Venda na medida certa

Na hora de fechar uma venda, não esqueça de medir muito bem cada ingrediente e utilizá-lo sempre que necessário. É muito importante utilizarmos todos os recursos que a tecnologia oferece e as técnicas avançadas adquiridas em cursos e palestras. Porém, é importante lembrar que devemos usá-las no momento e na medida certa.

Em certa ocasião, perguntei a um químico de uma importante indústria de cosméticos sobre o risco de colocar os ingredientes na embalagem do produto, pois isso facilita a cópia, uma vez que se tenha em mão os ingredientes necessários.

Ele, em um tom descontraído, me disse que a caipirinha, bebida típica brasileira, é feita de açúcar, limão, gelo e cachaça. Porém, cada uma fica com gosto diferente da outra, pois a ordem e quantidade em que os produtos são colocados alteram completamente o sabor.

Se uma venda é, basicamente, composta de passos e processos praticamente iguais em qualquer literatura ou treinamento, por que ela é tão diferente? Por que percebemos atendimentos diferentes em uma empresa em que todos, teoricamente, tiveram o mesmo treinamento?

Se temos em mão os mesmos ingredientes e não temos o mesmo resultado, é necessário avaliar de que forma estamos os utilizando. A dosagem com que usamos nossos argumentos é fundamental para um bom fechamento de vendas. Nem sempre precisaremos utilizar, em uma única negociação, tudo que aprendemos.

Portanto, é muito importante analisar, a cada momento de sua negociação, se seus argumentos são utilizados na medida certa. Não adianta usar argumentos fora do tempo, isso pode interferir muito na hora do fechamento. O importante é mostrar o que o cliente precisa.

Como dizia o sábio Fernando Campello, não adianta utilizar munição de elefante para atirar em bem-te-vi. Ou seja, o argumento certo, na negociação certa faz com que todos ganhem. Usar mais ingredientes do que a receita necessita é totalmente desnecessário. É fundamental ter em mão todas as utilizações do produto ou serviço que você vende, e saber exatamente todas as utilizações, mas declará-las apenas quando necessário. Procure descobrir as necessidades de seu prospect ou cliente, pois isso tornará muito mais fácil a sua argumentação. Como já dissemos várias vezes, a venda nada mais é do que satisfazer as necessidades de uma pessoa, seja ela física ou jurídica.

Na hora de fechar uma venda, não esqueça de medir muito bem cada ingrediente e utilizá-los sempre que necessário.

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