Vendedor com ou sem formação acadêmica

Contratar, selecionar e dar preferência a profissionais com formação acadêmica para atuarem como vendedores é a solução mais adequada para as empresas? O profissional com formação técnica, acadêmica e liberal agora é vendedor. Sim! Isso mesmo que você acabou de ler. Contratar, selecionar e dar preferência somente a profissionais com formação técnica e acadêmica para atuarem como vendedores, seja qual for o produto a ser comercializado, seria a solução mais adequada para as empresas?

Quem optou por cursar uma faculdade de Engenharia, Arquitetura, Desenho Industrial e outras formações de nível técnico, passou anos de sua vida estudando, aperfeiçoando-se, especializando-se para criar, desenvolver e aperfeiçoar produtos que serão colocados no mercado para consumo. Mas quem vai vender esses produtos?

Projetistas, designers, engenheiros, arquitetos e técnicos desenvolvem o produto. Mas quem vende é o vendedor. Deparo-me, constantemente, com um grande número de profissionais que ?estão? vendedores. Eles têm formação técnica e acadêmica nas mais diversas áreas, mas estão insatisfeitos, frustrados, infelizes, deprimidos, ansiosos e ávidos por retornar as suas reais atividades.

Sempre que tenho oportunidade, questiono esse aspecto com empresários, gerentes, supervisores e vendedores. Vale lembrar que o profissional de vendas com formação técnica e acadêmica, na grande maioria das vezes, terá vida curta nessa atividade, pois, em um curto espaço de tempo, notará que vendas não é a sua praia e não condiz com sua real formação e especialização.

Amigos e colegas empresários, antes de simplesmente designarem ou transferirem para o setor de vendas de suas empresas um funcionário com formação técnica, tentem perceber se ele, só pelo fato de ter formação, será a melhor solução para aumentar as suas vendas. Muitas vezes, os resultados poderão ser desastrosos. Perde o vendedor, o cliente e até a empresa.

Prefiro um vendedor que é realmente vendedor, mesmo sem formação acadêmica, pois poderá ser plenamente treinado, e não um vendedor que está ali por imposição ou redução de custos, apesar de possuir dotes e conhecimentos técnicos.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima