Ok, vocĆŖ jĆ” sabe que deve fazer comĆ©rcio eletrĆ“nico ou atĆ© jĆ” estĆ” realizando vendas online, mas serĆ” que estĆ” sendo feito da maneira correta? Quais sĆ£o suas expectativas? Se jĆ” estĆ” vendendo, como estĆ£o suas vendas? Seu site Ć© lindo e maravilhoso, com os plugins mais modernos, mas mesmo assim os resultados nĆ£o aparecem? Por quĆŖ?
Mesmo que vocĆŖ jĆ” tenha experiĆŖncia em Vendas e Marketing, na Internet existem pequenos fatores que podem mudar tudo. O problema principal ocorre jĆ” na hora de desenvolver o seu prĆ³prio site. Quase todas as empresas que estĆ£o desenvolvendo aplicaƧƵes de comĆ©rcio eletrĆ“nico sĆ£o especialistas em tecnologia ou design e nĆ£o em Vendas e Marketing. O que existe entĆ£o Ć© um gap muito grande entre as partes interessadas, com isso o resultado acaba sendo desastroso. O que deve haver Ć© um entendimento dos exatos objetivos comerciais da empresa na Internet e buscar um parceiro que possa desenvolver um site que realmente funcione conforme esses objetivos.
O que vejo na prĆ”tica sĆ£o empresas querendo “vender” um site de comĆ©rcio eletrĆ“nico a qualquer custo, mesmo sem o cliente necessitar. Resultado: fracasso total! Mas se vocĆŖ pensa que isso importa Ć empresa que desenvolveu o site, engana-se. Ela nĆ£o se interessa pelo seu sucesso, apenas quer seu dinheiro. Daqui a pouco, vamos encontrar vendedores ambulantes anunciando o tĆtulo deste artigo em voz alta por aĆ.
Portanto, procure uma empresa que tenha condiƧƵes de orientĆ”-lo em todos os passos, e que esteja comprometida com o resultado positivo de seu negĆ³cio. Tome cuidado com empresas que vendem soluƧƵes de e-business, mas nĆ£o executam seus prĆ³prios projetos. NĆ£o faltam empresas com esse perfil, elas utilizam aquele famoso ditado: “FaƧa o que digo, nĆ£o faƧa o que eu faƧo”. Para evitar constrangimentos, nĆ£o citarei exemplos, mas quando alguĆ©m oferecer serviƧos para vocĆŖ, procure verificar se eles fazem uso dos mesmos.
AlĆ©m disso, vocĆŖ deve estar preparado para esse novo negĆ³cio. Afinal, agora sua empresa nĆ£o fecharĆ” mais, estando aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana. Segundo uma pesquisa da Andersen Consulting, atĆ© 88% dos carrinhos de compras foram abandonados em algum ponto da operaĆ§Ć£o online durante a estaĆ§Ć£o de compras de 1999. Entre os principais problemas apontados pelos compradores online estĆ£o:
1 | 64% | Falta de produtos em estoque |
2 | 40% | Atraso na entrega |
3 | 38% | Custo de entrega |
4 | 36% | Problemas com conexĆ£o ou download |
5 | 28% | Falta de confirmaĆ§Ć£o da compra durante o processo |
6 | 27% | Oferta limitada de produtos |
7 | 26% | Sites de difĆcil navegaĆ§Ć£o |
8 | 25% | Falta de informaƧƵes |
9 | 22% | PreƧos nĆ£o competitivos |
10 | 16% | Falta de sugestƵes para presentes |
Apesar de tudo isso, ainda de acordo com o estudo, 96% dos usuĆ”rios experientes da Internet usarĆ£o a Web para compra de produtos neste ano, e 72% usarĆ£o a Internet para compras do cotidiano. Diante de tudo isso o que vemos Ć© que o sucesso ou nĆ£o de um empreendimento online estĆ£o no seu correto desenvolvimento e na sua administraĆ§Ć£o precisa, principalmente no aspecto de atendimento ao cliente de forma adequada.