Vendedores inconvenientes

O que você mais odeia nos vendedores quando você é o cliente?

 

Todo profissional de vendas que procura se desenvolver e praticar um bom atendimento acaba, naturalmente, ficando mais crítico. Enquanto você luta para descobrir o que cada cliente seu precisa ou deseja e procura prestar um excelente atendimento, muitos outros vendedores ? e empresas ? parecem não estar nem aí para isso.

 

Há quem simplesmente esquece o consumidor no meio da venda, outros que prometem coisas que sabem que não serão cumpridas pela companhia e os que tentam empurrar produtos que o cliente não quer comprar. E existem ainda aqueles que simplesmente não atendem, fazendo o comprador se sentir ansioso e desprestigiado ? esses realmente tiram muita gente do sério.

 

Foi diante desse cenário que a VendaMais foi a campo questionar: quando você é o cliente, o que mais o incomoda em ver outros vendedores fazendo? Aproveite para aprender o que nossos leitores não aprovam e avalie se você, ou sua equipe, está pecando em algum desses pontos.

 

?É assustador quando o cliente entra em uma loja e os vendedores se jogam em sua direção na tentativa de ganhar a venda. O consumidor fica sem saber a quem se dirigir, já que é um bombardeiro de pessoas falando ao mesmo tempo. Também é inadmissível aceitar vendedores que baseiam a excelência do atendimento na aparência do cliente.?

Nilza Vieira

 

?Uma das coisas que mais me irrita no mundo dos negócios é vendedor soberbo. Eu simplesmente não compro e pronto. O melhor exemplo são os vendedores de imóveis e veículos. Eles atendem como se fosse você que precisasse deles, e não eles de você, a fim de bater as metas e ganhar a comissão. E ainda vêm com aqueles truquezinhos baratos de mandar o auxiliar falar que o imóvel ou veículo tal já está reservado apenas para dizer que o negócio deles é um sucesso. Mas, se você voltar lá dois meses depois, o mesmo item ainda estará disponível.?

Felipe Schneider Bernardes

 

?Realmente o que mais me incomoda em um vendedor são as técnicas de vendas ultrapassadas, como: ?Se você não fechar agora, vai perder a oportunidade e não poderei mais manter esse preço?. Isso já era! É claro que a pessoa que está comprando sabe verificar se a oportunidade é boa ou ruim. Ao ser pressionado, só faço besteira e, sabendo disso, quando sou colocado na parede para decidir sobre a compra de um produto, opto logo por dizer não.?

Juliano Bardi Ferrari

?O que me deixa de fato chateada, e também muito frustrada, é o atendimento nos shoppings. Sou consumidora assídua e frequento bastante, mas, na cidade em que moro, se eu for ao shopping com um estilo um pouco mais despojado, não serei bem atendida ou, talvez, nem seja atendida ? esse é um mal principalmente nas lojas que são consideradas de ?elite?. Realmente incomoda muito ter de andar sempre maquiada e não poder usar um shorts e chinelinho se quiser um bom atendimento. É simplesmente constrangedor entrar em uma loja e o vendedor não atender bem, já que eles escolhem atender pela beleza ou estilo de roupa que as pessoas estão usando.?

Michelle Santana

?O pior, para mim, é o fato de ser desprezado como consumidor, em que o vendedor começa a mentir, subestimando minha inteligência.?

Antonio Torres

?O que mais me deixa indignado é quando um vendedor vem me atender e pergunta o que desejo com os olhos, parecendo que não tem boca ou é mudo. Dá a impressão de que ele não queria que eu estivesse ali. E também quando entro em um estabelecimento e tenho de esperar porque o vendedor está batendo papo com os colegas.?

Fábio Bandeira

 

?O não saber ouvir minha real necessidade é um dos fatores que mais me deixa indignado. É a famosa ?empurraterapia? de vendas.?

Adalberto Paz

 

?O que mais odeio quando sou o cliente é quando o vendedor está pensando somente nele, ou seja, diz com ?segurança? o que preciso, sem me conhecer, chutando. Ver que a pessoa está interagindo com você sem se importar com suas necessidades é o pior dos erros de um profissional de vendas.?
Paulo Henrique Cunha

?O que vejo de mais errado em um vendedor é o fato de ele não fazer um diagnóstico do cliente, verificar suas necessidades e se realmente o produto que ele está oferecendo vai atendê-lo. O vendedor, às vezes, está preocupado apenas em vender, e não em fidelizar o consumidor.?
Edson Cavalcante

 

?Eu jamais aceitarei o fato de certos vendedores prometerem bonificações a clientes com produtos que já estão saindo de linha ? somente para acabarem com seu estoque. Apesar de ser uma estratégia de venda, isso significa passar a bomba para o consumidor.?

Martins

 

?O que mais me irrita é quando vou fazer compras, ou ver as novidades, e o vendedor fica rondando, parecendo uma ?mosca de padaria?, escutando minha conversa e dando opiniões. Muitas vezes, quando estou decidindo o que comprar, aviso o vendedor que estou escolhendo e o chamarei logo que precisar. Aí, quando decido a compra, ele desaparece.?

Renato Pedreira

 

?O que mais me incomoda em um vendedor é a falta de transparência que ele tenta impor. Isso é terrível e, por eu ser da área, é muito fácil perceber que ele está ?enchendo linguiça? ou fugindo de um determinado ponto fraco de seu produto. Ou ainda, quando alguma coisa dá errado no prazo de entrega ou aprovação de crédito, em que, em vez de ser sincero e dizer o que está sendo feito para solucionar o problema, ele tenta ganhar tempo fugindo do cliente ? não atende o telefone, manda dizer que não está, acaba se escondendo mesmo.?

Valmir Gonçalves

 

?Lido diariamente com clientes e representantes. E o que mais me incomoda e considero extremamente antiprofissional é o vendedor prometer descontos, facilidades e prazos que não existem sem a autorização e conhecimento da empresa. Na tentativa de fechar a venda a qualquer custo, alguns ?profissionais de vendas? acabam fazendo negociações não autorizadas e, às vezes, não repassam o combinado para a companhia, criando assim um conflito com o consumidor, pois ele tem o direito de receber o produto ou serviço da forma que lhe foi apresentado. Quando a organização envia o produto ou presta um serviço diferente do prometido, não tendo conhecimento da negociação, o consumidor fica frustrado. Essa falta de sintonia entre empresa e vendedores, ou representantes, contribui fortemente para a perda de um cliente potencial.?

Tatiane Loose

 

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