Vantagens da certificação profissional

A certificação profissional garante um importante diferencial e agrega credibilidade ao currículo do profissional. A certificação profissional representa o reconhecimento da habilidade e experiência no uso da tecnologia, garantindo um importante diferencial e agregando credibilidade ao currículo do profissional. Entendida em seu sentido mais amplo, é a comprovação formal dos conhecimentos, habilidades, atitudes e competências do trabalhador, requeridos pelo sistema produtivo e definidos em termos de padrões ou normas acordadas previamente.

Em um mundo caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, pelo predominante uso da informação e pelo forte incremento do comércio internacional, esse recurso tem se tornado cada vez mais eficiente para sintetizar conhecimentos adquiridos de maneira dispersa ao longo da vida acadêmica e profissional, para reorganizar o mercado de trabalho e para promover a produtividade.

A certificação tem sido apontada, principalmente, como instrumento para a melhoria das atividades das empresas na evolução profissional, no aumento da empregabilidade, na maior atenção à cidadania e, no contexto da produção, no melhor atendimento ao consumidor. Essa alternativa tem animado um bom número de instituições governamentais e de setores empresariais a adotar as experiências que se estruturaram em torno desse conceito.

Uma recente pesquisa do IDC Brasil mostra que as chances do profissional certificado conseguir um emprego aumentam em 53%, em relação a profissionais que não possuem esse título, podendo esse índice ser ainda mais elevado, de acordo com a categoria de certificação possuída. Os salários são de 10 a 100% superiores à média que o mercado paga a profissionais sem certificação que ocupam as mesmas funções. A certificação também é importante para o mercado de trabalho, porque proporciona informação objetiva e oportuna sobre o candidato ao emprego, facilitando do processo de recrutamento e seleção e reduzindo seus custos.

A certificação profissional, no entanto, não é um remédio para todos os males do mercado de trabalho ou um instrumento hábil para quaisquer condições ou circunstâncias das relações de trabalho, mas requer uma busca pela melhoria contínua.

Para se tornar um profissional certificado, não é obrigatório que o candidato participe de treinamentos, ele pode ser autodidata e obter sucesso. Entretanto, o treinamento é a forma mais rápida e segura de preparação.

Nas capacitações, o profissional aliará teoria e prática em seu processo de aprendizagem, trocará experiências com instrutores certificados e com outros pleiteantes à certificação. Os exames para obtenção dos certificados, sejam quais forem as áreas, são a escolha natural para aqueles profissionais candidatos à certificação.

Sem descartar a formação acadêmica, a melhor alternativa para o profissional ganhar competitividade no mercado de trabalho, em um curto espaço de tempo, é buscar uma certificação profissional nas empresas líderes. O reconhecimento da competência adquirida fora dos bancos escolares colabora para que a certificação profissional torne-se um instrumento de educação profissional permanente, comprometida em proporcionar ao colaborador mais autonomia e maior capacidade de gerir o seu destino profissional. Pode, ainda, proporcionar um amplo leque de opções e oportunidades.

Manter a mente aberta, apta a adquirir novos conhecimentos, ajuda na tomada de decisões. Certamente, a certificação profissional funciona como indicador para mostrar aos profissionais os assuntos que devem dominar e para identificar programas de educação que sanem suas deficiências. Os profissionais realmente requisitados pelo mercado de trabalho são aqueles que geram bons resultados para as empresas e, nesse aspecto, a certificação tem sido uma contribuição importante para a competitividade profissional.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima