Vender bastate e perder clientes. Por que isso acontece?

Vender bastate e perder clientes. Por que isso acontece? Tem vendedor que parece um ?cão perdigueiro?. Busca novos clientes, novos contratos e pedidos. Sim, fecha muitas vendas, mas deixa para trás clientes insatisfeitos com a pós-venda, atrasos, diferenças entre o que foi combinado e o que foi entregue. Por exemplo: há algum tempo, meu sócio e eu pesquisamos móveis de escritório para comprar dali a alguns meses. Passei a receber visitas freqüentes de um vendedor simpático de uma das empresas pesquisadas. Foram meses e meses de visitas, nos quais devo ter lhe servido mais de dez litros de cafezinho.

Seis meses depois, resolvemos comprar os móveis. Fechamos com o vendedor insistente um grande negócio. Tirou o pedido, agendou a entrega. No dia combinado, nem sombra do vendedor para ver como estava a montagem. Tivemos problemas com as cadeiras, e para quem iríamos reclamar?

O vendedor sequer foi ver como ficaram nossas instalações com os móveis que ele nos vendeu. Nunca mais tomei café com o cidadão, que mostrou que o que importava para ele era vender, e não o cliente.

Mesmo via internet esse envolvimento é necessário. Recentemente, comprei pela rede um presente de casamento. O site não mostrava que esse produto estava em falta. Ninguém da empresa ligou para me informar desse fato ou sugerir alternativas. Tive eu, o cliente, de ligar, muitos dias depois do casamento, e descobrir o que estava ocorrendo.

Vendedor de uma venda só, cliente de uma compra só ? Um cliente mal atendido passa a ser um detrator do seu negócio. A venda, tanto direta como indireta, pode ser uma fonte de prejuízos, devido a detalhes que só requerem mais comprometimento do vendedor ou atendente.

Para vender, é preciso ter preparo e alinhamento dos processos de todas as áreas da empresa responsável, de alguma forma, por entregar o que o cliente comprou. Por problemas na pós-venda, perde-se muito tempo e dinheiro refazendo as coisas, ?revendendo? para o mesmo cliente.

Dicas para vender muito mais e manter clientes bem atendidos e satisfeitos:

» Separe entre 10% a 20% do seu tempo semanal para cuidar de seus clientes ativos fazendo pós-venda.

» Acompanhe o cliente durante a entrega, isso o deixará mais confiante.

» Procure conhecer bem sua empresa. Entenda o que pode ser feito e o que não pode. Jamais venda aquilo que não poderá entregar.

» Tenha ética, compromisso com o resultado que o cliente espera.

» Imagine que a venda só termina depois que o cliente disser que está de acordo e satisfeito.

Comece agora mesmo. Relacione dez empresas/nomes de pessoas e dê uma ligadinha agora para saber se estão satisfeitas com o que compraram de você. Sucesso em vendas e até mais.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima