Varejo turbinado

O varejo mudou. É preciso estar atento às evoluções para não se perder no tempo O varejo do futuro trará muito mais rapidez e comodidade ao cliente, individualizando e personalizando o atendimento. Para o lojista, haverá uma conseqüente redução de custos, maior rotatividade nos estoques, mais eficiência na relação com fornecedores, integração da logística com sistemas de gestão e lucros maiores.

Quando discutimos esse assunto, a primeira impressão real que temos é que varejo é básico. Tão básico que no planeta existem milhares de estabelecimentos comerciais de sapatos, de computadores, livrarias e papelarias, lojas de pneus e milhares de lojas ?ao lado da sua?.

Acredite: vai continuar assim por pouco tempo. O varejo foi, é e sempre será inovação, pelo menos durante a nossa geração. Eu chamo isso de ?varejo turbinado, um dínamo de vendas?. Esse maravilhoso segmento do mercado levou 5 mil anos para se mexer e agora quer tirar o atraso.

Parece até que o varejo estava com Isaac Newton, deitado embaixo de uma macieira, e ao cair uma maçã em sua cabeça, inspirou-se em criar a lei da gravidade. Descobriu que todas as coisas de valor no mundo são aquelas que estão ?em movimento?.

Nós damos a esse movimento o nome de tecnologia. Não existe mais retrocesso nesse sentido. Você tem de vender pela internet o mais rápido possível. O mercado está se movendo. Na loja do futuro, a tecnologia é o fio condutor entre fabricante, varejo e consumidor.

A localização não faz mais tanto sentido como antes. O varejo está no bolso de todas as pessoas que têm um smartphone ou um celular mais avançado. Assim, via tecnologia, adquirem livros, revistas, CDs, DVDs, ingressos, passagens de avião, reservas em restaurantes e hotéis, enfim, compra-se tudo.

E o mundo continuará crescendo vertiginosamente. A criação de riqueza vai trazer para o jogo 4 bilhões de novos consumidores, milhares de nichos de mercado serão criados, novas profissões irão aparecer e nenhuma organização será tão rápida quanto o ser humano!

Se você é varejista, dê um passo à frente no seu negócio imediatamente. Quem corre na frente é vanguarda. Lembre-se de que varejo é tecnologia.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima