamentos

Saiba organizar os setores, departamentos e as categorias da sua loja virtual da melhor maneira possível. Veja o modelo de um supermercado, por exemplo: você pode escolher a qual departamento deseja ir. Se quiser comprar arroz e feijão, vai na seção de alimentos; se está pensando em comprar uma televisão, é fácil, basta se dirigir para o setor de eletrônicos e assim por diante. Sem dúvida alguma, esse tipo de organização é muito importante para facilitar a navegação dos seus visitantes e fazer com que eles permaneçam o maior tempo possível dentro do seu website.

Informações detalhadas

É muito importante cadastrar o maior número possível de informações e detalhes sobre o que você está vendendo. Mas cuidado, sabe-se que a leitura no computador é cerca de 25% menos produtiva e mais cansativa que a leitura em papel, por isso o texto deve ir direto ao ponto, apresentando de forma clara e objetiva os benefícios. Lembre-se também de usar parágrafos curtos e separados por uma linha para tornar a leitura menos monótona. Invista na qualidade das fotos, mostre os produtos em vários ângulos que destaquem aspectos que possam valorizá-los aos olhos do comprador. Procure utilizar fundo branco para uma melhor visualização.

Importação e exportação de dados

Vale lembrar que esse item é muito importante para a manutenção da sua loja virtual, principalmente se considerarmos as médias e as grandes empresas que, em sua maioria, para não dizer todas, possuem um software de gestão empresarial que é o responsável pelo controle de contas a pagar/receber, gestão de pedidos, emissão de nota fiscal, controle de estoque, etc.

Trabalhar com cadastro de produtos, alterações de preços e atualização de estoques não é uma tarefa muito simples, e sim rápida de se fazer e que requer muita mão-de-obra. Sendo assim, um sistema de e-commerce eficiente deve ser capaz de enviar e receber dados para trabalhar em conjunto com o software de gestão da empresa.

Acompanhamento no processamento de pedidos em todas as suas fases

Para deixar os clientes da sua loja virtual tranqüilos em relação às suas compras, é recomendado utilizar recursos para acompanhar o processamento de pedidos em todas as suas fases (solicitação, aprovação, preparo, remessa, etc.)

Publicidade digital

Pouco adianta ter um website perdido no meio de tantas informações disponíveis na internet. Ele precisa chamar atenção para sua existência. Na rede, também a propaganda é a alma do negócio. Para isso, recomendo contratar empresas especializadas em publicidade digital.

Possibilidades eficientes de contato com a empresa

Um dos maiores problemas encontrados é o contato com a empresa. Acredito que as opções ?fale conosco? e ?acompanhamento de pedidos? são ferramentas muito importantes e devem merecer grande destaque e comprometimento na elaboração de processos internos durante a produção do projeto. Valorizar esse canal é vital, pois uma comunicação eficaz com a empresa é garantia de cliente satisfeito e assíduo.

Criar um website é mais que um bom design. O cliente pode ficar muito satisfeito com a navegação, mas se os produtos não são entregues no prazo, bem embalados ou de acordo com o que foi pedido, o seu trabalho foi em vão.

Se você ainda está pensando se vai abrir ou não as portas da sua empresa para esse mercado virtual, posso dizer que, a cada dia que passa, mais e mais pessoas estão realizando compras pela internet. O motivo para que tanta gente esteja se adaptando a esse meio é a comodidade. Fazer compras de fim de ano, por exemplo, quase sempre gera transtornos: shoppings e lojas lotados, engarrafamentos e falta de segurança nas ruas. Com a internet, os clientes ficam livres desses problemas e com conforto e rapidez. E através de apenas alguns cliques no mouse, eles recebem suas compras em casa.

A internet e o comércio eletrônico não são modismos, e sim ferramentas que vieram para mudar a história, redesenhar modelos de negócios, derrubar fronteiras entre parceiros e estreitar o relacionamento entre as pessoas. Além disso, a internet pode ser utilizada para aumentar a eficiência nos processos de negócios.

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