VendaMais na era digital

Os últimos lançamentos, surpresas e tendências do mercado

COMPRA NO CELULAR

Hoje o mercado de compras com débito direto no celular movimenta 127 bilhões de dólares ao redor do mundo e deve chegar a 600 bilhões nos próximos 4 anos. Mas, primeiro, deve-se superar um grande desafio e definir que sistema será usado. Existem várias empresas disputando a primazia da carteira digital. No Japão, por exemplo, o sistema é adotado desde 2006 e o aparelhinho é usado para fazer compras, substituir carteira de identidade e até a chave de casa. Espera-se que quando o uso do aparelho se espalhar, a economia será grande: afinal, quanto mais coisas forem feitas através de vending machines, menos vendedores, balconistas e cobradores de ônibus serão necessários.

POSICIONAMENTO

Você pagaria R$ 13 mil por uma cama? E se ela salvasse sua vida? É esse o posicionamento de um fabricante de móveis do Japão. Seu modelo de cama Luck Wood (madeira da sorte) é projetada para enfrentar os piores terremotos. Os fabricantes dizem que as toras de cedro envelhecido reforçado com aço que faz a estrutura da cama aguentar a pressão de até 65 toneladas de debris e entulhos sobre ela. Nada melhor para um país em constante medo de terremotos. E o seu cliente, o que quer?

PÚBLICO PARA TUDO

Como você consegue diferenciar uma cerveja hoje em dia? Existem as com os mais diferentes sabores, com teor alcoólico de todo tipo, parceiras dos mais diferentes eventos e esportes. Resta passar uma atitude diferente. Que tal uma imagem “legal”, meio retrô, e que evoca masculinidade? A Cerveja Churchkeys tenta passar essa idéia com o topo de sua lata liso. A única maneira de abrir uma latinha de Churchkeys é com um daqueles abridores antigos, usados em latas de óleo para carro. Algumas vezes, a saída é dificultar a vida do consumidor.

Outro público bem específico é o de mães viciadas em malhar. Para elas, uma empresa norte-americana criou um canguru com tiras elásticas, que permite que as mães “façam uma série de exercícios tonificantes e estimulantes, enquanto fortalecem sua ligação com o bebê”.

VÁ PARA A FRENTE DO COMPUTADOR, MOLEQUE

O Empower.me é mais um site que tenta gamificar experiências da vida – desta vez, o relacionamento entre pais e adolescentes. Funciona assim: os pais têm uma versão do site, pela qual pagam no mínimo cinco dólares, e estabelecem métricas de performance para seus filhos: desempenho escolar, tarefas domésticas, construção de carreira, e que recompensas serão dadas quando o adolescente cumprir as metas. O site também traz vídeos e exercícios educativos.

DESCONTO DO BEM

Uma empresa de móveis da Índia criou um programa de descontos especial: para ter direito ao preço mais camarada, você só precisa doar um colchão velho para um dos muitos abrigos de necessitados da região.

GRANDES NÚMEROS

  • 1,4% foi quanto cresceu o varejo brasileiro em julho de 2012, em comparação com junho do mesmo ano. Os dados são do IBGE.
  • 2013 – É quando a indústria deve mostrar os resultados da diminuição dos custos da energia elétrica e do aumento das taxas de importação de mais de 100 produtos. O cálculo é da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP)

FRASE

"Estamos em uma cruzada para reduzir custos no Brasil e tornar o país tão competitivo quanto qualquer outro país. Com essas reduções de custos, podemos elevar os investimentos no ano que vem"

Guido Mantega, Ministro da Fazenda.

PESQUISAS DE VENDAS

“Para vender mais, você precisa melhorar a experiência de compra do seu cliente!” Quantas vezes você já ouviu esta afirmação, mas ficou sem saber com clareza o que exatamente deveria fazer? Pois uma consulta com 500 consumidores sobre as melhores experiências de compras, pode clarificar melhor a questão. Confira:

“Atendimento” é o principal motivo de satisfação em uma experiência de compra. E neste quesito tem-se o seguinte ranking:

  • 47% avaliam como positivo o atendimento que recebem em feiras livres.
  • 44% nas padarias.
  • 41% nas farmácias.

Ainda sobre a campeã de experiência em compras, feiras livres, segue outra característica observada:

  • Para 89% as feiras são democráticas e tolerantes.
  • As feiras também são reconhecidas por terem os vendedores que mais conhecem o produto que estão oferecendo.

Uma experiência de compras também pode ser negativa, e nesta perspectiva os principais motivos são:

  • Burocracia.
  • Demora no atendimento.
  • Pouca clareza nas respostas aos clientes.
  • Atendimento considerado “muito confuso”.

Fonte: SAX – empresa especializada em experiência de consumo.

Esta seção tem o apoio do consultor Marlus Jungton, co-autor do livro Desafios de Vendas (www.DesafiosDeVendas.com.br), mestrando em Administração de Empresas, bacharel em Marketing e pesquisador na área de vendas. Conheça mais pesquisas relacionadas a vendas no blog www.vendas.blog.br

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