Vamos treinar!!!

Sabe aquela música da dupla Sandy & Junior Vamos pular!? Pois então, deveria existir uma versão dela assim: Vamos treinar, vamos treinar, vamos treinar, vamos treinar! Sabe aquela música da dupla Sandy & Junior “Vamos pular!”? Pois então, deveria existir uma versão dela assim: “Vamos treinar, vamos treinar, vamos treinar, vamos treinar!”. Espero que você conheça a música em questão para tê-la ouvido em sua cabeça enquanto lia essa frase repetitiva, caso contrário, pode até parecer que sou louco ou coisa do gênero.

A idéia aqui é a seguinte: o fator humano é fundamental! Não adianta nada você ter a melhor estratégia, o melhor serviço, o melhor canal de distribuição e não ter pessoas comprometidas com a empresa, atuando da maneira que se espera. E como cada pessoa fica sabendo o que a empresa espera dela, que tipo de atuação é necessária frente aos clientes? Através do treinamento.

Treinar os funcionários de uma empresa é investir, pois o dinheiro gasto em treinamento pode ser facilmente recuperado e triplicado com os resultados. Basta ver a importância que os bancos dão para o treinamento, investindo milhões de dólares por ano nos seus funcionários. Quer outro exemplo? Pois então vamos pegar os laboratórios farmacêuticos, que desde os gigantes até os mais modestos, investem somas milionárias em seu pessoal, buscando sempre otimizar lucros. Não é à toa que bancos e laboratórios farmacêuticos são empresas de alta lucratividade… Outro dia eu estava falando com alguns empresários do México sobre isso e um deles me disse: – O produto deles se vende sozinho, por isso são gigantes… Ele estava completamente enganado, pois o fator humano é que faz a diferença, pode acreditar. Mostrei isso a ele dizendo que se não houver treinamento, por melhor que seja seu produto, a concorrente em pouco tempo dará uma rasteira em sua empresa, pois você pode ter certeza que eles já têm essa cultura de investir no fator humano. E quando digo treinamento, estou falando em algo profissional, feito por gente especializada, não uma solução cômoda e barata, como pegar alguém do departamento de marketing e colocar ele lá na frente para dar treinamento de algo que não conhece profundamente.

Uma das empresas que damos assessoria é líder de mercado no segmento de consórcio de motocicletas, e no início de 2001 vendiam cerca de 30 mil cotas por mês. Como líderes que são, e sabedores de que o investimento no funcionário é de extrema importância, lançaram um grande programa de treinamento para as concessionárias, reforçando o conhecimento do sistema de vendas do consórcio. Tivemos a oportunidade de colaborar nesse programa, e acompanhamos com entusiasmo os frutos imediatos: de 30 mil, passaram a vender 42 mil cotas por mês.
Simplesmente um crescimento de aproximadamente 140% nas vendas em 3 ou 4 meses. Não é à toa que são líderes…

Lembro que na minha época de faculdade, na hora do intervalo, os alunos tinham a opção de comprar um lanche na cantina ou lá fora, numa barraquinha simples de sanduíches. Apesar da cantina apresentar uma variedade maior de sanduíches, o conforto de estar localizada dentro da faculdade e de ter melhores preços, a barraquinha do Chico vivia lotada, com extensas filas que o pessoal enfrentava sem problemas. Por quê? Simples resposta: ele tinha um atendimento de primeira!
Olha o fator humano aí, pessoal… O Chico sabia o nome de muitos dos seus clientes, e quando não sabia, era sempre simpático e muito bem humorado. Brincava de uma maneira agradável com as pessoas, do tipo: ? “Olha o misto-quente para a moça bonita”. Aí você me pergunta: onde entra o treinamento? Pois bem, primeiro que os atendentes da cantina pareciam múmias, pois mal falavam com as pessoas. Sorrir, então, era coisa do outro mundo. Logo, podemos concluir que nunca chegaram para eles e disseram: ? Gente, vamos ser simpáticos e valorizar os clientes que vêm gastar seu rico dinheirinho conosco! Achavam que o simples fato de terem melhor distribuição e preço bastava. Já nosso amigo Chico, tinha trabalhado muitos anos como feirante, onde foi literalmente treinado por seu pai e aprendeu a arte do bom atendimento à freguesia. O Chico não estudou, mas aprendeu na prática que o atendimento é o grande diferencial de seu negócio.

Fugindo um pouco do mundo corporativo, encontramos um exemplo magnífico de como um trabalho profissional de treinamento pode dar resultados fantásticos. O filme “Cidade de Deus”, que já foi visto por mais de 3 milhões de pessoas só no Brasil, foi filmado com pessoas moradoras da própria favela, que passaram por uma oficina de atores durante 6 meses antes das filmagens, onde foram treinadas e instruídas do que se esperava de suas atuações. O resultado é espantoso! Os recém-formados atores surpreendem, com performances dignas de atores experientes e renomados. Tudo graças a um excelente trabalho de treinamento. Não é à toa que o filme é um dos melhores já feitos em terras tupiniquins…

Portanto, caros amigos, vamos investir na coisa certa, ou seja, no fator humano! Gastar fortunas com reformas na entrada das clínicas e hospitais, com novas alas ultra-modernas, equipamentos de última geração, marketing e propaganda é de extrema importância, mas não se pode esquecer do fundamental: o atendimento ao cliente. Investir nas pessoas que lidam com o público e nas administrativas (que nem sempre têm contato direto com os clientes) é investir no capital intelectual de sua empresa, é investir no desenvolvimento de seres que podem produzir mais profissionalmente e pessoalmente, refletindo numa melhor sociedade, consequentemente produzindo um mundo mais humano!

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