Vendendo e atendendo

Preste um atendimento que vá além das expectativas de seus líderes até mesmo de seus clientes e aumente suas vendas Apesar do fato de a venda estar totalmente relacionada ao atendimento, nem sempre um vem acompanhado do outro, pois às vezes se presta um ótimo atendimento sem chegar a vender e, na maioria das vezes, se vende sem prestar o mínimo atendimento.

Note que a maioria das empresas tem como missão e visão atender às necessidades de seus clientes. Se nos basearmos na teoria de que venda nada mais é que atender à necessidade de uma pessoa, seja ela física ou jurídica, a missão ou visão das empresas será vender e não atender. Segundo o grande Guru das vendas, Jeffrey Gitomer, um consumidor satisfeito é o mínimo que se espera, é o mais baixo nível aceitável.

Resumindo, podemos concluir que atendimento é superar necessidades, ultrapassar a expectativa de uma venda, ir além do que o cliente espera ao atender suas necessidades na hora da venda.

Quando se vai a um restaurante, por exemplo, e se pede um refrigerante, o garçom, normalmente traz a latinha até à mesa. Isso é atender à necessidade do cliente. Mas se ele abre e serve, está fazendo mais que atender à necessidade, está superando a expectativa do cliente, principalmente se ao perceber que acabou o gelo, o copo é substituído por outro sem precisar pedir.

Em um pequeno exemplo podemos perceber a diferença entre atender à necessidade e superar a expectativa. Quando solicitamos um serviço e somos surpreendidos com o excelente atendimento prestado, estamos na verdade surpresos com o que deveria ser normal. No entanto, nós, como clientes, estamos condicionados a aceitar o básico.

Se o que todos fazem é atender às necessidades de seu cliente (vender o produto ou serviço e entregar), superar a expectativa dele é o que vai torná-lo diferente em um mercado tão competitivo e ao mesmo tempo tão igual.

Descubra qual é a necessidade de seu cliente e de que forma você pode, além de atendê-lo, superar sua expectativa, pois esse é o grande diferencial. E não se trata de caro ou barato nem de se o cliente está sendo bem atendido, isso não é mais que uma obrigação, é o mínimo que ele espera por confiar em você. O que ele realmente precisa é ser atendido e surpreendido, pois somente vender não atende mais a necessidade do mercado, para isso já existe tecnologia avançada, para fazer e receber um pedido tudo à inteira disposição.

E lembre-se: vender, todo mundo vende, atender ? bem ou mal ?, todo mundo atende, cabe ao profissional de vendas vender e atender bem, enfim, surpreender.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima