Jorge Brucinski, gerente de educação corporativa das Soluções VendaMais (nosso braço de treinamento e consultoria em vendas), esteve recentemente no Japão, a convite do presidente e dos diretores da Casa Nissei (empresa com raízes japonesas que é parceira das Soluções VendaMais há dois anos). Na bagagem de volta, além de muitas experiências inesquecíveis, Brucinski trouxe lições que podem ser úteis a você.
“Duas vezes ao ano o presidente da Casa Nissei leva uma parte dos líderes da empresa para passar cerca de duas semanas no Japão, visitando diferentes cidades, hotéis, parques, estabelecimentos, restaurantes etc. Do primeiro ao último dia de viagem, os participantes têm a missão de identificar melhores práticas que possam ser compartilhadas, multiplicadas ou reforçadas posteriormente dentro da empresa – para que as raízes japonesas sejam preservadas e fortalecidas.
Durante toda a viagem pudemos conhecer muitas características presentes na cultura japonesa, como honestidade, ética, disciplina, gentileza e respeito, e, principalmente, um dos conceitos que sustentam a imagem de o Japão ser um país extremamente educado: o omotenashi.
Essa é uma expressão que combina educação e polidez com o desejo de servir o cliente sem esperar nada em troca. Existe o cuidado em cada detalhe para proporcionar o mais alto nível de bem-estar ao cliente. Mais do que isso, omotenashi é um sentimento transformado em ação, transmitido de forma sutil, delicada e por vezes silenciosa, com muita discrição, mas com sentimento.
O espírito japonês do omotenashi está presente em todos os lugares:
Ao pegar um táxi, as portas se abrem automaticamente, e o motorista – uniformizado e com luvas brancas – atende com muita gentileza, sem esperar gorjeta.
Ao entrar em um estabelecimento, os atendentes sorriem, se curvam e recebem os clientes com um Irasshaimasse, uma maneira de desejar as boas vindas e demonstrar o quanto se sentem agradecidos e honrados pela sua presença;
Em obras nas ruas, placas indicativas trazem a figura de um trabalhador se curvando, como uma forma antecipada de se desculpar por possíveis transtornos causados;
Até máquinas praticam omotenashi, como elevadores, máquinas automáticas de vendas e caixas eletrônicos.
É uma prática que vem sendo passada de gerações em gerações e que está enraizada na cultura japonesa, praticamente um patrimônio japonês.”
Bacana, não?
Inspiração
Um dos principais pilares da Pormade, empresa fabricante de portas, é a educação. Neste sentido, desde 2012 a empresa utiliza reportagens da VendaMais como base para palestras semanais, realizadas por colaboradores. A adesão para organizar a palestra é voluntária. Mesmo assim, a lista de espera é grande.
Essa prática desenvolvida pela Pormade faz com que os colaboradores discutam temas de interesse, além de melhorar a comunicação do apresentador – que pesquisa, pratica a leitura e cria vídeos e slides para repassar o conteúdo produzido pela VendaMais.
Na prática
O colaborador encarregado pela palestra da semana escolhe um tema tratado na revista e cria uma apresentação com o conteúdo. Depois, os colegas podem opinar, questionar e apresentar uma situação do trabalho relacionada ao tema apresentado.
Atualmente, a Pormade possui 15 assinaturas da revista VendaMais. Os colaboradores podem levar os exemplares para casa, trocar edições entre si e também acessar todo o conteúdo pela Área do Assinante do Portal VendaMais (vendamais.com.br).
Gostou dessa história e quer replicá-la na sua empresa? Entre em contato conosco pelo telefone 0800-647-6247 e saiba como fazer sua assinatura em grupo.
Quem escolhe a capa da VendaMais é você!
Para cada edição da VendaMais, nosso Diretor de Arte – Anderson L.A. – apresenta três ou quatro opções de capa. Como a opinião de nossos assinantes e leitores é muito importante para nós, recentemente passamos a promover votações populares para eleger a escolhida da próxima edição. Para dar o seu voto, basta seguir nossos perfis nas redes sociais e aguardar a chamada bimestral para dar sua opinião.
“Olá, caros amigos da melhor revista do mundo sobre vendas. Gostaria de compartilhar com vocês que para mim é uma imensa alegria ver vocês pedindo a opinião de assinantes e leitores sobre a próxima capa. Acho isso fascinante porque me sinto valorizado. Continuem fazendo isso. Grande abraço!”
Dennis Gama, assinante VendaMais