*Por Ricardo Martins
Emย tempos de crise, temos uma boa e uma mรก notรญcia para vocรช que atua no varejo.ย Aย notรญcia ruim รฉ que as suas vendas vรฃo diminuir. A boa notรญcia รฉ que a mesma coisa vai acontecer nos seus concorrentes! Portanto, se vocรช se diferenciar, vai sair na frente da concorrรชncia. Veja como fazer isso com nenhum ou pouco dinheiro:
Dica 1: No varejo, quem nรฃo รฉ visto nรฃo รฉ lembrado
Sabe aquela sensaรงรฃo de que ninguรฉm presta atenรงรฃo na sua loja? ร fรกcil de resolver: pinte sua fachada com uma cor diferente ou faรงa alguma mudanรงa visual nela.
No varejo, aย fachada de uma loja funciona como um perfume. Quando vocรช passa o perfume vocรช sente o cheiro. Mas depois de alguns minutos o cheiro some, pois nosso cรฉrebro se acostuma com ele. O mesmo ocorre com sua fachada. As pessoas se acostumam com a fachada da sua loja e vocรช precisa voltar a chamar a atenรงรฃo delas. ร fรกcil provar que as pessoas se acostumam mesmo: jรก passou de carro numa rua e de repente โse assustouโ porque alguma coisa ficou diferente, ou percebeu algo que vocรช nunca tinha visto antes?
Dica 2: Atraindo os clientes com movimento
Outra dica รฉ fazer as pessoas prestarem atenรงรฃo na sua loja โna marraโ. Vocรช consegue isso colocandoย algo que se mexe na vitrine. Uma coisa se mexendo faz o cรฉrebro das pessoas se perguntar: โO que รฉ isso? Por que estรก se mexendo?โ
ร quase impossรญvel as pessoas ignorarem alguma coisa que se mexe na frente delas. Vale tudo: boneco do posto, luz piscando, faixa que se move, TV com imagens passando e assim por diante. Se sua fachada รฉ parada, jรก sabe: as pessoas vรฃo ignorรก-la. E se elas nรฃo veem sua loja vocรช vai perder vendas.
Dica 3: Tudo รฉ questรฃo do ponto de vista
รs vezes, sua loja estรก localizada numa rua de grande movimento de carros, mas parece que ninguรฉm presta atenรงรฃo nas suas placas com promoรงรตes. Alรฉm de aplicar as duasย dicas anteriores, para se destacar, vocรช pode fazer algo bem curioso: virar a placa. ร isso mesmo: coloque sua placa virada de frente para quem vem pela rua, e nรฃo โde ladoโ. Assim, as pessoas nรฃo vรฃo precisar virar o pescoรงo para ler o que estรก escrito na sua placa.
Ricardo Martins รฉ professor de marketing e design na Universidade Federal do Paranรก. Tambรฉm atua como consultor ajudando empresas a se diferenciar dos concorrentes e aumentarem seus lucros.
E-mail: [email protected]
Visite: https://ideiasricardomartins.wordpress.com