Ok, você já sabe que deve fazer comércio eletrônico ou até já está realizando vendas online, mas será que está sendo feito da maneira correta? Quais são suas expectativas? Se já está vendendo, como estão suas vendas? Seu site é lindo e maravilhoso, com os plugins mais modernos, mas mesmo assim os resultados não aparecem? Por quê?
Mesmo que você já tenha experiência em Vendas e Marketing, na Internet existem pequenos fatores que podem mudar tudo. O problema principal ocorre já na hora de desenvolver o seu próprio site. Quase todas as empresas que estão desenvolvendo aplicações de comércio eletrônico são especialistas em tecnologia ou design e não em Vendas e Marketing. O que existe então é um gap muito grande entre as partes interessadas, com isso o resultado acaba sendo desastroso. O que deve haver é um entendimento dos exatos objetivos comerciais da empresa na Internet e buscar um parceiro que possa desenvolver um site que realmente funcione conforme esses objetivos.
O que vejo na prática são empresas querendo “vender” um site de comércio eletrônico a qualquer custo, mesmo sem o cliente necessitar. Resultado: fracasso total! Mas se você pensa que isso importa à empresa que desenvolveu o site, engana-se. Ela não se interessa pelo seu sucesso, apenas quer seu dinheiro. Daqui a pouco, vamos encontrar vendedores ambulantes anunciando o título deste artigo em voz alta por aí.
Portanto, procure uma empresa que tenha condições de orientá-lo em todos os passos, e que esteja comprometida com o resultado positivo de seu negócio. Tome cuidado com empresas que vendem soluções de e-business, mas não executam seus próprios projetos. Não faltam empresas com esse perfil, elas utilizam aquele famoso ditado: “Faça o que digo, não faça o que eu faço”. Para evitar constrangimentos, não citarei exemplos, mas quando alguém oferecer serviços para você, procure verificar se eles fazem uso dos mesmos.
Além disso, você deve estar preparado para esse novo negócio. Afinal, agora sua empresa não fechará mais, estando aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana. Segundo uma pesquisa da Andersen Consulting, até 88% dos carrinhos de compras foram abandonados em algum ponto da operação online durante a estação de compras de 1999. Entre os principais problemas apontados pelos compradores online estão:
1 | 64% | Falta de produtos em estoque |
2 | 40% | Atraso na entrega |
3 | 38% | Custo de entrega |
4 | 36% | Problemas com conexão ou download |
5 | 28% | Falta de confirmação da compra durante o processo |
6 | 27% | Oferta limitada de produtos |
7 | 26% | Sites de difícil navegação |
8 | 25% | Falta de informações |
9 | 22% | Preços não competitivos |
10 | 16% | Falta de sugestões para presentes |
Apesar de tudo isso, ainda de acordo com o estudo, 96% dos usuários experientes da Internet usarão a Web para compra de produtos neste ano, e 72% usarão a Internet para compras do cotidiano. Diante de tudo isso o que vemos é que o sucesso ou não de um empreendimento online estão no seu correto desenvolvimento e na sua administração precisa, principalmente no aspecto de atendimento ao cliente de forma adequada.