Venda mais com a ajuda de seus concorrentes

12 dicas para superar seu concorrente em feiras Atenção, empresário e vendedor, observem a importância da concorrência em uma feira, pois muitos não atentam para isso. Ao contrário do que se pensa, ela não existe só para atrapalhar, mas para ajudar. Ajudar? Isso mesmo.

Roberto Novacoski Netto é trader da empresa Incepa Revestimentos Cerâmicos, que pertence ao Grupo Roca. Ele revela, com sua larga experiência com exposições em feiras, a importância da concorrência. O expositor não deve se amedrontar diante de outras empresas, mas sim confiar nos seus diferenciais. Na verdade, existem oportunidades na concorrência. O empreendedor deve utilizar mecanismos que o ajudem na absorção das boas idéias de outras empresas.

O benchmarking, por exemplo, é uma excelente ferramenta na obtenção de informações decorrentes das empresas vizinhas de seu estande. Trata-se de um método de análise dos pontos fracos e fortes da concorrência. Aquilo que for identificado como positivo pode ser adaptado para sua empresa. ?Se você trabalhar em uma feira de forma mais eficiente e tiver um trabalho mais completo do que o da concorrência, você poderá superá-la?, revela.

Confira 12 dicas de como superar a concorrência:
1. Quebre os tabus, mantenha-se aberto para o que há de novo e não deixe de expor todas as novidades na feira.

2. Procure dispor de produtos que agradem ao menos dois tipos de clientes: os mais sofisticados e os clientes consumidores de uma linha mais econômica. Mantenha seu estande com espaços para os dois estilos.

3. Aproveite bem os espaços do estande.

4. Seja franco com seus clientes, se o produto estiver em experiência revele isso a eles.

5. Posicione seu estande em uma área segmentada. Assim, seu cliente o achará facilmente. A localização é muito importante, afinal, quanto mais fácil melhor.

6. Nunca esqueça de levar muitos brindes para seu estande. Existem prospects que o visitarão só por causa deles.

7. Realize com seus vendedores treinamentos específicos para feiras.

8. Disponibilize todo o material e equipamentos necessários para o seu vendedor, como: folhetos, cartazes, notebooks e impressoras.

9. Coloque elementos que chamem a atenção e promovam a interação dos visitantes no seu estande. Por exemplo: uma Ferrari.

10. Faça premiações tanto para os compradores como para os vendedores que participarem da feira.

11. Trace metas específicas para a feira.

12. Planeje e execute as atividades na feira com muito cuidado, para que não ocorra nenhum erro. Desse modo, o seu concorrente não terá como apontar supostas falhas.

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