Visão empreendedora

Antecipar tendências, visualizar oportunidades e ameaças são ações fundamentais para as decisões que precisam ser tomadas agora. A vontade humana de conhecer o futuro é antiga. As famosas pitonisas gregas de Delfos atraíram milhares de curiosos. Elas enriqueceram fazendo consultas pagas sobre o futuro. Nostradamus dizia ver, em uma bacia com água, diversos eventos que iriam acontecer. Apesar dos avanços científicos, prever o futuro com um razoável grau de certeza continua sendo uma tarefa impossível. Um antigo provérbio árabe diz: ?Quem afirma que conhece o futuro está mentindo, mesmo se estiver falando a verdade?.

A ciência e a tecnologia avançam rapidamente. Isso aumenta a imprevisibilidade sobre o futuro. As relações de trabalho e emprego serão diferentes. Os escritórios das empresas irão diminuir de tamanho. As pessoas prestarão serviços para empresas de todo planeta. Trabalharão nos seus próprios lares ou através de estações móveis de trabalho. A relação hierárquica empregado-patrão vai ser substituída pela relação profissional-cliente. Esses são alguns exemplos de mudanças. Todos os indícios apontam para transformações mais profundas na maneira como as pessoas pensam, se relacionam, trabalham e se divertem. Quantas pequenas e médias empresas brasileiras estariam preparadas para aproveitar mudanças significativas como essas? Quantos profissionais já começaram a se preparar, em termos conhecimentos e habilidades para enfrentar esse novo estilo de carreiras do futuro?

Sobreviventes ? No mundo dos negócios e na vida pessoal, só sobrevive quem estiver preparado para o que der e vier. Olhar para frente e construir cenários de longo prazo é uma atitude fundamental para empreendedores. Não se trata de usar uma bola de cristal ou fazer previsões esotéricas. Aqui se fala da necessidade de atitudes empreendedoras na visualização de cenários futuros que permitam refletir, analisar e decidir sobre qual caminho seguir. De atitudes prospectivas que precisam ser incorporadas e exercitadas de forma disciplinada na cultura empresarial.

Antecipar tendências, visualizar oportunidades e ameaças são ações fundamentais para as decisões que precisam ser tomadas agora. Se os cenários forem adequadamente prospectados, a empresa terá mais chances de se preparar para eles e, principalmente, para lucrar com as mudanças. A visão empreendedora de longo prazo sempre leva uma empresa a apostar em tendências e a assumir riscos. Esse procedimento futurista precisa fazer parte da estratégia competitiva de qualquer negócio. Prospectar o futuro é, antes de tudo, uma questão de sobrevivência.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima