Utilização da Internet

O que está errado? Porque a grande maioria das pequenas e médias empresas que só utilizam a Internet para “apresentar a sua empresa”, não implantam outras soluções para o seu negócio? A grande maioria das pequenas e médias empresas ainda não utilizam todos os recursos disponíveis na Internet para alavancar os seus negócios, atualmente, estas empresas montaram suas páginas institucionais e só!

De outro lado, vemos em reportagens e artigos nas principais publicações brasileiras, que as soluções B2B (negócios entre empresas) estão na berlinda das discussões sobre a nova forma de aumentar as receitas e reduzir custos.

Então o que está errado? Porque estas empresas que só utilizam a Internet para “apresentar a sua empresa”, não implantaram outras soluções para o seu negócio?

A resposta é muito simples, falta de CONHECIMENTO e ORIENTAÇÃO!!!

Quando um empresário decide “entrar na era da Internet” geralmente procura orientações de consultores ou profissionais de Internet. Quando estes chegam na empresa e começam a falar na linguagem do Internetês (similar ao economês utilizado pelos economistas), ninguém consegue entender e consideram que para desenvolver um projeto será muito difícil, caro e sofisticado demais para as necessidades de sua empresa e desiste de dar continuidade ao processo.

Imagine como é difícil para pessoas leigas entenderem o que é CRM, ASP, Supply Chain, ERP, Wireless, e-procurement, Publishing, etc….É evidente que elas se assustam e acham a Internet muito complicada.

Na verdade, não há nada de complicado, estão vendendo a imagem da Internet como uma ferramenta muito sofisticada, quando na realidade o seu objetivo maior é facilitar a comunicação entre as pessoas e empresas, sempre buscando facilitar a vida do usuário e gerar maiores lucros para seus negócios.

Se for apresentado um projeto de CRM (Customer Relationship Management), para o dono de uma indústria que ainda não possui sequer uma estrutura de rede na sua empresa, provavelmente ele considerará que ainda não é a hora de implantar esse serviço.

Mas, imagine se o mesmo projeto for apresentado da seguinte maneira:

“- Como o senhor controla os seus clientes? Quais são as informações que a empresa possui dos mesmos? Quais são seus hábitos de consumo?

– Qual é a região onde a empresa tem maior aceitação?

– Quais são as principais reclamações dos seus clientes?

Nós desenvolvemos um programa que utiliza a Internet como meio de comunicação, muito simples de ser utilizado, bastando apenas um curto espaço de tempo para treinamento dos seus funcionários para a sua empresa tenha imediatamente as respostas para todas essas questões.

Conhecendo melhor os seus clientes, com certeza, o senhor poderá definir quais são as suas necessidades e aumentar o faturamento de sua empresa. O senhor concorda que esta é uma ferramenta gerencial fundamental para o desenvolvimento do seu negócio?”

E assim continuamos a conversa e fechamos negócio, ou seja, precisamos utilizar de SIMPLICIDADE e OBJETIVIDADE, enquanto estas duas palavras não forem absorvidas pelos profissionais que trabalham na web brasileira, realmente será muito difícil expandir a base de usuários da rede.

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima