Vender on-line é muito mais fácil do que você imagina

Qual empreendedor não gostaria de multiplicar seus canais de venda? Alguns brasileiros já exploram essa possibilidade de forma real pela internet, por meio dos sites de compra e venda. Qual empreendedor não gostaria de multiplicar seus canais de venda? Alguns brasileiros já exploram essa possibilidade de forma real pela internet, por meio dos sites de compra e venda. Também conhecidos como market places, eles são hoje a principal porta de entrada para pequenos empresários no e-commerce, já que montar um site de comércio eletrônico próprio requer altos investimentos na sua construção, manutenção e divulgação.

Com uma plataforma eficiente, segura e com grande visitação já estruturada, os comerciantes podem exibir seus produtos para milhões de compradores, por um baixo custo. No Brasil, mais de quatro mil empreendedores já usam essa ferramenta para atingir clientes a até milhares de quilômetros de distância.

Para isso, não é preciso ser expert em tecnologia, porque todo o processo de vendas é auto-explicativo. O segredo do sucesso está na descrição dos produtos, na flexibilidade de opções de pagamento e envio e no atendimento on-line aos clientes. Como não é difícil imaginar, quem faz compras pela internet quer ser atendido com agilidade, cortesia e eficiência.

Três passos para o sucesso

O primeiro passo para o sucesso é caprichar no anúncio. Isso significa descrever os produtos com a maior clareza possível ? destacando as qualidades das mercadorias e suas características técnicas ? e usar boas fotos. É importante, também, criar um bom título para o anúncio, já que os compradores geralmente procuram através da ferramenta de busca, por palavra-chave.

O segundo passo é oferecer diversas opções de pagamento, como depósito bancário, cheque, cartão de crédito e sedex a cobrar. O vendedor também deve disponibilizar formas de envio com diferentes prazos e custos e oferecer garantias, como a devolução do dinheiro caso o cliente não fique satisfeito.

Feito o anúncio, o terceiro passo é caprichar no atendimento. Potenciais compradores fazem perguntas por e-mail e é importante responder a todas com rapidez, clareza e cordialidade. Assim que a venda for feita, o bom vendedor contata imediatamente o comprador, instruindo-o sobre como acertar o pagamento. Feito isso, é preciso enviar rapidamente a mercadoria, cumprindo os prazos e as condições combinadas.

Esses são apenas três passos básicos das vendas on-line, para mostrar que não é nem um pouco complicado vender nos sites de compra e venda. Comece hoje mesmo, faça um teste. Em pouco tempo, você poderá atingir milhares de novos clientes, multiplicar as vendas e obter um grande incremento no faturamento.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima