Vendendo sua atividade consultivamente

É engraçado como ainda existem pessoas que acham que a atividade de venda é uma atribuição do departamento comercial. É engraçado como ainda existem pessoas que acham que a atividade de venda é uma atribuição do departamento comercial. Estar dotado de uma ampla visão comercial passou a ser pré-requisito para todas as profissões, funções e carreiras.

Não existe nada mais antigo do que ficar esperando a chuva cair na sua horta, já que evolução significa competição e, assim, tudo que era pouco passou a ser muito. Negócios e empresas representam, hoje, uma seleção que, aparentemente, tem a mesma fachada, mas dão certo apenas quando o conjunto humano as aproxima dos interesses do consumo.

Em mercados que não exigem competitividade, podemos estruturar nossa operacionalidade sem muito esforço, através da formação de preços pelos próprios custos inerentes ao que estamos propondo. Nos mercados altamente competitivos, a porta de entrada para a comercialização vem de fora, pois depende da integração, esforço e capacidade do seu conjunto humano de buscar, relacionar e interpretar tendências para a viabilização, tanto na abertura de novos como nas novidades para manter o que já foi conquistado.

O poder da estrutura consultiva vem da formação de uma equação que combina o conhecimento com a comunicação homogênea, para diferenciar os negócios pela capacidade e qualidade provinda da troca potencial entre seus membros. Na verdade, o conhecimento, quando trocado, permite um enriquecimento da equipe e, assim, maior comprometimento, velocidade e melhores expectativas de resultados.

Consultivamente, os meios que estabelecem essas trocas são como células de negócios, em que seus membros, através do exercício e aprendizado do trabalho conjunto, conseguem identificar e agir mais rapidamente nos processos decisórios.

A qualidade em vendas é uma necessidade mais importante que a própria atividade escolhida pelo profissional, sejam médicos, dentistas, veterinários, advogados, empresários entre outros. O que pesa, hoje, como diferencial não é a formação escriturada em títulos, mas a vivência acumulada no conhecimento do mercado relacionado à sua atividade.

Logicamente, tudo que fazemos, quando bem-feito, tem o seu efeito de marketing e vínculos para o estreitamento com o mercado, mas o grande segredo está na forma do ?com quem? e ?como? montamos e modificamos os processos que envolvem as atividades.

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