Valores pessoais influenciam na carreira

A necessidade de sair da zona de conforto para alcançar outros níveis amedronta e leva muitas pessoas à estagnação, bloqueando atitudes mais arrojadas. Certamente você já idealizou projetos, planejou mudanças e estabeleceu alguns objetivos, mesmo que isso esteja apenas na sua mente. Então, vamos começar a rever alguns comportamentos que podem ser decisivos para o sucesso de seus empreendimentos. Antes de qualquer coisa é importante ter consciência de que nada acontece quando se estabelece novos objetivos, mas se mantém os velhos pensamentos.

Um antigo ditado afirma sermos exatamente o que pensamos e isso não é um mero comentário popular. Pensamento gera sentimento que precede o comportamento. Não é nenhum exagero afirmar que 85% do sucesso (ou fracasso) na caminhada rumo aos nossos objetivos têm origem na mente. Para ser bem-sucedido no desenvolvimento profissional são necessárias atitudes mentais e pessoais condizentes. E não adianta recorrer aos atalhos, independentemente da complexidade da mudança, é necessário enfrentar o medo e sair da zona de conforto para alcançar outros níveis de amadurecimento pessoal e profissional.

Minha experiência valida o que argumento. Descendente de uma tradicional família oriental, ingressei profissionalmente no mundo da tecnologia. Desenvolvi uma sólida carreira em uma multinacional, supria as necessidades materiais de minha família, e dedicava, cada vez mais horas da minha vida ao trabalho. Mas após um intenso processo de autoconhecimento e desejo de transformação, descobri que ao contrário dos modelos que deveria seguir, meu anseio era trabalhar e desenvolver o potencial de pessoas, e não de máquinas. Na época, o simples fato de pensar na mudança gerou uma verdadeira batalha interior em mim. Precisei rever e transformar diversas crenças e padrões pessoais que se instalaram em minha vida no decorrer dos anos.

Por experiência própria descobri que valores pessoais se rompem na medida em que novas formas de atuação são desenvolvidas e mostram resultados diferentes a médio e longo prazo. Não foi fácil abandonar todos os privilégios e facilidades que eu tinha como executivo para engajar em uma outra carreira totalmente diferente. Durante cinco anos, conciliei o trabalho que realizava na empresa de tecnologia, com a liderança em treinamentos. Tive de vencer pensamentos e antigos padrões. Hoje entendo que a mudança é um exercício de possibilidades, que deve ser bem compreendida, ponderada e, acima de tudo, implantada.

Considero que você deseja fazer de 2007 um ano diferente, certo? Então sugiro que preste atenção ao seu interior, quais pensamentos você tem sobre si? Antes mesmo de buscar externamente as condições para melhorar sua carreira profissional, é importante verificar se há a necessidade de mudar padrões pessoais. A sua caminhada profissional o satisfaz pessoalmente ou apenas supre as necessidades materiais? Eu o encorajo a pensar sobre seus pensamentos, a assumir quais são as suas reais qualidades, a estabelecer mudanças pessoais que reflitam em todas as outras áreas da sua vida. Cada um de nós sabe (ou pelo menos suspeita) em que é necessário mudar. Vale a pena refletir. É ilusão buscar resultados profissionais diferentes e bem-sucedidos, quando o nosso íntimo ainda acolhe valores pessoais ultrapassados.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima